Executando verificação de segurança...
9

💡╺╸Tomei minha decisão! #0

Olá, Mundo! Me chamo Pedro Rodrigues, tenho 17 anos e hoje tomei uma decisão muito importante. Finalmente tomei vergonha na cara e estabeleci algumas metas para o futuro. A partir de agora, dia 19 de agosto de 2024, vou investir meu tempo, majoritariamente, para me tornar um desenvolvedor Backend. E para que eu não me esquecer dessa decisão, conto com as dicas e apoio de vocês, leitores dessa postagem.

Roadmap

Para começar, acredito que devo iniciar visualizando um caminho para seguir. Dito isso, estarei utilizando o roadmap.sh, no roteiro focado em desenvolvimento Backend.

E agora?

O primeiro passo é entender como funciona a internet, e logo em seguida escolher uma linguagem. Irei documentar todo o meu aprendizado. Gostaria de contar com o apoio de vocês, programadores experientes, para me guiar nessa jornada, então me digam, por favor, por qual linguagem começar (tenho uma queda por golang)?

Carregando publicação patrocinada...
5

Opa, sobre a linguagem depende muito de pessoa para pessoa mas comigo foi assim, comecei no famoso php junto com html que é muito ruim essa junção dos dois kkkk, depois disso comecei no nodejs que é uma linguagem muito boa principalmente para quem ta comecando porem depois que voce se torna muito bom nela voce nao tem vontade de trocar, porem, uma linguagem que tambem gosto muito é Go e pretendo transformar ela em linguagem principal, mas para voce que está comecando sempre se lembre que é muito raro achar vaga junior Go e não é uma linguagem muito boa para um junior aprender no sentido de escalar e melhorar, eu recomendo sim js com node mas se quiser mudar para Go no futuro vai de Java apenas para aprender, é dificil, porem quem aprende com linguagem dificil se da bem lá na frente

0
5

Parabéns, @peRodrigues.

Tem que ser assim mesmo. Aos meus 17 eu apenas me dediquei a escola e somente no finalzinho estudei, e ainda por cima foi errado.

Tenha atenção. se pergunte se este caminho que você esta realmente esta funcionando. Nunca somos dono da verdade, esteja sempre aberto a ideias e acima de tudo: Respeite o processo

4
4

🥳
Pode contar com o meu apoio.
Não se preocupe com qual linguagem começar, linguagem são ferramentas.
Uma dica que eu sempre dou para quem está estudando é repetir as aulas pelo menos umas 3 vezes.
1- Assistir a aula inteira para ter uma visão geral do que será desenvolvido.
2- Assistir e ir fazendo passo a passo com o vídeo e tomando notas.
3- Tentar fazer sozinho sem consultar suas notas ou o material original. Repetir este passo até conseguir.
4- Tenta aplicar o que aprendeu em outro projeto fora o projeto/ cenário do curso.

Valorize suas notas elas serão a sua base de conhecimento no futuro. Eu uso o Notion pra isso, mas pode ser qualquer coisa que você consiga escrever e pesquisar. Use e abuse de cores, ilustrações, mapas mentais ou qualquer recursos que você se identifique mais.

Como primeiros passos eu recomendo começar pelo curso de Lógica de Programação do Curso em Vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=8mei6uVttho&list=PLHz_AreHm4dmSj0MHol_aoNYCSGFqvfXV

Depois faz o curso de git/github e então começa os estudos experimentando as áreas como front, back e mobile. Normalmente, aqueles projetos de uma semana que muitos influencer fazem antes de abrir uma turma nova do seu curso são excelente para experimentar uma tecnologia.

Depois te experimentar às área e algumas linguagens você começa uma trilha nessa tecnologia.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/franklin-goncalves28/

4

Parabéns pela iniciativa!! Queria eu ter feito isso com 17 anos!!

A dica que posso te dar, é não se limitar ao backend nesse momento. O mercado passa por tempos "estranhos" pra não dizer "obscuros" e conseguir um trabalho exclusivamente backend, tem sido difícil até pra mim q to há 9 anos já nessa carreira.

Fullstack tem alta demanda, e SE aparecer uma vaga muito boa que seja só de front ou só de back, vc vai dar conta e vai poder se candidatar.

Pensa assim...

Se houverem, 10 vagas de backend, 10 vagas de frontend e 10 vagas de fullstack. Você sendo Fullstack, vai concorrer às 30 VAGAS ao invés de apenas 10 vagas de "especialistas" (back ou front apenas).

Principalmente pra quem está começando, abrir o "leque" de opções ajudará bastante.

0
4

Cara, eu começei a programar com 12/13 anos. Vi diversos perfís de desenvolvedores ao longo de 15 anos de carreira profissional e na boa, os que mais se destacavam tinham sempre algo em comum, passavam horas se dedicando a uma paixão sem esperar nada em troca ou até pela simples curiosidade de saber se é possível fazer (ex.: projetos open-source, criação de pequenas ferramentas para uso pessoal ou de uma comunidade em específico, criação de hacks para jogos, prova de conceito, criação de jogos, ...).

Então Pedro, eu acho que seguir um roadmap com a quantidade de coisas que você tem para aprender não vá te conceder a motivação necessária. E não se preocupe muito em questão de qual linguagem usar.

Pega algo que você gosta e usa isso como motivação para aplicar os conceitos de programação.

A muitos anos atrás, (2003/2004) eu me amarrava em escutar música em um programa chamado Winamp. E decide que iria montar um programa semelhante ou até melhor que ele (viagem de muleque kkk).

Com essa idéia em mente, começei a vasculhar a documentação do MSDN do Visual Studio, na época era algo enorme e nada intuitivo (era uma época antes dos chatgpts, stackoverflow ou Google da forma que conhecemos hj). Começei a brincar com as APIs do Windows. Isso me levou a aprender na marra C++, DirectX, Media Control Interface (MCI), VB6, .NET, Java, Design Patterns e um monte de outras coisas que não uso no meu dia a dia no trabalho. Mas tudo isso serviu de experiência.

Minha curiosidade me levou a saber como replicar vários dos comportamentos desse aplicativo Winamp no Player de música que eu estava construindo, também fui forçado a aprender inglês por que não tinha acesso ao MSDN em português, nem sei se existia no dessa época.

TL;DR

Em resumo, pega algo que você gosta e usa isso como motivação para aplicar os conceitos de programação. Simples assim. Linguagens e plataformas são ferramentas que vão te ajudar a resolver um problema. Busque a que torne a solução de um problema mais fácil e simples.

1

Muito obrigado, Glaucio! Acho que, de fato, quando faço algo com gosto, eu sempre acabo me destacando e ficando muito bom nisso. Acaba que raramente isso ocorre, pois minha geração é extremamente imediatista. Tenho medo de não conseguir manter essa motivação por muito tempo, mas seu comentário me deu algumas ideias de formas de continuar focado. Novamente, obrigado!