Executando verificação de segurança...
Em resposta a Opinião sobre cursos
3

Vou falar relacionado a pós-graduação. Primeiramente, você precisa saber qual é o seu objetivo com o curso em si. Se os seus objetivos tiverem relacionados aos aspectos que comentarei a seguir sobre pós-graduação, talvez seja uma boa ideia para você optar por uma.

Primeiramente, quando falamos em pós, temos dois tipos: stricto sensu e lato sensu.

Stricto sensu: este tipo de pós tem como foco principal a pesquisa científica. São os famosos mestrados e doutorados. Eles podem ser acadêmico ou profissional. O acadêmico tem mais foco em pesquisas e ensino. Já o profissional tem pesquisa, mas com um enfoque maior no alto desempenho no mercado de trabalho. Um exemplo que posso dar é um que tem na Instituição de Ensino que eu trabalho, que é o Sistemas Aplicados a Engenharia e Gestão (https://portal1.iff.edu.br/cursos/o-iffluminense/pesquisa/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-profissional-em-propriedade-intelectual-e-transferencia-de-tecnologia-para-inovacao). Ao final de ambos, é necessário defender a dissertação de mestrado, com base no projeto de pesquisa que você desenvolver e escrever. O Dourado, que é uma titulação acima, é defendida a tese. Para doutorado, cobra-se mais inovação do que no mestrado, o que faz que esse geralmente leve 4 anos para concluir (mestrado geralmente são 2).

Lato sensu:esse tipo de pós graduação é exclusivamente focado para o mercado de trabalho. Desde 2018 não é obrigatório mais fazer trabalho de conclusão de curso, então a pesquisa pode ser 0. E para que fazer uma pós uma área tecnologia? Contar como titulação para concurso ou processos seletivos? Ter um peso a mais no mercado de trabalho? Essa última opção, pelo menos em se tratando de tecnologia, certificação acaba tendo um peso maior e é mais desafiador. Infelizmente o nível de exigência de pós lato sensu hoje em dia está baixo. O que mais tem hoje são instituições ofertando EAD, carecendo de qualidade e conteúdo prático. Se você tiver o interesse de seguir nao programação, provavelmente não será uma boa escolha.

Bônus: as certificações tem um nível de exigência maior. O freecodecamp (https://www.freecodecamp.org/) possui várias e super recomendo. Não serve como título para área acadêmica, mas em termos de conhecimento, pode ajudar bastante. Fiz uma de JavaScript lá que me deu uma base gigantesca, inclusive para entender mecanismos existentes em algumas bibliotecas famosas, como React.

Espero ter contribuído de alguma forma.

Carregando publicação patrocinada...