Executando verificação de segurança...
1

Início na programação - Desânimo e desafios

Olá pessoal do tab!

Estou no último modulo da ETEC modalidade EAD, nesse tempo me peguei sendo muito improdutivo e também desanimado nos estudos por não ter conseguido ainda um estágio na área e também por não ter conseguido desenvolver um projeto real nesse meio tempo.

Dentro da minha realidade de enfrentar 3h30min de transporte público indo para o trabalho diariamente e de ter que cuidar da casa, me vejo meio sem "tempo" para estudar e desenvolver algum projeto. Quero seguir no back-end por gostar de como as coisas acontecem por trás das coisas, mas não sei se compensaria esse ramo.

Quando penso em desenvolver algum projeto, me pego sem amigos por volta, mesmo fazendo parte de algumas comunidades no Whats e Linkedin me sinto sozinho sem algum apoio da área, talvez alguém se identifique, e se quiserem compartilhar alguns relatos aqui ficarei grato pela participação e talvez me dê animo para seguir firme nos estudos e quem saiba desenvolver algum projeto num futuro próximo.

Carregando publicação patrocinada...
2

Cada pessoa tem seu jeito, talevz a geração atual compartilhe algo em comum que ajude nisso. Eu já contei aqui quando eu morava em uma cidade, trabalhava em outra e estudavba em uma tereceita. Eu pegava muito mais ônibus e tinha bem menos tempo disponível para estudar. Mas dava.

Eu tinha emprego porque eu estudava por fora muitoi antes da faculdade. Eu me dedicava e conseguia aprender sem a ajuda de qualquer pessoa, sem ter materiais, até livros era difícil de conseguir naquela época, e boa parte do tempo eu não tinha acesso a um computador, muito tempo depois eu consegui comprar um com 2KB de memória.

Isso me lemkbra dos pilotoss de Formula 1 do passado que geralmente precisam de ajuda de várias pessoas para começar a carreira, que corrim com carros frankenstein, tinha que ser mais que piloto, tinha que fazer tudo, eu já ouvi e li várias histórias incr´piveis como era. Hoje os piloltos fazem parte de academia, já recebm salário dede pequenos, tem profissionais ajudando em tudo, toda facilidade do mundo e ficam muito mais pelo caminho que antes.

Assim como aprender muita coisa hoje é possível de forma fácil na internet.

Tem uma coisa que piorou: a educação básica, tanto a que recebe em casa como na escola. Tem exceções mas isso é um problema e as pessoas que não nasceram biológica e mentalmente privilegiadas precisam se esformar muito mais para alcançar bons resultados. E é natural ter um desânimo quando o resultado não vem, e é mais natural ainda na geração atual desanimar com qualquer coisa que não venha fácil. Mas não tem jeito, tem que ter alguma dor.

Sempre pode ter alguma exceção, mas EAD é dar um tiro no pé, quase todos os cursos são vendedores de diplomas, não há compromisso algum em formar a pessoa. Nem estou entrando no fato de algumas pessoas não conseguirem se desenvolver com EAD. O que obviamente a solução é um curso presencial e que seja bom, que tena outros alunos bons e interessados, além de professores que não só batem cartão. Está cada vez mais difícil achar cursos superiores bons, até em universidades renomadas já não é mais o que era antes. Nem vou falar de cursos livres.

Mas a internet tá aí para ajudar, para estar junto de outras pessoas. O desafio hoje é quem escutar, a maioria fala o que as pessoas querem ouvir, estão à procura de views ou mesmo de vender algo confortável para a pessoa. Poucas pessoas querem dizer a dura realidade, falar a verdade que desanima e chocar a pessoa que recebe a informação.

Eu falei um pouco mais sobre motivação, e obviamente que não foi bem recebeido, porque as pessoas querem um coach falando: https://www.tabnews.com.br/maniero/38b96bc0-975d-4b02-b042-615a922a96f2.

Você precisa se motivar acima de tudo, você não pode depender dos outros para nada. Isso vale para qualquer coisa. Se você vai namorar uma pessoa a sua felicidade não pode depender dessa pessoa, ela é só um complemento na sua vida. E não inventei isso, estudei psicologia, fiz terapia, autoterapia, fiz um trabalho sério. Qualquer psicólogo vai falar a mesma coisa. Talevz de um jeito mais bonitinho que eu. Que foi o que eu fiz no link acima, dei a realidade, porque colocar a sujeita embaixo do tapete agrada as pessoas mas não resolve problema algum.

Se você não consegue isso por conta própria você precisa de ajuda profissional, mesmo que isso custe caro e a maioria não tenha como pagar e que boa partes dos profisssionais não são tão bons assim. Mas a vida é assim. Diquinhas de interent dificilmente vão ajudar muito. Eu estou dando a minha contribuição, outros estão dando as deles, que podem ser mlhores ou piores que a minha.

Aí é ralação, é pesquisar, ir atrás, botar a mão na massa, com todo o ânimo possível. Se não consegue, talevaz esteja fazendo a coisa errada para você. Assim comoi eu não tenho motivação para me tornar um chef de cozinha por mais que eu goste, por isso eu nem tento.

O desafio me motiva, para algumas pessoas desanima.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Caramba, realmente precisava ler isso, vi tanta coisa no youtube sobre o assunto e as pessoas só falam mais do mesmo de verdade, eu vi o outro comentário no post que tu deixou e não vi motivo para não terem aceitado isso bem, só o motivo que você disse mesmo só querem mais um coach agradando e dizendo palavras de motivação bonitinhas como todos os outros.
Mas obrigado por ter me dado esse norte S2, vou seguir teu link

1

Olha, inicio de carreira é bem difícil, principalmente para quem não tem contatos. O famoso Quem Indica ainda é a melhor maneira de entrar no mercado de trabalho, porém precisa procurar por pessoas certas para isso. Eu nunca fui bom disso, tanto q segui do modo tradicional q é via processo seletivo. Sei q dá pra fazer de várias maneiras de conseguir contatos, por exemplo, entrando em algum projeto q tem aberto para desenvolver e conversando com as pessoas de lá, conversando com pessoas no discord e afins procurando por alguma oportunidade, conversando com colegas e professores da escola tbm buscando por mini projetos, perguntando por conhecidos seus se tem alguém q trampa na área e pedir por alguma recomendação, etc. O que sei é q quanto mais contato presencial com a pessoa, melhor, afinal ela estará te vendo de vdd e não só através de um chat ou video conferencia.

Sobre o seu problema de tempo, infelizmente não tem mto q fazer. Vc terá q sacrificar algo, mas isso só vc pode decidir. Ou vc em vez de sacrificar algo, adiante algo e use o tempo no futuro para criar seu portfólio. Só não sacrifique o sono, vai por mim, tenho consequências até hj por causa disso.

Outra coisa é sobre essa coisa chata de "não sei se compensaria...". Mano, vou dar uma bronca em vc, para de ficar colocando ideias sem noção na sua cabeça. Na programação tem areas e areas, nenhuma delas é inutil. O que pode ser é ter menos ou mais vagas disponiveis, mas oportunidade sempre terá. Se vc sabe q curte backend nesse momento, pare de ficar remoendo tentando ver se o caminho é o certo ou o mais "seguro" e simplesmente vá. Ficar perdendo tempo se vai dar certo ou não só ajuda a desanimar mais ainda. Vc ainda tem sorte q backend é um dos tem vagas em aberto. E se um dia perceber q não é o q quer, simplesmente estude outra area e mude no futuro.
Vc ainda nem entrou no mercado, a pior coisa é ficar preso na indecisão e perder tempo corroendo sua mente, então simplesmente use essa energia e comece a buscar o q é necessário para aprimorar suas skills, comece a buscar sobre vagas de estágio, veja o q estão pedindo nas vagas e comece a aprimorar um pouco de cada coisa pedida, aprenda como se comportar numa entrevista, etc. As coisas começam a fluir qndo vc coloca um objetivo em mente. Se ficar no achismo e esperar q as coisas aconteçam, vc não vai conseguir msm. Tomar atitude será sua maior ferramenta nesse momento, senão vai chegar uma hora q vc cairá no limbo dos genins eternos, em outra palavra, não terá experiência e conhecimento, e com isso ninguém vai querer te contratar msm. Portanto não tem o q fazer mto sobre isso, comece a priorizar e buscar o q é necessário para vc conseguir um estágio nesse momento. Corra atrás das informações pq conhecimento é poder.

Por último, infelizmente vc precisa fazer um portfólio. Hj em dia é meio q uma obrigação se vc for pelo caminho do processo seletivo. Uma coisa q mtos iniciantes erram, pelo menos na minha percepção, é querer fazer um mega projeto. Não sei se é o q vc imaginou, mas qndo vc fala "projeto real", eu vejo isso.
Em vez de pensar em algo grande, comece com coisas pequenas. Vc ainda está em fase de aprendizagem, então aproveite disso. Eu nessa parte sugiro fazer vários mini projetos com objetivos claros.
Por exemplo, criar uma API nova para o gerenciamento de carros de um estacionamento. Nisso vc coloca q quer aprender RESTFul API, com linguagem tal, utilizando banco de dados tal. Não precisa fazer algo complexo, pense em uma pequena parte e use ela como base para criar a API, pois esse é seu objetivo.
Outro exemplo, quero aprender como utilizar docker na AWS. Ai vc cria um mini-sistema Hello World, onde o foco é pegar o projeto e fazer rodar no docker, por ultimo incluindo na AWS.
Ou um sistema de mercado onde leio uma tag pela camera do celular e registro o produto fake no sistema.
Tem várias coisas do q dá pra vc fazer, ideias é q não falta, é só olhar no que já existe e simplificar ele o máximo q der para aprender coisas diferentes.

E SEMPRE documente tudo, deixe claro qual foi o propósito da aprendizagem, o q utilizou e o q aprendeu. Claro q não faça um textão igual to fazendo aqui, ahaahhah.
Quando estiver fazendo um mini-projeto, é quase certeza q vc terá dificuldade, afinal vc só tem conhecimento tecnológico básico, mas não tem experiência de como proceder para resolver os variados tipos de problemas. E é isso da vantagem de fazer várias coisas, ir se ambientando com tecnologias e conhecimentos diferentes. Experiência é isso, ter contato, passar por perrengue, resolver se possível, e futuramente qndo precisar aplicar num sistema de vdd vc tem ideia por onde começar.
Claro q vc pode tentar fazer um projeto grande, mas eu digo, qnto mais ganancioso o objetivo para quem não tem conhecimento, maior será o tombo, em outras palavras, poderá patinar em problemas e aumentar o desanimo por não estar conseguindo concluir. Então eu sempre recomendo, inicie pequeno, mas faça vários.

Ah, um extra, vc precisa aprender a se vender. Não é mentir sobre vc, mas mostrar qm vc é de um jeito q conquiste a pessoa. Normalmente haverá mtas recusas de início, e isso é normal, eu passei por isso. Por isso pegue cada aprendizagem e vá tentando se readaptar. Isso será tanto na hora do processo seletivo e currículo tbm. Não faça um currículo cheio de firulas, faça um básico, mas consistente. Por mais q algumas coisas eu não goste do Fiasco do jeito q ele fala, mas ele é consistente nas coisas q fala. Depois olha essa live sobre currículos no canal dele, achei mto bom: https://www.youtube.com/watch?v=Mdb7m11zFrA

Bom, espero ter ajudado a melhorar seu conhecimento com essas dicas. Claro q nada é bala de prata, e a cada momento as coisas mudam. Mas não deixe de correr atrás e tentar. Só fazendo q uma hora a oportunidade aparece. Pense na mega sena, se vc nunca jogar, nunca irá ganhar. E se jogar 1 nro q seja, vc terá pelo menos uma chance. É a msm coisa. Boa sorte ai na sua empreitada.

1

Obrigado por compartilhar tudo isso mano e pelo tempo também kk, agradeço de verdade e obrigado pela bronca kkkk.
Vou fazer bom proveito S2

1

Meus 2 cents:

EAD tem vantagens e desvantagens: a principal vantagem eh justamente nao precisar se deslocar ate a escola, mas tem como principal desvantagem o fato do aluno precisar ser auto-motivado.

Como conseguir isso ? Ainda nao existe consenso.

Mas um caminho eh arranjar algum projeto para trabalhar - e que exija comprometimento.

  1. Identifique alguma area que voce se sinta confortavel em fazer ou que tenha objetivo: pode ser fazer um site, fazer uma aplicacao simples, ou se falamos em backend, configurar um roteador, um servidor simples - algo assim.

  2. Identificada a area, procure alguma organizacao social na sua regiao: pode ser uma associacao de bairro, de moradores, de condominio, asilo, creche, igreja, centro espirita - enfim, alguem de uma area nao comercial e informe que voce quer fazer alum trabalho 'pro-bono' (de gratis) na area de informatica com eles - que quer visitar, entender como eles funcionam e se tem alguma atividade especifica que voce domine ou queira dominar e que eles precisem da ajuda.

  3. Eh uma forma simples de conseguir um projeto, se comprometer com algo e ao mesmo tempo ajudar na sua formacao.

  4. Sobre estagio - procure o CIEE ou NUBE na sua regiao, sao entidades especificas para isso. Procurar a coordenacao na propria ETEC deveria funcionar tambem.

Sao algumas ideias - podem ser adequadas ou nao para o seu perfil e objetivo. Veja o que funciona para ti.

0

Muito obrigado cara!
Vou me dedicar a procurar isso, realmente se sentir auto-motivado é um grande desafio.
Acho engraçado que foi formado uma turma do TCC e temos um grupo no whatsapp faz 7 meses, se tiver 100 mensagens no grupo é muito, as vezes o pessoal não se ajuda também