Executando verificação de segurança...
16

🍁O que tenho aprendido com minha mudança para o Canadá, sendo um Dev Senior Full Stack ?

Muitos me perguntam então decidi compartilhar como têm sido esta experiência na terra do Maple!

Quando decidi me mudar para o Canadá, sabia que seria uma experiência desafiadora, mas não tinha ideia do quanto eu iria aprender como Dev Senior Full Stack. Tive a oportunidade de trabalhar em excelentes empresas e participar de projetos incríveis e também desafiadores em minhas próprias empresas ou startups. Mas a mudança de país me mostrou um mundo totalmente diferente.

A primeira coisa que percebi é que a cultura de trabalho no Canadá é muito mais leve do que no Brasil. O trabalho remoto já é uma opção popular antes mesmo da pandemia, e a flexibilidade no horário de trabalho é muito mais comum do que eu estava acostumado. No entanto, a produtividade é tão alta quanto em qualquer outro lugar - a diferença é que as pessoas são mais respeitadas e valorizadas como indivíduos e como profissionais. Sua hora, minuto e segundos têm valor !

Além disso, o Canadá tem uma grande diversidade cultural e isso se reflete também no ambiente de trabalho, onde as pessoas de diferentes países, etnias e origens interagem e se ajudam. Isso me ensinou a valorizar ainda mais a inclusão e a compreensão das diferenças.

Outra ponto que percebi logo que cheguei é que o mercado de tecnologia no Canadá é muito promissor, seja em grandes centros como Toronto e Vancouver ou também em pequenas cidades como Kitchener-ON, onde moro. Existem muitas oportunidades para desenvolvedores e em cada esquina tem empresas dispostas a inovar e investir em tecnologia. Na verdade me surpreendi em caminhar por ai e ver Google, Oracle, EA Games, e muitas outras logo alí, como se fosse uma Startup. É incrível ver como tecnologia é apoiada também pelo país, provícias e cidades. Confesso que me fez pensar como teríamos empresas globais em cada canto do Brasil se o incentivo fosse proporcional ao que vejo por aqui. Temos devs estremamente talentosos e startups que precisam apenas de um empurrãozinho para decolar. Alías, por aqui, Dev Brasileiro é a cereja do bolo como me disse uma consultora de carreira canadense.

Por fim, aprendi que a qualidade de vida no Canadá é excelente e que eles prezam isto mais do que tudo. O país tem uma paisagem maravilhosa, muita natureza, segurança e infraestrutura independente to tamanho da cidade. Como estão acostumado com essa pluralidade de pessoas e precisam mesmo disto, a cultura é de acolhimento e isso proporciona um tranquilidade e equilíbrio diferentes. O que melhorou minha produtividade e qualidade de vida demais !

Ah ! Mas e o clima ?
Esqueça pois isso está longe de ser um problema. Tudo é adaptado e está preparado para cada estação. Para ser honesto, já passei mais frio no Brasil nas "friacas" repentinas de Minas Gerais :)

Obviamente que nem tudo são flores e claro que existem problemas, dificuldades e nem todo mundo quer você por aqui (rs). Mas posso dizer que são minoria e os benefícios, para mim até o momento, superam isso fácil.

Minha mudança para o Canadá foi uma das melhores decisões que já tomei. Como Dev Senior Full Stack aos 41 anos, tenho aprendido muito sobre novas culturas, mercado de trabalho agressivo, profissionalismo, qualidade de vida e sobre o quanto é gratificante sair da zona de conforto e se desafiar. Recomendo a todos os desenvolvedores de tecnologia que buscam desafios, a considerar a mudança para o Canadá. Esta escolha pode te surpreender e mudar sua vida completamente, como tem mudado a minha !

Carregando publicação patrocinada...
1

Experiência muito bacana! Eu sinto que o Brasil se preocupa muito pouco com tecnologia. Não é a toa que muitos talentos de todas as áreas acabam indo embora para outros países.

1
1
2

Que legal que tenha gostado faugus. Meu intuito com este conteúdo foi exatamente isto porque por muitos anos achei que este poderia ser um sonho distante ou muitas vezes impossível mas não é. Correndo atrás é totalmente possível !

Grande abraço e obrigado mais uma vez ;)

1

Eu quem agradeço! Você foi grande ao trazer este conteúdo e sendo honesto para comigo e com quem amo, usarei seu post como referência.
Obrigado mesmo! :))

2
1
1
1

Dahora demais Olavo ... gostaria de dicas para aprender Inglês ... no fundo temos tantas opções de cursos hoje em dia ... mas como que tu fez ? 🤟🤟

1

Fala eduardoml blz ?
Vou te falar que hoje existe uma infinidade de opções para evoluir o inglês.
Mas antes de te dizer qualquer coisa preciso te contar que :

_ Nós ( me incluo nesta ), brasileiros, nos preocupamos demais em "ser fluente" e falar perfeitamente. Não se apegue a isso. Procure sim evoluir seu inglês mas leva tempo e você deve ter como foco se comunicar. Fazendo o outro te entender é o inglês que você precisa para praticamente todas as posições.

Dito isto rs

O básico funciona muito bem :

  • Séries e filmes em inglês e se possível ( ou gradativamente ) com legenda em inglês;
  • Livros e artigos online. Se você não tem costume de lê-los adicione ao seu dia a dia. Não precisa começar com nada extraordinário. Pegue um tema que você gosta. Se curte mangá, quadrinhos, etc. Focar em temas que você gosta e tem familiaridade vai facilitar muito seu aprendizado e aumentar seu contato com o inglês no dia a dia.
  • Existem muitos apps, grupos online ou offline de conversação ( geralmente em bibliotecas ). NÂO fique com medo deles. Todo mundo por lá está aprendendo e/ou disposto a aprender ou ensinar. Além de aprimorar seu inglês você fará grandes amizades e expandirá seu networking.
  • E por fim, o que funciona muito bem para mim são Podcasts. Você sempre pode ouví-los no transito, a caminho do trabalho ou em horas livres. Ajudam muito a aprimorar seu ouvido.

A maioria das opções ( ou todas ) são grátis e você consegue iniciar já. Vai pra cima !

Fiz alguns cursos, fiz preparatório para provas de proficiência e posso te dizer que até hoje sigo todas as dicas que eu te disse acima. Como eu disse anteriormente ... takes time :)

1
1
1
1
1

Muito legal a sua experiência.
Sou engenheiro de produção e a 4 anos estudo programação. Estou me mundando para Calgary em agosto e meu plano é fazer de vez a transição para dev.
Irei iniciar como junior e com ingles daquele jeito, mas sei que estou me preparando bem. :)

obs.: apenas complementando, nao consegui uma vaga, minha esposa vai estudando e eu com permissão de trabalho

1

Sensacional Rafael.
Muito sucesso em sua jornada.
Ja que vai para Calgary não deixe de seguir o Joel do @twocanada. Tem muitas dicas boas por la.

Avalie também a VanHack. Recrutam muitos brasileiros. Quem sabe não encontra um caminho através deles. Seria um ótimo shorcut para o PR sem contar na economia com College.

Me connect no LinkedIn e se precisar de algo estou a disposição.

Ja fico por aqui na torcida e mandando as melhores energias.

Grande abraço

1
1

Muito bacana esse seu ponto de vista, principalmente sobre o frio. Sou de Varginha, também de Minas Gerais e quando faz frio, realmente é de doer! Esses dias, assistindo um curso sobre carreira internacional da Rocketseat, um dev que está trabalhando pra Alemanha chegou a comentar que o ritmo é muito mais tranquilo que o do Brasil e EUA, que não existe esse senso de "essa task é pra ontem", que lá as tarefas são muito mais bem definidas e com tempo para desenvolvimento e testes, isso também acontece no Canadá?

Só mais uma dúvida, você se mudou já empregado ou se mudou com foco em arrumar um novo emprego aí?

Meus parabéns pelo post!

2

Marcos o ritmo é totalmente diferente do nosso no Brasil. A gente percebe logo de cara mesmo quando precisa de contratar serviços. O "pra ontem" aqui não funciona rs

Me mudei através da Startup que abri por aqui !

Fico feliz que tenha gostado e espero que ajude de alguma forma.
Grande abraço Marcos. Tmj !!!

1
1
1
1