Executando verificação de segurança...
2

Duvidas sobre a carreira como programador

Olá pessoal! Meu nome é Pedro, tenho 16 anos, e tenho algumas dúvidas sobre a carreira de programador. Comecei a programar aos 12 anos e sinceramente nunca me vi em outra profissão. Com a popularização do trabalho remoto, vejo que há muitas oportunidades para trabalhar no exterior, mas tenho muitas dúvidas sobre esse assunto que gostaria de compartilhar com vocês pra ver se alguém pode me ajudar.

Essas são minhas principais dúvidas:

  1. É necessário ter uma faculdade antes de buscar oportunidades no exterior?
  2. Devo buscar experiência aqui no Brasil primeiro ou posso ir diretamente para vagas internacionais?
  3. Onde procurar vagas de emprego fora do Brasil?
  4. Como montar meu perfil de programador? Devo me concentrar em projetos práticos, melhorar meu LinkedIn, Github ou criar um portfólio?
  5. Como saber se tenho nível para trabalhar no exterior?
  6. Já é válido tentar procurar oportunidades, mesmo que seja só para obter experiência com entrevistas, ou seria perda de tempo?
  7. Vocês acham que o trabalho remoto vai acabar?

Desculpe pela quantidade de perguntas kkkk, mas estou realmente com muitas dúvidas sobre o mercado de programação. Já agradeço antecipadamente pelas respostas e estou aberto a receber conselhos, compartilhar experiências, etc.

Carregando publicação patrocinada...
3

Vou te responder de forma simples da maneira que eu vejo pela minha observação e conversas com muita gente e uma tentativa que fiz há muito tempo atrás. Vou simplificar por uma razão que já responde algumas dúvidas, está muito cedo para pensar nisso.

A não ser que você seja um gênio, você precisa se preparar muito bem para isso. Além de ter uma certa fluência em inglês ou outra língua dependendo dos países que vai tentar, precisa ter como comprovar que você é bom nisso.

Não é tão diferente do que acontece no Brasil, e um natural do país contratante vai ter o mesmo tratamento. Mas para eles contratarem um estrageiro remotamente eles não podem arriscar, não podem fazer um experimento, precisam de alguém que já mostrou que sabe e é confiável.

Para isso a faculdade é quase uma obrigação. Novamente, pode não ser, mas tem que dar muita sorte ou ter outras comprovações de forma muito intensa.

E a experiência real, ampla e qualitativa me parece ser a única forma de despertar algum interesse em alguma empresa séria. Esquece fazer uns projetinhos no Github e mostrar que sabe algo.

Não se esqueça que a cultura será diferente. Brasileiros podem ter desvantagem nisso, a não ser que se prepare bem para isso também.

Não se esqueça que está em desvantagem em relação a um nativo. Por isso não pode se preparar de forma meia boca como dá para tentar algo por aqui.

Cuidado para não cair em golpes, se estiver fácil demais desconfie.

Eu acho perda de tempo tentar qualquer coisa agora, mas não é se preparar muito bem com esse foco, e ir pesquisando para poder responder essas dúvidas por conta própria. Esse é um parâmetro para saber se já está preparado.

A maioria das pessoas não conseguem se avaliar, a não ser quando já está muito bom. Isso é chamado de efeito Dunning-Kruger. Todo mundo tem, algumas pessoas conseguem em algum aspecto diminuir isso. E o fato da pessoa não reconhecer isso ou ficar revoltada por ver isso é mostra que ela ainda não está preparada. Jovens tem isso de forma enorme.

Não tem um ponto que você fica bom, você fica menos pior todos os dias que trabalhar por isso. O processo é importante, não tem um marco a ser atingido.

Pode acontecer algo diferente? Pode, assim como você pode acertar a Mega Sena. Se quiser se antecipar, pode fazer, não posso dizer o que você deve fazer. Eu faria sem contar tanto com a sorte. Eu deixo a sorte agir quando ela está favorável a mim.

Persiga seu objetivo, mas faça isso com calma e com muita dedicação. Faça seriamente sem procurar atalhos. O maior erro que as pessoas cometem hoje em dia é achar que é fácil. Pequenos erros, aos montes, fazem parte do processo, use-os a seu favor, não contra.

Desejo sorte e sensatez na hora de tomar decisões, será importante.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Fala maniero, tudo certo?

Desculpa a demora para te dar uma resposta, li na escola e esqueci de vir agradecer depois. Muito obrigado pela ajuda que vc deu, normalmente tudo que encontro na internet é meio genérico e sempre a mesma coisa, mas junto da resposta viram mais algumas dúvidas.

Já que por causa da idade seria perda de tempo eu tentar entrevistas, vc acha que tem alguma forma de obter experiência com projetos mais sérios? Sempre que pesquiso sobre isso no google só aparece clone de site e um monte de curso pra comprar. Já vi também alguns lugares recomendando colaborar com projetos Open Source, mas eu nunca cheguei a estudar sobre isso, não sei nem o que significa a palavra. Acha que é uma boa tentar aprender sobre e tentar colaborar com projetos Open Source?

2

O que vai encontrar na internet é genérico, específico é consultoria.

Você pode tentar fazer projetos mais sérios por conta própria, mas pela inexperiência vai ter dificuldade em cuidar disso. Mas pode usar a seu favor. Pode fazer para demonstrar sua evolução, que aprende, que sabe se virar, que é proativo, tem certos entendimentos e assim vai. Não é só fazer o projeto, é fazer com o objetivo de ser um demo de você, não do produto. Invente o seu projeto, mostre que não faz receita de bolo. Com sua idade eu inventei coisas que não existiam.

Pra ajudar pode fazer algo para alguma entidade filantrópica, assim vira um projeto real. No Brasil não pode trabalhar sem receber, mas pode fazer voluntário para essas entidades. Isso aumenta o peso.

Pode tentar algo mais irregular, não é fácil, mas é uma forma.

Essa cosia de colaborar com open source é conselho "receita de bolo". Até pe verdade, mas precisa explicar melhor. E só costuma funcionar para alguém com alguma experiência e/ou alguma projeto que adoram novatos, o que é raro, já que costumam causar mais trabalho que ajuda. Mas pode tentar, não acho ruim.

Trabalho em equipe realmente é algo que deveria demonstrar, por isso um projeto aberto seu e de seus amigos pode ser uma demonstração interessante, quem sabe até mostrando liderança, que existe até entre bebês depois de alguns meses.

Essas coisas podem ser um tiro que sai que culatra porque pode demonstrar inaptidão, mas aí não tem muito o que fazer a não ser se preparar melhor, mudar atitudes, etc. Isso é complicado mesmo. Você tem que se expor, não tem outra forma.

0
2
  1. É necessário ter uma faculdade antes de buscar oportunidades no exterior?
    Faculdade te da uma visão generalista sobre as atividades de desenvolvimento pode te abrir portas como estagio e te dar uma experiencia superficial a diversos temas que você pode se deparar no mercado.
  2. Devo buscar experiência aqui no Brasil primeiro ou posso ir diretamente para vagas internacionais?
    Se o Idioma não é uma barreira não é um problema encontrar uma vaga no exterior porem a comprovação de uma experiencia prévia pode ser um impecilio pois a maior barreira do mercado de TI é encontrar as primeiras oportunidades.
  3. Onde procurar vagas de emprego fora do Brasil?
    Linkedin é um portal onde se concentra muitas empresas e profissionais, ter um bom network pode te apoiar a engajar nos primeiros desafios, aqui te dou um conselho não foque nos ganhos financeiros neste momento, experiencia intelectual é mais importante encontraar uma empresa onde tenha um desafio tecnologico que faça sentido para você e que tenha bons profissionais vale mais que grana no inicio da carreira.
  4. Como montar meu perfil de programador? Devo me concentrar em projetos práticos, melhorar meu LinkedIn, Github ou criar um portfólio?
    Todos os aspectos são importantes, porem entendendo que você esta no inicio de carreira foque na sua formação cursos de tecnologias, comprove seus estudos salvando ele no github e tenha um linkedin bem estruturado para que as empresas te encontrem também.
  5. Como saber se tenho nível para trabalhar no exterior?
    Criar uma regua para seu conhecimento neste momento acredito que perda de tempo, foque em entender a stack de tecnologia que mais te agrada, depois de definir sua linguagem, frameworks que conhece com alguma profundidade, ai você procura uma empresa que tenha vagas aderentes aos seus conhecimentos ou o inverso também é valido entrar em contato com alguma empresa que você deseje se integrar e estudar a stack que eles procuram no mercado.
  6. Já é válido tentar procurar oportunidades, mesmo que seja só para obter experiência com entrevistas, ou seria perda de tempo?
    Toda experiencia é valida inclusive nas entrevista, faço com frequencia entrevistar para me posicionar no mercado, sobre meus gaps e onde devo me reciclar.
    Para você que esta iniciando o importante é feedback mesmo que você não passe nas entrevistas pergunte onde foi seu gap onde esta sua oportunidade de crescimento.
  7. Vocês acham que o trabalho remoto vai acabar?
    O remoto é uma realidade não vejo por que retroceder, ha alguns anos tinhamos talentos de tecnologias tendo que migrar para os grandes centros agora temos pulverizados em todos os cantos do pais diversos talentos sendo encontrados transformando a vida de diversas pessoas, sem prejuizo para o fluxo de trabalho.

Não se preocupe que no inicio da carreira ha diversos desafios e inseguranças, use comunidades como essa e foruns para criar seu network e dividir suas duvidas.