🍁O que tenho aprendido com minha mudança para o Canadá, sendo um Dev Senior Full Stack ?
Muitos me perguntam então decidi compartilhar como têm sido esta experiência na terra do Maple!
Quando decidi me mudar para o Canadá, sabia que seria uma experiência desafiadora, mas não tinha ideia do quanto eu iria aprender como Dev Senior Full Stack. Tive a oportunidade de trabalhar em excelentes empresas e participar de projetos incríveis e também desafiadores em minhas próprias empresas ou startups. Mas a mudança de país me mostrou um mundo totalmente diferente.
A primeira coisa que percebi é que a cultura de trabalho no Canadá é muito mais leve do que no Brasil. O trabalho remoto já é uma opção popular antes mesmo da pandemia, e a flexibilidade no horário de trabalho é muito mais comum do que eu estava acostumado. No entanto, a produtividade é tão alta quanto em qualquer outro lugar - a diferença é que as pessoas são mais respeitadas e valorizadas como indivíduos e como profissionais. Sua hora, minuto e segundos têm valor !
Além disso, o Canadá tem uma grande diversidade cultural e isso se reflete também no ambiente de trabalho, onde as pessoas de diferentes países, etnias e origens interagem e se ajudam. Isso me ensinou a valorizar ainda mais a inclusão e a compreensão das diferenças.
Outra ponto que percebi logo que cheguei é que o mercado de tecnologia no Canadá é muito promissor, seja em grandes centros como Toronto e Vancouver ou também em pequenas cidades como Kitchener-ON, onde moro. Existem muitas oportunidades para desenvolvedores e em cada esquina tem empresas dispostas a inovar e investir em tecnologia. Na verdade me surpreendi em caminhar por ai e ver Google, Oracle, EA Games, e muitas outras logo alí, como se fosse uma Startup. É incrível ver como tecnologia é apoiada também pelo país, provícias e cidades. Confesso que me fez pensar como teríamos empresas globais em cada canto do Brasil se o incentivo fosse proporcional ao que vejo por aqui. Temos devs estremamente talentosos e startups que precisam apenas de um empurrãozinho para decolar. Alías, por aqui, Dev Brasileiro é a cereja do bolo como me disse uma consultora de carreira canadense.
Por fim, aprendi que a qualidade de vida no Canadá é excelente e que eles prezam isto mais do que tudo. O país tem uma paisagem maravilhosa, muita natureza, segurança e infraestrutura independente to tamanho da cidade. Como estão acostumado com essa pluralidade de pessoas e precisam mesmo disto, a cultura é de acolhimento e isso proporciona um tranquilidade e equilíbrio diferentes. O que melhorou minha produtividade e qualidade de vida demais !
Ah ! Mas e o clima ?
Esqueça pois isso está longe de ser um problema. Tudo é adaptado e está preparado para cada estação. Para ser honesto, já passei mais frio no Brasil nas "friacas" repentinas de Minas Gerais :)
Obviamente que nem tudo são flores e claro que existem problemas, dificuldades e nem todo mundo quer você por aqui (rs). Mas posso dizer que são minoria e os benefícios, para mim até o momento, superam isso fácil.
Minha mudança para o Canadá foi uma das melhores decisões que já tomei. Como Dev Senior Full Stack aos 41 anos, tenho aprendido muito sobre novas culturas, mercado de trabalho agressivo, profissionalismo, qualidade de vida e sobre o quanto é gratificante sair da zona de conforto e se desafiar. Recomendo a todos os desenvolvedores de tecnologia que buscam desafios, a considerar a mudança para o Canadá. Esta escolha pode te surpreender e mudar sua vida completamente, como tem mudado a minha !