Eu discordo de que para se discutir Bitcoin seriamente nós teríamos que estudar sociologia ou economia primeiro. Acho que a discussão cabe para qualquer um que se sinta interessado ou afetado pelo assunto. [...] Uma pessoa que não estudou nada mas que tem uma vivência forte e um senso-comum apurado também pode falar sobre um assunto desses sem entender 100% dos pormenores.
Aí que está o problema em manter os debates relevantes, nós vivemos na era das redes sociais, onde as pessoas se acham no direito de falar sobre assuntos que nunca estudaram sobre ou se informaram por uma fake news do Whatsapp.
As moedas digitais, são uma tecnologia para criar uma nova de forma de pagamentos e capitalização. Primeiro que, nós vivemos numa sociedade capitalista, onde o capital é o que move o mundo atual.
Vamos ver o significado de Economia e Sociologia, respectivamente:
Economia - "Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida."
Sociologia - "Estudo científico da organização e do funcionamento das sociedades humanas e das leis fundamentais que regem as relações sociais, as instituições etc."
Como que vamos debater de forma inteligente sobre uma tecnologia que visa uma transformação de uma estrutura social e econômica, sem entender sobre esses dois assuntos que são fundamentais para a existência de uma moeda e a vivência da sociedade?
acho que é forçar muito a barra dizer que Racismo, Misoginia e Homofobia são fatores que impedem as pessoas a acessarem essas tecnologias
É por isso, que digo que não adianta termos um debate sobre o assunto, se coisas básicas como essa não estão nem em concordância entre os participantes do debate. Os efeitos desses pensamentos preconceituosos na sociedade.
Algumas fontes para ler sobre:
- Negro continuará sendo oprimido enquanto o Brasil não se assumir racista, dizem especialistas
- Racismo no mundo acadêmico: um tema para se discutir na universidade
- Mulheres na tecnologia: os desafios femininos no setor
acesso a internet e celular estão extremamente facilitados, então é focar no acesso a informação
Mais fontes para ler sobre como isso não é totalmente verdade: