Aprendizados de ter criado uma plataforma em um fim de semana
Pra quem não me segue ou só não viu, há uma semana atrás decidi publicar o bomdemorar.com, um projeto de comunidade mesmo, pra avaliação de bairros, e tá sendo muito interessante o processo até agora.
Primeiramente, galera, obrigado pela força! Eu planejava um dashboard mas não tinha dados o bastante pra isso de início, mas estamos muito próximos de ter! Hoje já temos 200 reviews na plataforma por todo o Brasil! Isso com a plataforma já carregando alguns problemas, que já vou comentar abaixo:
QUAIS ESTÃO SENDO MEUS DESAFIOS?
-
Desafio número 1: O que é um bairro? Distrito? Cidade? Região administrativa?
Quando comecei a puxar os bairros pra inputar na plataforma (via correios) percebi inúmeras incongruências entre as fontes. Eu fui nascido e criado em Alcântara, São Gonçalo, e meu bairro lá era chamado Pedro Alcântara (??? eu nunca ouvi falar nesse nome). Além disso, outros bairros próximos estavam sendo subdivididos em 3, bem como algumas cidades em São Paulo que também recebi feedbacks.
Em Brasília, não temos bairros, e sim regiões administrativas da CIDADE Brasília, então tive que tratar individualmente essa questão também.
Outras fontes, como a Brasil API, traziam dados de maneiras diferentes. -
Desafio número 2: Não dá pra confiar de olhos fechados numa fonte externa
Acho que meu maior aprendizado aqui foi ver que mesmo puxando um dataset atualizado da lista de bairros do próprio correios e normalizando esses dados, muita coisa faltou. Recebi feedbacks de todos os bairros da cidade de Magé faltando, todos da cidade de São Paulo (devo ter perdido dezenas de reviews por conta disso), e percebi que algumas cidades de Roraima também estão faltantes.
Sim, temos 18400 bairros inputados e mesmo assim falta. Porque é complexo o entendimento do que é um bairro. Tanto que se pesquisar na internet "quantos bairros temos no país" vamos encontrar diversos números diferentes. -
Último desafio (e o mais tranquilo): Evitar spam
Eu não peço nada pro usuário criar uma avaliação, então, a chance de spam era alta. Mas é muito maneiro que por ser um projeto com senso de comunidade, ninguém ficou zoando o plantão. E eu confiei nisso mesmo pra lançar isso rápido. De 200 comentários, excluí 3 com suspeita de spam.
Dito isso, percebi que as avaliações sem comentários são muito genéricas e inconclusivas. Então também tive que caminhar nesse sentido.
DITO ISSO, O QUE FIZ DE NOVO?
Agora adicionei os bairros de Magé, ajustei uns bairros faltantes no Rio de Janeiro, adicionei todos de São Paulo/Capital. Algumas cidades realmente estão "overdivididas", mas não tenho braço nem ferramental pra normalizar isso hoje, infelizmente (ganho 0 com esse projeto, então quanto mais próximo de 0 eu estiver, mais tranquilo vai ser pra mim).
Além disso, os comentários agora vão ser obrigatórios. Acredito que isso vá diminuir um pouco a frequência das reviews, mas é importante que eu aumente o número de reviews fiéis nesse momento.
O QUE VOU FAZER NAS PRÓXIMAS SEMANAS?
Galera, se chegarmos a 500/600 reviews, eu libero o dashboard. Tá muito bonitinho e tô muito empolgado. Muito bom usar dados a nosso favor. Mas vamos continuar engajando, é um projeto muito promissor mesmo.
Sigo atualizando a trajetória com vcs daqui pro fim do ano. Acho que isso que é o tal do #buildinpublic, né?
Boas festas 🎄