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Como ser um melhor liderado?

É isso mesmo. Melhor liderado. Normalmente vemos aos montes conteúdos de como liderar, como ser um melhor líder. E isso é ótimo. Precisamos cada vez mais de melhores líderes.
Mas... o líder também precisa de um bom time e por "bom" ultrapassa e muito apenas as conhecidas "hard skills".

Bom, antes de tudo precisamos entender o motivo de estarmos em um time. Acha óbvio a resposta? Talvez não seja tão assim. E o motivo para isso talvez uma adaptação do termo financeiro "second level thinking" ou "segundo nível de pensamento", criado por Howard Marks. Em resumo é pensar diferente e um pouco além do convencional. Não vou me estender, vou deixar o link do próprio falando sobre.

Como isso se aplica?

Você está em um novo time, mas qual sua missão dentro do time? Obviamente, executar de forma bem feito tuas tarefas, certo? Certíssimo. Mas só?
Teu objetivo principal é facilitar a vida dos teus colegas de equipe.

Exemplo? Teu líder é obviamente extremamente ocupado, o que muitas vezes pode implicar uma certa distância da equipe. Acredite em mim, ele sabe disso e isso incomoda ele.
O que pode ser feito para ajudar? Sabe lidar com cliente? Converse com ele, tome a frente de reuniões que ele não possa estar. Se torno co-dono do projeto, procure entender o que teus colegas estão trabalhando e em que pode ajudar.
Em determinados momentos, pode ser necessário que você lidere a daily. E naturalmente isso acontecerá.

Espera aí... mas isso é trabalho de líder e eu não sou pago pra isso!

Quantas vezes ouvimos isso?
E eu posso falar por experiencia própria. Nunca recebi uma promoção de cargo que eu já não estava atuando ou mostrando ser capaz de exercer antes da oficialização.
Esse tipo de pensamento é o motivo que muitos de nossos colegas reclamam de não receber o sonhado aumento, ou promoção.
Se apresente para ser útil dentro do time. Fazer bem feito tuas tarefas é um excelente começo, mas é o começo e é o que esperam de você. Essa é a verdade.

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Ótimo tópico.
Realmente a mentalidade pode se tornar sua amiga ou inimiga.
Quando começamos a abrir nossos horizontes na linha de pensamento alcançamos muito mais resultados e progresso.
Obrigado pelo conteúdo.

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Acredito que essa seja a melhor forma de ter munição para justificar uma promoção ou aumento, se mostrar disposto é uma excelente forma de crescimento profissional

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Exatamente isso! Hoje eu estou justamente nessa posição que você citou, fui assumindo novas responsabilidades e foi acontecendo de forma natural sem nada programado, com isso ja estão programando uma mudança de cargo para o proximo ano!

Mas por que isso?
Acredito que por eu ter demonstrado ser capaz de assumir novos desafios e conseguir liderar os outros colegas o gestor viu que eu poderia assumir outra posição no time, uma posição que o time precisa e ainda não tem. Nada disso foi planejado apenas aconteceu, pois, eu faco exatamente como esta nesse post!

Fica a dica galera!

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Muitas pessoas pensam que devem exercer uma tarefa de liderança APENAS quando se tornarem líderes, mas esse tipo de pensamento é exatamente a barreira entre essas pessoas e a promoção que tanto sonham, e que provavelmente nunca chegará.

Pensar dessa forma é o mesmo que dizer "Quero colher e comer da minha colheita, sem plantar um único grão".

Em contrapartida, se as pessoas puderem enxergar em você as capacidades (mesmo que em estado iniciante) de liderança com certeza lembrarão de você assim que a oportunidade surgir. Quando a oportunidade aparecer e você estiver preparado, a promoção será apenas uma consequência!

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É isso mesmo cara. Muitas vezes as pessoas colocam a culpa na gestão - e muitas vezes a culpa é mesmo da má gestão - mas há situações em que os liderados conseguem facilitar o trabalho como um todo, dele e do restante da equipe. Isso é particularmente mais fácil quando existe uma noção do todo, ou de pelo menos parte do todo, entendendo como sua atividade atual se encaixa no que foi feito antes, no que vai ser feito depois e nos que nossos colegas estão fazendo em paralelo. Aqui entra o papel da gestão ou pelo menos o ambiente permitir esse tipo de noção mais abrangente.

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Acho que dois livros bem interessantes que se aplicam a esse tópico são "O que o CEO quer que você saiba" e o "The personal MBA", os 2 ensinam conceitos básico de negócios para as pessoas irem além nas suas funções primários de trabalho.

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Exatamente, cansei de ter dailys onde pouca coisa útil era realmente dita, chegava a pensar que essas cerimônias era coisa inútil e sempre reclamava, até que comecei por mim e a puxar o pessoal e deu muito certo, agora as dailys ficaram bem mais úteis.

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"Eu posso falar por experiencia própria. Nunca recebi uma promoção de cargo que eu já não estava atuando ou mostrando ser capaz de exercer antes da oficialização."

Nunca tinha parado pra pensar nisso, faz sentido.

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Muito bom, principalmente quando o líder é ausente, voce pode se juntar com colegas e tentar enteder um pouco mais do projeto antes de talvez precisar de um tempo com o seu lider.

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No fim do dia, o liderado é líder de algo também, mesmo que seja apenas daquele pedacinho de código que ele tá criando ou dando manutenção. Nesse ponto é que realmente conseguimos enxergar nos liderados essa faísca de autonomia e proatividade e da mesma forma os perfis que não ser passivos e acabar tendo dificuldades no time.

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