Executando verificação de segurança...
1

Realizei meu sonho mas não da forma como eu queria

Não é comum eu fazer posts aqui, mas acredito que este seja um bom espaço para a minha historia.

Há alguns meses, entrei no meu primeiro emprego, na empresa que sempre sonhei, uma consultoria multinacional, cujo nome prefiro não divulgar. Iniciei como suporte no cargo de jovem aprendiz, pois ainda não estou no período suficiente da faculdade para atuar como estagiário (o que não muda muito) e não tenho experiência prévia para ser contratado como júnior.

Acabei caindo em um time que, INFELIZMENTE, utiliza LOW CODE (Power Apps, Power Automate, etc.). Estou estudando programação há cerca de 2 anos, focado principalmente em Node.js (Nest, Next, React, etc.) e .NET, e confesso que fiquei bastante frustrado ao descobrir que não teria nem sequer contato com código. Sei que existem outras equipes que utilizam exatamente a minha stack, e eu gostaria muito de ser efetivado para estas equipes, mas não sei se isso é possível.

Outro ponto que me incomoda é que fui contratado há alguns meses e, até agora, não trabalhei efetivamente. Passei vários meses em um treinamento que, sinceramente, não me agregou muito (o conteúdo era bem razo e não estava alinhado com as minhas funções). Além disso, precisei de várias acessos ao sistema do cliente, que só foram liberadas recentemente, após insistir bastante.

Me sinto com as mãos atadas, tendo que pedir para acompanhar meus colegas de trabalho nas suas tarefas e apenas observá-los executando o trabalho. Isso me deixa com receio de que as pessoas da minha equipe possam me ver de forma equivocada por causa disso.

Agora que finalmente terei acesso ao sistema do cliente, ainda dependo de outras pessoas para realizar o meu trabalho. Não posso fechar nem assumir nenhum ticket, apenas ajudar. Como posso me destacar e ser efetivado (principalmente para a equipe que eu almejo) se sou "impedido" de trabalhar?

Alguém já passou por algo parecido? Ou já foi jovem aprendiz e pode me dar alguma orientação?

(OBS: Recentemente meu gestor entrou de férias, e outro gestor de uma equipe que utiliza exatamente as minhas stacks está controlando o meu time. Ele aparentemente gostou de mim e está tentando me incluir em atividades que envolvem código, infelizmente em JAVA, e embora eu não esteja codanto ativamente, estou participando de algo que não participaria se não fosse ele.)

Carregando publicação patrocinada...
2

Meus 2 cents:

Desculpe o choque de realidade - mas como vc nao tem experiencia previa ou formacao, o que resta no inicio eh isso mesmo.

Nao crie expectativas quanto ao cargo de estagiario - no meu primeiro estagio era como digitador de um grande banco: basicamente digitar cheques no sistema mainframe (eram os anos 80, da um desconto). No segundo estagio melhorou um pouco, ai tive a oportunidade de trabalhar com programacao e por ai vai.

Ainda hoje, tem a empresa de um conhecido (um FDP de marca maior, mas enfim) que contrata estagiarios para serem basicamente mao-de-obra barata, e faz trabalharem pelo menos 8h atendendo cliente externo (suporte helpdesk, suporte tecnico) e ainda reclama quando eles tem de sair mais cedo por conta de prova ou atividades da faculdade. Como eu disse, um FDP de marca maior - e ele nao eh exatamente excecao tem muitas empresas que fazem basicamente o mesmo.

Entao - poe um pouco de agua na fervura: exceto se estiverem te tratando mal, eh normal nao dar tanta liberdade para um jovem aprendiz com pouca experiencia - como diz o ditado confianca se conquista ("ahh, mas ele nao me da oportunidade": pois eh, no comportamento do dia-a-dia nao apenas tecnico que voce conquista isso).

Quanto ao fato de ser LOW/NO CODE, relaxa e aproveita para aprender o maximo sobre este segmento: existe certa demanda e nao tem tantos profissionais experientes assim - tem bastante gente que nao eh da area fazendo merda no LOW/NO CODE e tem espaco para dev de verdade ter crescimento por ai. Pode nao ser tua stack - mas esta bem longe de ser o fim do mundo: quer ser reconhecido ? entao faca o melhor que puder com o que tem na mao e outras oportunidades podem surgir.

1

Eu procuraria algo melhor. Se tu tem menos de 18, fica complicado. Mas se já é maior, demorou...

Mas cuida pra não perder o sustento, não sugiro ninguém largar o trampo sem algo concreto.