Executando verificação de segurança...
26

Aprendizados de ter criado uma plataforma em um fim de semana

Pra quem não me segue ou só não viu, há uma semana atrás decidi publicar o bomdemorar.com, um projeto de comunidade mesmo, pra avaliação de bairros, e tá sendo muito interessante o processo até agora.

Primeiramente, galera, obrigado pela força! Eu planejava um dashboard mas não tinha dados o bastante pra isso de início, mas estamos muito próximos de ter! Hoje já temos 200 reviews na plataforma por todo o Brasil! Isso com a plataforma já carregando alguns problemas, que já vou comentar abaixo:

QUAIS ESTÃO SENDO MEUS DESAFIOS?

  • Desafio número 1: O que é um bairro? Distrito? Cidade? Região administrativa?
    Quando comecei a puxar os bairros pra inputar na plataforma (via correios) percebi inúmeras incongruências entre as fontes. Eu fui nascido e criado em Alcântara, São Gonçalo, e meu bairro lá era chamado Pedro Alcântara (??? eu nunca ouvi falar nesse nome). Além disso, outros bairros próximos estavam sendo subdivididos em 3, bem como algumas cidades em São Paulo que também recebi feedbacks.
    Em Brasília, não temos bairros, e sim regiões administrativas da CIDADE Brasília, então tive que tratar individualmente essa questão também.
    Outras fontes, como a Brasil API, traziam dados de maneiras diferentes.

  • Desafio número 2: Não dá pra confiar de olhos fechados numa fonte externa
    Acho que meu maior aprendizado aqui foi ver que mesmo puxando um dataset atualizado da lista de bairros do próprio correios e normalizando esses dados, muita coisa faltou. Recebi feedbacks de todos os bairros da cidade de Magé faltando, todos da cidade de São Paulo (devo ter perdido dezenas de reviews por conta disso), e percebi que algumas cidades de Roraima também estão faltantes.
    Sim, temos 18400 bairros inputados e mesmo assim falta. Porque é complexo o entendimento do que é um bairro. Tanto que se pesquisar na internet "quantos bairros temos no país" vamos encontrar diversos números diferentes.

  • Último desafio (e o mais tranquilo): Evitar spam
    Eu não peço nada pro usuário criar uma avaliação, então, a chance de spam era alta. Mas é muito maneiro que por ser um projeto com senso de comunidade, ninguém ficou zoando o plantão. E eu confiei nisso mesmo pra lançar isso rápido. De 200 comentários, excluí 3 com suspeita de spam.
    Dito isso, percebi que as avaliações sem comentários são muito genéricas e inconclusivas. Então também tive que caminhar nesse sentido.

DITO ISSO, O QUE FIZ DE NOVO?

Agora adicionei os bairros de Magé, ajustei uns bairros faltantes no Rio de Janeiro, adicionei todos de São Paulo/Capital. Algumas cidades realmente estão "overdivididas", mas não tenho braço nem ferramental pra normalizar isso hoje, infelizmente (ganho 0 com esse projeto, então quanto mais próximo de 0 eu estiver, mais tranquilo vai ser pra mim).

Além disso, os comentários agora vão ser obrigatórios. Acredito que isso vá diminuir um pouco a frequência das reviews, mas é importante que eu aumente o número de reviews fiéis nesse momento.

O QUE VOU FAZER NAS PRÓXIMAS SEMANAS?

Galera, se chegarmos a 500/600 reviews, eu libero o dashboard. Tá muito bonitinho e tô muito empolgado. Muito bom usar dados a nosso favor. Mas vamos continuar engajando, é um projeto muito promissor mesmo.

Sigo atualizando a trajetória com vcs daqui pro fim do ano. Acho que isso que é o tal do #buildinpublic, né?

Boas festas 🎄

Carregando publicação patrocinada...
2

Sério, transformar uma ideia em algo real em um fim de semana e já estar colhendo 200 reviews? Isso é de tirar o chapéu! A energia que você colocou nesse projeto é contagiante e mostra que a gente precisa mesmo é de gente que bota a mão na massa.

E essa saga dos bairros? É aí que a gente vê que a teoria é uma coisa, mas a vida real é outra completamente diferente. E essa diferença só aparece quando a gente decide construir algo, sair da mundo ideal e ir pra prática. Você tá aprendendo na raça e isso é uma das coisas mais valiosas que existe.

Agora, se me permite jogar lenha na fogueira... Já pensou em como a geolocalização dos bairros poderia transformar o bomdemorar.com?

Encontrar os limites certos é quase impossível, mas...O OpenStreetMap pode ser um ótimo ponto de partida. Imagine o seguinte: para cada bairro na sua base, você adiciona todos os endereços que existem dentro dele. Para cada endereço, você estima a latitude e longitude. Aí, você junta todos esses pontos e... voilà, você pode desenhar um polígono conectando-os.

É claro que isso não é perfeito – você vai ter que lidar com as áreas vazias ao redor das bordas, enclaves, exclaves, e um monte de outros pepinos. 😂 Mas é um começo.. Para transformar isso em algo realmente divertido, desenhe tudo enquanto experimenta e coleta mais dados. Mergulhe de cabeça no PostGIS e Leaflet.

Assim, você vai transformando tudo em um mapa interativo que talvez responda sua primeira pergunta: o que é um bairro?

E, falando em comunidade, que tal pedir ajuda aos usuários? Ao mesmo tempo em que inserem a avaliação, pode solicitar a geolocalização do bairro deles.

São só algumas ideias, mas o importante mesmo é que você não parou na teoria, você construiu algo real, enfrentou problemas reais e está aprendendo com tudo isso. Isso é o mais importante. Continue nessa pegada!

Um abraço e bons estudos!

1

O que eu tô estudando a API do maps ultimamente é brincadeira, mas não pensei numa ideia com uma profundidade como a sua... genial

É o tipo de ideia que só cresce com ajuda mesmo, quando eu conseguir deixar tudo bonitinho e open-source tenho certeza que vou ter muita ajuda de todos vcs

Muito obg mano!

1

Opa, Lucas, blz.

Muito interessante seu projeto.
Não cheguei a analisar o projeto mas acredito que a qualidade dos dados coletados podem ajudar
Ao invés de fazer umas distribuição quantitativa associar a uma lógica fuzzy a uma distribuição qualitativa seja de maior proveito.

A pergunta que você pode pensar quando for desenvolver novas funcionalidades poderia ser: O que eu gostaria de saber quando mudasse para um bairro novo?
Exemplos: Custo de vida, acesso a itens de consumo diário, acesso a serviços governamentais, acesso a meios de transporte, parques e etc.
Claro isso pode mudar de acordo com a região. Interior é diferente de capital. Com uma curadoria nas informações fornecidas pelos pode encontrar dados mais relevantes.

Sobre o correios acredito que não seja a fonte mais confiável.
O correios em algumas cidades tem cep único o que pode dificultar a obtenção doa bairros.

Já tentou procurar dados do ibge? Pode ser que consiga uma classificação um pouco melhor.
Acredito que no ibge possa encontrar uma classificação melhor para a definição de bairro.
Mas fazendo uma conta por baixo no Brasil existem mais de 5mil municípios. Se jogar uma média de pelo menos 5 bairros por município (centro, norte, sul, leste, oeste) seu sistema ainda carece de muita informação.

Boa sorte e sucesso.

1

Depois pode me dar uma explicação melhor sobre a lógica fuzzy? Conheço o algoritmo mas não entendi o que quis dizer exatamente.

Sobre o IBGE: Pode ser que seja melhor mas não consegui buscar os dados da maneira que eu queria lá

1

Lucas, desculpe acho que confundi os conceitos.
Geralmente fazemos a pontuação em números. Mas pode ser melhor apresentar como palavras para o usuário.
Exemplo policiamento: Inexistente, Baixo, Insuficiente, Suficiente e Adequado. Esses conceitos pode ser melhor pra obter a informação corredor usuário.
Mas no fim é ruim para estabelecer uma nota, e não sei exatamente como poderia ser realizado.
A ideia que quis expressar é que a nota pode variar de acordo com outros relacionamentos, um bairro com alto índice de comércio precisa de um policiamento maior do que um bairro residencial. Mas isso não significa que o policiamento é inadequado.

Última vez que vi os dados do IBGE eles separavam em planilhas.
Teria que dar um tratamento dos dados pra obter informações mais acertivas.

1

Maneirissimo o projeto, está usando qual stack na tecnologia?

Fui avaliar meu bairro e na hora de passar para a página 2 o site congelou em tela branca kk

Uncaught TypeError: Cannot read properties of undefined (reading 'map')

Se quiser um parceiro de desenvolvimento para trocar ideia, só chamar :)

1

Python de olhos fechados. os franeworks, não sei.
primeiro: pelo tipo do erro que você mencionou.
segundo: pelo linguajar dele ao falar "dataset" e "normalização". A formação dele é na área de dados, e se usa comumente python pra isso.

1
1
1
1

Salve Lucas, tudo certo?

Irmão, achei muito top a idéia, inclusive, fui buscar o meu bairro, e minha cidade (Garopaba - SC) não tá inclusa ksks

Dito isto, o app foi feito em Angular? Achei muito promissor, e aproveitando, se tiver aceitando ajuda pra desenvolver e testar, pode me chamar aqui ou por e-mail.

Boas Festas! 🥂

1
1

Vite com qual framework? React? Angular?
Com Vite da pra usar vários frameworks.
Muito top seu projeto, já escrevi uma avaliação pra minha cidade na sua outra publicação.

1