Para entender um pouco mais sobre BITCOIN!
Escute o áudio clicando aqui
Os dois extremos
A questão é que, hoje, enfrentamos um problema relacionado ao Bitcoin que são os dois extremos. De um lado, dizem que o Bitcoin é algo totalmente sem valor, que não serve pra nada, pois não tem lastro nem utilidade; por outro, temos as pessoas fanáticas, os que acham que o Bitcoin é a salvação da humanidade e que ele resolverá todos os problemas.
Qual o seu devido uso?
Creio que para entendermos melhor qual o uso do Bitcoin, devemos voltar no tempo e tentar entendê-lo através da visão do seu próprio criador, o Satoshi Nakamoto.
"The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks."
"The Times 03/jan/2009 Chanceler à beira de um segundo resgate aos bancos"
Essa foi a mensagem "secreta" deixada por Satoshi no seu primeiro bloco minerado do Bitcoin, o Genesis Block. A mensagem faz referência à incapacidade dos bancos e sua corrupção generalizada.
O Bitcoin, a princípio, foi criado para que nós tenhamos total controle sobre nossas finanças, sem precisar de um terceiro que dite como, quando e quanto devemos usar do nosso dinheiro. Uma moeda que não tem governos estampados em sua face. O Bitcoin serve principalmente para que você consiga proteger seu patrimônio das taxações, impostos e inflações.
Se você tem 1 milhão de reais na sua conta do banco, terá que declará-lo ao governo, explicar qual a origem desse dinheiro e, mais cedo ou mais tarde, vai ter que dar uma parte dele ao estado. Se você tem esse mesmo 1 milhão de reais em Bitcoin, primeiro, ninguém sabe que ele pertence a você - a não ser que conte; segundo, você não precisará explicar a ninguém a origem desse dinheiro, muito menos dar, contra a sua vontade, parte dele pro estado; terceiro, não precisará pagar impostos, seu dinheiro não estará exposto à inflação nem taxas de juros.
Com esta simples explicação já podemos ver que o valor do Bitcoin não está meramente na especulação de ganhar dinheiro, não é algo feito para que você ganhe dinheiro, embora essa seja uma possibilidade.
Ainda pouco conhecido
Hoje, querendo ou não, o Bitcoin ainda é pouco conhecido e usado. Segundo o Buy Bitcoin World Wide, se pegarmos o total de carteiras criadas até hoje, temos um total de 460 milhões de carteiras. Isso equivale, num mundo com quase 8 bilhões de pessoas, a aproximadamente 6% da população mundial. Ou seja, o Bitcoin ainda é pouquissímo conhecido. A impressão que temos, por estarmos dentro da comunidade, é que todos conhecem, mas a realidade nos mostra outra coisa.
Lastro
Quem pode nos garantir qual o lastro de uma moeda como o dólar, por exemplo, cujo governo imprime notas como se fosse uma fábrica de papel higiênico? "Ah, mas isso é porque o dólar tem uma demanda mundial". Bem, podemos usar o mesmo argumento para explicar o preço do Bitcoin, embora que numa escala bem menor como já sabemos.
Nenhuma moeda tem lastro, pois desde 1971, com a quebra do Padrão Ouro, a moeda fiduciária passou a ter seu lastro na honestidade, e, bem, creio que nem preciso dizer qual o valor da honestidade de políticos, né?
Crescimento e o futuro do Bitcoin
Precisamos admitir que, hoje, o mercado cripto ainda é muito imaturo, está em constante hype e com pessoas querendo tirar proveito disso. Mas creio que, aos poucos, e com o passar de algumas décadas, novas aplicações serão criadas e novas soluções implentadas na rede farão com que mais pessoas adotem o Bitcoin como uma reserva de valor e moeda de troca. Mas lembremos: o Bitcoin não foi feita para ser usada, ao menos neste momento em que falo (quem sabe, no futuro, talvez), em níveis mundiais e por bilhões de pessoas, pois a rede não teria capacidade para isso, as taxas tornariam as transações impossíveis e a oferta não daria conta da demanda; ou seja, novas soluções, novas moedas deveriam surgir como solução. Mas até temos bastante tempo para testar e desenvolver.
Parte final
No final das contas, a melhor resposta vem do sábio chamado Tempo. Não podemos subestimar nem superestimar as coisas. Apenas estudemos, testemos e aprendamos como tudo que for possível. Devemos buscar estar sempre com os pés no chão e não virar torcedor de clubes, fanáticos.
Meu nome é Levi e espero sinceramente que você tenha gostado deste conteúdo. Se você tem alguma sugestão, deixe aqui nos comentários, vou adorar conversar e aprender contigo.
Considere me pagar um café. Faça a sua contribuição para incentivar a divulgação de conteúdos como esse.
Minha carteira Bitcoin: bc1q2acu9ymvwmd6g8738nc8r0vcts5u2untnq29kq
Até mais!!