Executando verificação de segurança...
Em resposta a Fake Cloud
1

"Na prática uma aplicação cloud tem suas atualizações de maneira simples e invisível" não é necessáriamente verdade.

Grandes soluções de CRM SaaS (Salesforce, Dynamics CRM...) te fornecem multiplos ambientes com uma cópia dos dados de produção e estes ambientes são atualizados em datas diferente, inicialmente o servidor de sandbox e semanas ou 1 mês depois o ambiente de produção. Alem de ter outras abordagens como rolling deployment.

Essa defasagem é necessária para que você teste suas alterações em um ambiente antes de entrar em produção.

Este outro ponto "Quando você acessa seu perfil na rede social, o fato de você não acessar o perfil de outro, vendo por exemplo as mensagens inbox de outro perfil, tem exatamente isso, é o software da rede social que identifica que você consegue ver somente o seu inbox e o não de outros." não necessariamente tem relação com um sistema que roda ou nao na cloud ou "fake cloud"

Carregando publicação patrocinada...
1
  1. "Grandes soluções de CRM SaaS (Salesforce, Dynamics CRM...) te fornecem multiplos ambientes com uma cópia dos dados de produção e estes ambientes são atualizados em datas diferente, inicialmente o servidor de sandbox e semanas ou 1 mês depois o ambiente de produção. Alem de ter outras abordagens como rolling deployment.
    Essa defasagem é necessária para que você teste suas alterações em um ambiente antes de entrar em produção."
    R) O que vc escreveu é exatamente o que eu disse no post: "cloud tem as atualizações de maneira simples e invisível. Rolling Deployment é exatamente isso. Em outro ponto do meu texto eu até falo "tudo ocorre de uma forma orquestrada, onde não é necessário preparar um novo servidor ou um novo database no banco de dados manualmente a cada novo cliente."
    Ou seja, o que você respondeu corrobora exatamente com o que escrevi.

  2. Sobre a sua parte final você tem toda razão, o fato da aplicação separar para que você consiga ver só o que é seu, isso não tem nada a ver com fake cloud mesmo, aplicações fake cloud também podem fazer isso. Eu escrevi essa parte para reforçar o fato de não ter que se criar banco de dados (database) isolados para cada cliente para que os dados não fiquem misturados. A separação tem que ser na aplicação e não em criar um database para cada cliente.