Executando verificação de segurança...
2

Trabalho como DevOps Engineer fazem 4 anos. Passei por algumas empresas durante esse tempo e tive experiências diversas com relação a sua pergunta.

Então, gostaria de saber das pessoas que trabalham na indústria, qual é a sua experiência com DevOps e Agile? Isso é real ou está mais próximo de uma idealização acadêmica

Em minha experiencia os benefícios são reais sim, porém estão longe de serem como a idealização acadêmica. Qualquer metodologia, processo sempre vai depender do fator HUMANO.

O que quero dizer com isso é, na teoria você pode ter a solução para diversos problemas com metodologias como DevOps e Agile, porém se as pessoas de empresa não estiverem no mesmo "mindset" sobre isso, de pouco adianta.

Falando especificamente sobre DevOps, a ideia é que isso seja uma cultura onde existe uma aproximação entre os times responsáveis pela infraestrutura e pelo desenvolvimento a fim de reduzir o gap de responsabilidade de coisas como build, deploy, etc...

O que acaba acontecendo é exatamente o que o @blopes mencionou:

Sobre DevOps, as iniciativas que vi sempre tentam instituir um "departamento DevOps", e não há uma aproximação real entre devs e ops

Esse "Departamento DevOps" é composto por profissionais responsáveis por cuidar da parte de infraestrutura, mas que (idealmente) também tenha conhecimento na área de desenvolvimento. O objetivo de um time desses, na minha opinião, é tentar entender as dificuldades e desafios sendo enfrentados pelo time de desenvolvimento e ajudá-los a encontrar soluções, seja propondo o uso de novos serviços da Cloud, criando automações que vão reduzir o tempo de algum processo como build e deploy, etc..

Já trabalhei em empresas onde eu fazia parte de um time centralizado de DevOps, mas que cada membro do time trabalhava dentro de uma Squad de devs afim de tentar aproximar a realidade do "Dev" com o "Ops". O sucesso desse tipo de método, na minha opinião, depende altamente na qualidade de relacionamento interpessoal entre Devs e Ops (mais uma vez, fator HUMANO).

Algumas squads estavam felizes, e sempre procuravam o time de DevOps quando tinham algum problema, ou queriam arquitetar um novo projeto. Outras squads não gostavam do time de DevOps e viam eles sempre como um impecílio, e evitavam ter que se comunicar além do mínimo necessário.

Você já passou por algo parecido com o que acontece no The Phoenix Project, onde a adoção de uma cultura DevOps literalmente salva uma empresa?

Nunca passei por isso. Na realidade o que já vi é justamente o contrário... Algum executivo da emrpesa decide que a empresa vai adotar Agile ou DevOps, e tentar enfiar isso "goela a baixo" para o resto da empresa. Obviamente isso nunca funciona, e sempre acaba criando situações como mencionadas nas resposta do @blopes e da @duanyespindola

Os gerentes adoram colocar um grande Kanban bem visível e dizer para os chefes deles que "estamos usando SCRUM e metodologias ágeis" quando, na verdade, continuam não respeitando o escopo das sprints e "enfiando demandas urgentes" no meio, o tempo todo

Já vi falarem que estão usando SCRUM, mas não seguirem as partes mais importantes (SCRUM BUT...).

E já vi o oposto, ficarem tão fixados à algumas partes, que acabam ficando "escravos do método" e não obtém os benefícios possíveis.

Resumindo, acredito que essas metodologias tem sim o potencial de mudar drasticamente o caminho que uma empresa segue. O problema é que uma vez que elas viram Buzzwords, todo alto executivo começa a tentar forçar isso em sua empresa e acaba falhando uma vez que o fator humano entra em questão.

Metodologia e cultura são coisas que precisam ser cultivadas dentro de uma empresa. A mudança vai e tem que ocorrer gradativamente. Você tem que convencer as pessoas que existem benefícios reais, e assim elas vão começar a seguir isso instintivamente.

Carregando publicação patrocinada...