Como reduzir custos de VPN em Cloud para até menos de 1%?
Como reduzir custos de VPN em Cloud para até menos 1%? Você deve estar se perguntando como isso é possível? O custo para uma infraestrutura completa hoje em dia é alto, mas e se nós te mostrarmos que isso é possível?
Você tem uma infraestrutura de TI centralizada em Cloud para poder provisionar o acesso aos seus colaboradores ao redor de todo mundo 24 horas por dia? Se sim você já está muito adiantado! Mas já parou para olhar os custos disso? Sim podem ser baixos, mas que tal serem menores ainda?
Em um projeto realizado por nós nas últimas semanas realizamos um trabalho “corriqueiro”, porém nunca paramos para falar de números, mas hoje vamos falar!
Analisando cenário atual, o cliente chegou com a seguinte infraestrutura para fazer o handling de sua VPN: EC2 AWS m4.large $
74 por mês e uma AMI de $
458 por mês e um EBS de quase $
1, ou seja cerca de $
533 por mês.
Considerando a infraestrutura mais simples que podemos montar desempenhamos um trabalho de implantação de uma VPN baseada em protocolos gratuítos com a melhor eficiência possivel, custo ZERO de licenciamento, um servidor baseado em arquitetura ARM com apenas 0.5GiB de memória RAM ($
3.12) e 8GB EBS GP3 ($
0.64) totalizando $
3.76, ou seja considerando o Dólar em 5 Reais temos R$
18,80 em um mês no máximo!
O que foi implementado? Foi implementado uma VPN Opensource chamada PiVPN e para ter certeza de que não gargale a RAM fazemos um swap de ram de 1GB.
para instalar usamos o protocolo pivpn com apenas um comando podemos instalar e configurar tudo:
curl -L https://install.pivpn.io | bash
Para fazer o swap eu uso um script simples, só rodar no shell:
dd if=/dev/zero of=/swapfile bs=16M count=64
chmod 600 /swapfile
mkswap /swapfile
swapon /swapfile
echo '/swapfile swap swap defaults 0 0' >> /etc/fstab
Para administrar o PiVPN utilizamos os comandos:
pivpn -a --name nomedoacesso -p senha #adicionar acesso
pivpn -r nomedoacesso #revoga acesso
pivpn -l #lista todos os acessos
pivpn -c #lista todos os usuarios conectados
Ao criar um acesso no PiVPN ele logo vai informar onde foi salvo o arquivo .ovpn e você pode copiá-lo e configurá-lo em um client OpenVPN normal eu pessoalmente uso o OpenVPN V3: https://openvpn.net/client/client-connect-vpn-for-windows/
Também é importante salientar que nesse tipo de VPN sem nenhuma configuração do arquivo .ovpn vamos fazer 100% do trafego pela VPN, para uma VPN de acesso empresarial geralmente queremos trafegar apenas para a rede da empresa podemos fazer da seguinte forma, após a linha verb 3 e antes da linha <ca>
adicionamos route-nopull e em route passamos o range de ip que queremos que seja trafegado pela VPN nesse caso estamos trafegando todos os IPs da rede 172.x.x.x e também podemos especificar que o DNS utilizado pelo computador será o DNS da rede de VPN pois possivelmente a empresa possui servidores DNSs internos:
verb 3
route-nopull
route 172.0.0.0 255.0.0.0
dhcp-option DNS 172.31.0.2
<ca>
Gostaria de informar que isso foi um projeto real implantado há mais de 1 ano e funciona perfeitamente desde que implantamos, uso médio de 20 a 30 usuários simultaneos/dia.