"não existe tecnologia melhor, existe mais eficaz em determinado contexto" exato...tambem vai muito da empresa acaba "forçando" para um lado/tecnologia/stack;
Uma consultoria X que atende (exemplo) segmento de bancos e usa Java, ao trazer um novo cliente de outro segmento, raramente vai rampar times e times que trabalham com outro stack completamente diferente. tem um risco de dar ruim, e ai?
para primeira vaga, com conhecimento em algum stack e demonstrando que vc consegue "dar seus pulos" e resolver o problema, já conta demais.
entre duas pessoas que ao serem questionadas sobre conseguir construir algo com um framework xtpo que nunca foi usado dentro da cia, entre "putz, nunca ouvi falar nesse framework...cri cri cri" e "putz, nunca ouvi falar nesse framework, mas me dá 2 dias pra olhar a documentação e a gente conversa de novo, pode ser?"
a skill de "resolução de problemas" da pessoa 2, na minha opinião, ganha.
como vc mesmo falou sobre java e kotlin, no exemplo acima tb não é nada nunca perdido...na pior hipotese você aprendeu algo novo, e tudo bem se não prestar, anota na lista de "como não fazer tal coisa" e bola pra frente. lá na frente vai fazer diferença.