Olá, Mundo! Precisamos falar de ansiedade. 🧠
Você está navegando pelo LinkedIn quando se depara por posts de outros profissionais. Um deles acaba de receber uma promoção ou presente da empresa, um programador exibindo seu novo e revolucionário projeto Open Source, ou talvez você esteja os últimos anos aprendendo a programar e alguma pessoa aleatória de sua rede conseguiu o primeiro emprego com 6 meses de estudo. Mesmo que esse seja um desenvolvedor júnior que pareça lutar contra a engenharia de software.
A verdade é que TI é uma área que causa muita ansiedade. E isso se deve a várias razões, mas gostaria de trazer aqui duas delas:
Ansiedade social
Desenvolvedores fazem muita coisa e postam muito na internet, então você está sempre vendo um desenvolvedor publicar sobre seu novo e revolucionário projeto Open Source, suas conquistas profissionais e isso só te deixa pior porque você não está fazendo nada além de estudo (ou trabalho).
A ansiedade "técnica"
Basicamente, é quando você pensa que o código que está produzindo não é bom o suficiente e que voce será julgado se for muito burro ou ineficiente ou ainda não se sente bom o suficiente para uma entrevista. Além disso, costuma constantemente julgar suas próprias habilidades e sempre buscar melhorar de todas formas possíveis (livros, tutoriais, etc) para se tornar confiante o suficiente. Spoiler: na grande maioria dos casos você nunca irá se sentir confiante o suficiente somente vendo tutoriais e se preparando "teoricamente".
E nesse artigo eu quero tentar ajudar com ambas razões porque eu já passei por elas e ainda lido constantemente com a ansiedade.
"Experiência é o melhor professor, e a pior experiência é a maior lição." – Jordan Peterson.
Lidando com a ansiedade social.
Começando com a ansiedade social, há duas maneiras (bem distintas) de lidar com esse problema:
Você quer ser melhor
Você está ansiososo, mas quer ser melhor. Não espere ser bom o suficiente para começar alguma coisa. Seja a criação de um conteúdo, aplicar para vagas ou criar um projeto ambicioso. O plano é transformar esse começo no menos explosivo possível possível. Por exemplo, se você quer criar conteúdo, não comece pelo Youtube, isso requer vários fatores e pode ser ligeiramente opressor. Comece publicando artigos aqui no Tabnews ou no LinkedIn e em seguida comece com videos menores. Esses movimentos menores eventualmente se tornarão algo muito maior e a mesma coisa acontece com programação. Você não começa criando o novo Tabnews, você começa criando um "Hello World" no console ou uma Pokédex em JavaScript.
Você não se importa com isso ou não quer se tornar melhor
Há também um outro lado dessa moeda onde você não se importa com tudo isso e não quer ser melhor. Para você, engenharia de software é apenas um meio para um fim e você quer usar seu tempo livre para outra coisa. Deixe-me ser o primeiro a te dizer isso: Isso está tudo bem, desenvolvimento de software é apenas um trabalho treta.
Eu não sei quando começamos a tratar programação como uma honra, onde você precisa ser um guerreiro samurai pronto para aprender constantemente e se tornar o melhor possível, mas se pra você programação é só um trabalho e você só se importa em receber seu salário no fim do mês, você não precisa fazer essas coisas te fazer sentir culpado. Eu crio conteúdo porque AMO programação o que me faz não ter uma vida muito grande fora dela e é o que eu quero fazer pelo resto de minha vida, mas nem todos devem zer assim.
Você pode fazer outras coisas no seu tempo livre. Não deixe os criadores (e eu me incluo no meio deles) de conteúdo do Linkedin, YouTube, lhe fazerem sentir-se culpado por fazer outras coisas ou se divertir em seu tempo livre.
Se está tudo bem pra você como as coisas estão, não deixe os outros te fazer sentir-se ansioso. Está tudo bem tratar tudo isso apenas como um trabalho.
Lidando com a ansiedade técnica.
Agora o outro tipo de ansiedade que mencionei está mais realacionada com o desenvolvimento. Imagine que você é um dev júnior e recebe uma nova tarefa, mas o código base é enorme e você não quer sair fazendo perguntas e se sentir idiota ou talvez você só esteja ansioso com o código que deverá escrever sozinho e sua solução não for a melhor? e se você parecer idiota para outros devs? Então você assiste tutoriais, busca soluções no Stack Overflow e você simplesmente não produz nada. Olha, você não está sozinho. Eu era exatamente assim meses atrás e continuo sendo muitas vezes, mas o que eu descobri é a minha principal filosofia da programação: iteração.
Programação não é sobre o quanto você sabe algo, mas sim quantas vezes você já fez isso.
Você se torna um programador melhor sendo um dev ruim
Por exemplo, a primeira vez que você tentou imprimir "Hello World", diga quantas vezes você copiou esse console.log do tutorial que estava assistindo ou o tempo que você passou para aprender como usar um loop. Para problemas maiores como construir seu próprio projeto, fazer uma tarefa difícil ou contribuir em um projeto open-source, você precisa parecer idiota, porque se você não se sente idiota 90% do tempo você não está evoluindo. O ponto aqui é não pensar em como alguma coisa te faz sentir idiota como uma pergunta besta, um código idiota, foque em resolver o problema e em como você vai resolver o próximo de uma forma ainda melhor. É isso que programação é, um monte de iterações concentradas em melhorar seu código e a maneira que você pensa.