Como ser um melhor liderado?
É isso mesmo. Melhor liderado. Normalmente vemos aos montes conteúdos de como liderar, como ser um melhor líder. E isso é ótimo. Precisamos cada vez mais de melhores líderes.
Mas... o líder também precisa de um bom time e por "bom" ultrapassa e muito apenas as conhecidas "hard skills".
Bom, antes de tudo precisamos entender o motivo de estarmos em um time. Acha óbvio a resposta? Talvez não seja tão assim. E o motivo para isso talvez uma adaptação do termo financeiro "second level thinking" ou "segundo nível de pensamento", criado por Howard Marks. Em resumo é pensar diferente e um pouco além do convencional. Não vou me estender, vou deixar o link do próprio falando sobre.
Como isso se aplica?
Você está em um novo time, mas qual sua missão dentro do time? Obviamente, executar de forma bem feito tuas tarefas, certo? Certíssimo. Mas só?
Teu objetivo principal é facilitar a vida dos teus colegas de equipe.
Exemplo? Teu líder é obviamente extremamente ocupado, o que muitas vezes pode implicar uma certa distância da equipe. Acredite em mim, ele sabe disso e isso incomoda ele.
O que pode ser feito para ajudar? Sabe lidar com cliente? Converse com ele, tome a frente de reuniões que ele não possa estar. Se torno co-dono do projeto, procure entender o que teus colegas estão trabalhando e em que pode ajudar.
Em determinados momentos, pode ser necessário que você lidere a daily. E naturalmente isso acontecerá.
Espera aí... mas isso é trabalho de líder e eu não sou pago pra isso!
Quantas vezes ouvimos isso?
E eu posso falar por experiencia própria. Nunca recebi uma promoção de cargo que eu já não estava atuando ou mostrando ser capaz de exercer antes da oficialização.
Esse tipo de pensamento é o motivo que muitos de nossos colegas reclamam de não receber o sonhado aumento, ou promoção.
Se apresente para ser útil dentro do time. Fazer bem feito tuas tarefas é um excelente começo, mas é o começo e é o que esperam de você. Essa é a verdade.