Executando verificação de segurança...
29

O que eu ganhei abrindo uma newsletter no Linkedin

Faz um mês, ou algo próximo disso, que eu abri a newsletter Desprogramando a Programação no Linkedin. Quero compartilhar com vocês o que ganhei neste mês e principalmente contar as vantagens que ESCREVER me trouxe todo esse tempo.

Todo esse tempo? Mas você só escreve há um mês...

Então... não. Na verdade, eu escrevo desde 2011, quando tentei, pela primeira vez, uma faculdade na área de TI e queria fixar meus conhecimentos adquiridos em aula.

Na época, eu abri um blog no Wordpress e "taquei o pau". O conteúdo era o mais raso possível: lógica básica de programação.

Desde então, escrever sempre foi o meu hobby: desde um blog cristão que tive naquela época até alguns livros de crônicas que publiquei no Wattpad.

Treze anos escrevendo me trouxe alguns benefícios que gostaria de trazer aqui.

Benefícios que você ganhará quando começar a escrever e publicar

  • Minha comunicação melhorou muito. Tanto a escrita quanto a falada. Escrever te ajuda a colocar as ideias no lugar, te ajuda a organizar os pensamentos de uma maneira lógica. Quando você está escrevendo para um público (não conte aqui um diário ou coisas do tipo que ninguém vai ler), você está preocupado em se fazer entender. De certa forma, é como programar: você está procurando as melhores palavras e a melhor combinação lógica para que sua mensagem seja "compilada" sem falhas na cabeça do leitor.
  • Minha fala em público melhorou. Escrever me ensinou, como disse acima, a organizar minhas ideias. E isso, por consequência, me ajudou em situações onde preciso falar em público: seja em um trabalho na faculdade, seja na daily. Escrever te ajuda a ficar bom em defender pontos de vista.
  • Escrever te ajuda a internalizar conhecimento. Não sei o quanto de ciência há naquela maxima de que "ensinando você aprende mais", mas o fato é que, quando você tenta organizar logicamente aquilo que você acredita dominar, fica claro se te falta alguma lacuna ou se algo só faz sentido na sua cabeça. Em outras palavras: se te falta domínio em determinado assunto, vai ficar bem claro quando você tentar escrever sobre.
  • Escrever melhorou minhas habilidades de pesquisa. Quando você está focado em escrever sobre algo e percebe que não domina o assunto de forma suficiente, você se vê obrigado a buscar essas informações. E até quando você tem certeza de que domina, você se vê obrigado a procurar informações para validar, fazer o fact-checking pra não passar vergonha. E quantas vezes eu me estrepei, descobrindo que aquilo que eu tinha certeza que era verdade... Eram só vozes da minha cabeça, mesmo...
  • Escrever me ajudou a conhecer pessoas. Em todas as minhas empreitadas no mundo da escrita, sempre fui levado, graças aos meus textos, a conhecer gente nova, com os mesmos interesses, que tinha algo a me acrescentar (aliás, conheci minha esposa assim... vê se pode!). Ainda mais em ambientes como o Linkedin, escrever pode ser uma excelente forma de melhorar o networking.

Minha jornada escrevendo no Linkedin

O objetivo da newsletter é bem simples: falar, da forma mais simples possível, sobre o pipeline da TI, passando por frontend, back, infra, dados, seguranca, UX e tudo mais.

Eu tenho em mente que a pessoa que está lendo não é da área e pouco sabe sobre o assunto. Então, me esforço ao maximo para dar exemplos que deixem o mais claro possível o que quero transmitir, evitando ao máximo o programês.

O que quero adquirir é a habilidade em falar sobre TI para quem não é de TI. Muitas das vezes, precisamos manter contato com pessoas das áreas de negócio e a coisa é triste: a pessoa quer saber como o problema dela será resolvido e nós estamos aqui, fazendo uma ode ao nosso framework favorito.

Acredito que postar sobre TI no Linkedin, considerando que tenho na minha rede muitas pessoas de outros empregos fora da área de TI vai me ajudar. E os feedbacks que recebo na plataforma (reações e comentários) vão me ajudar a entender se estou no caminho.

Números conquistados em um mês de newsletter no Linkedin

  • 12 publicações
  • 194 assinantes
  • 350 visualizações em artigos
  • 3200 impressões (em perfis de contatos)
  • 43 reações (curtidas e outras reações)

Concluindo

O objetivo desse texto é incentivar você, que pensa em começar a escrever algo e ainda não tirou a ideia do papel.

Apenas comece! Teste formatos, formas de se comunicar, teor dos textos. Conforme você for recebendo feedbacks, você certamente vai encontrar o seu estilo.

Vamos conversar sobre isso nos comentários. Conte suas experiencias e anseios sobre esse assunto.

Carregando publicação patrocinada...
4

Gostei da sua experiência, vejo que é de grande valia, principalmente porque você traz sua forma de pensar e estruturar as informações, isso ajuda mais pessoas a entenderem e por consequência gerar fatores que agregam, gerando uma evolução de diversos temas. Enfim, achei legal seu relato, penso em criar algum conteúdo.

E continue assim!

Assinei sua newsletter!

0
3
1

Muito importante documentar e compartilhar sua experiência, aprendi e aprendo muito com heróis desconhecidos da internet. Mas pessoalmente prefiro compartilhar num blog e depois compartilhar nas redes sociais por dois motivos: 1. Quando compartilho nas redes apenas usuários dela tem acesso ao meu conhecimento (isto está muito chato, não quero ficar criando contas em todas as redes sociais) e 2. qual o tipo de licença rege o conteúdo gerado. Quem é o dono deste conhecimento? Digamos que vc perca sua conta de forma temporária, você acaba perdendo o acesso ao seu conteúdo. E este seu conteúdo, não pode ser utilizado para treinar as IAs deles? São coisas para refletir. Sucesso.

1

Qualquer conteúdo que você posta na internet hoje está treinando alguma coisa. Infelizmente essa é a realidade com a qual teremos que nos acostumar.

E, como não tenho propósitos comerciais com a newsletter, então preferi escolher o linkedin pela facilidade em administrar. O objetivo, como disse no texto, é treinar minhas habilidades de abstração mesmo.

Agora, se eu tivesse (ou quanto eu tiver) objetivos comerciais com algum conteúdo, realmente sua indicação é a melhor: compre um dominio e nao deixe seu conteúdo atrelado a ninguém. Nunca se sabe quando um bilionario e um figurão do estado vão entrar em rota de colisão, não é mesmo? rsrs

2

Exato Bruno...temos que valorizar a nossa propriedade intelectual. Aceitamos os TOS sem nos atentar o que pode acontecer com nosso conteúdo. Sei que linkedin, medium ajudam na comodidade em administrar os conteudos, mas uma canetada os caras viram donos do seu conteúdo que você tanto lutou. Pensa com carinho em transformar em um livro tal conteúdo, ou fazer um backup no seu blog. Como dizia o Luke Smith, precisamos ser os senhores do nosso conteudo, nao os camponeses kkkk
https://www.youtube.com/watch?v=bdKZVIGRAKQ&t=0

sucesso na sua jornada.

1
1

Interessante essa forma de ver sobre a escrita. A gente acaba resumindo falar sobre TI à falar no nosso cercadinho para quem a gente tem em mente que já saiba do que a gente ta falando.

O que quero adquirir é a habilidade em falar sobre TI para quem não é de TI. Muitas das vezes, precisamos manter contato com pessoas das áreas de negócio e a coisa é triste: a pessoa quer saber como o problema dela será resolvido e nós estamos aqui, fazendo uma ode ao nosso framework favorito...

essa ideia aqui é algo que me incomoda bastante e hoje to em processo de aprender a me comunicar sem ser em "programadês".

2
1
1

Rapaz, você falou muito massa:

Escrever te ajuda a internalizar conhecimento. Não sei o quanto de ciência há naquela maxima de que "ensinando você aprende mais", mas o fato é que, quando você tenta organizar logicamente aquilo que você acredita dominar, fica claro se te falta alguma lacuna ou se algo só faz sentido na sua cabeça. Em outras palavras: se te falta domínio em determinado assunto, vai ficar bem claro quando você tentar escrever sobre.

E eu sinto isso também em outros momentos, ex: Quando estou com dúvida em algo, ai vou buscar tirar minha dúvida com algum colega do trabalho, e começo a escrever o que ta acontecendo e o que já tentei e simplesmente do nada, minha cabeça começa a fazer associações e resolver o problema sem eu precisar mandar mensagem pra a pessoa, eu resolvi o problema somente em tentar organizar as ideias de modo que a pessoa que vai ler entenda. Loucura né! Já aconteceu com mais alguém?

2
2

Engraçado a frequência com que isso acontece. Já me aconteceu muitas vezes de ir pedir ajuda com a solução de um bug e enquanto eu to falando o que ta acontecendo eu resolvo sozinho sem querer