[PERGUNTA] Toda o papo sobre DevOps é verdade? É/foi realmente uma revolução como alguns autores sugerem? Qual é a sua experiência com isso?
Olá!
Então, estou estudando programação há cerca de 2 anos e, no início deste novo ano, comecei meus estudos para descobrir o porquê de falarem tanto sobre Agile, DevOps, Scrum, CI/CD etc.
Terminei recentemente de ler The Project Phoenix e, embora os autores tenham me convencido de que a cultura DevOps é realmente uma melhoria que pode levar a lucros maiores para o negócio e uma vida melhor para todos os envolvidos, não posso deixar de ter algumas suspeitas quando alguém apresenta uma ideia ou conceito como algum tipo de solução garantida.
Também assisti a várias palestras “canônicas” (John Allspaw e Paul Hammond, Martin Fowler, Jez Humble) e todos parecem ter certeza de que descobriram qual é a melhor maneira de desenvolver e entregar software. E, novamente, eles também fizeram um ótimo trabalho em me convencer disso.
Sendo assim , o que me incomoda é quão poucos contrapontos encontrei. Parece que todo mundo que tem algo a dizer sobre tudo isso, só tem coisas boas a dizer. Então, gostaria de saber das pessoas que trabalham na indústria, qual é a sua experiência com DevOps e Agile? Isso é real ou está mais próximo de uma idealização acadêmica? Você já passou por algo parecido com o que acontece no The Phoenix Project, onde a adoção de uma cultura DevOps literalmente salva uma empresa?
Uma situação que eu estou bem curioso para saber se aconteceu com alguém é se você trabalha em um lugar que tentou implementar algum tipo de metodologia Agile, mas que resultou apenas em colocar um grande quadro branco em algum lugar e usar o software X em vez de Y (aliás , adoraria saber quais os softwares envolvidos, se for o caso), enquanto todo o resto do ciclo de vida de desenvolvimento de software ainda é o mesmo das últimas décadas. Isso aconteceu com alguém?
Por fim, agradeço a todos que responderem a isso. Preciso muito de informações reais de pessoas reais que trabalham na indústria. Livros e palestras de grandes nomes só podem levá-lo até certo ponto, principalmente quando são de outro país. Sugestões de leituras e afins que aborde essas minhas perguntas são mais do que bem-vindas.
Obrigado