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É importante se conhecer também.

Algumas pessoas, ao aprender a programar, por exemplo, escolhem uma linguagem de mais alto nivel (tipo Python e JS) e ficam descontentes ao verem a "mágica" acontecendo, mas sem saber como a mágica acontece.

Outras começam por linguagens como C e ficam desmotivadas por conta da falta de abstração.

Você é do tipo top-down (aprender o superficial e ir aprofundando) ou bottom-up (aprender o específico e depois as aplicações)?

Não saber uma resposta para essa pergunta é o que faz muita gente se perder no caminho do aprendizado.

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Se conhecer nos faz avançar para a metade do caminho do aprendizado...

Reconhecer suas forças e fraquezas no aprendizado pode potencializar o seu aprender.

Concordo demais que existe esta abordagem, eu pelo que sei gosto de aprender o que acontece por de trás das cortinas... mas confesso que quando desenvolvo em python dá até brilho nos olhos ver o quanto a abstração ali consegue nos alavancar hehehehe

Mas isso é uma coisa curiosa, o que será que faz as pessoas terem brilho nos olhos ao aprender o que acontecer no detalhe de um processo, mas ao passo que outras se encantam mais e mais pelo que acontece no alto nível da coisa?

Talvez seja mais uma vez o efeito organização específica que pode explicar o porque tem gente que se encanta com o detalhe e tem outros que se encantam com o todo... talvez seja só o momento de organização ou com certeza poderia ser qualquer outra coisa.

Isso é no mínimo curioso!

Muito obrigado por enriquecer essa publicação @obrunoanastacio!!

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Eu mesmo sou um desses. Comecei por C, e fiquei tão desmotivado em nao conseguir encontrar um uso real para um ponteiro que desisti... rsrs

Voltei depois de um tempo, e duas das linguagens que me ajudaram foram VBA (onde vc consegue ver a mágica acontendo na planilha, na sua frente), e Python (que te entrega um codigo de IA em uma linha).

Só então tive curiosidade em relacionar isso com C, estrutura de dados, algoritmos de ordenação e etc.., entender todo o fluxo, e minha cabeça explodiu! Tudo fez sentido.

Mas quanto tempo demorei pra conseguir fazer esse caminho... Se alguem tivesse me explicado o sentido das coisas antes, ou se eu tivesse percebido, não teria perdido tanto tempo entre idas e vindas.

Mas esses são os caminhos que só nós podemos fazer por nós mesmos, né?

Valeu pelo comehtario, tambem! :)

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Sensacional o seu relato! Eu já tive um caminho um pouco diferente, também comecei por C na faculdade e o professor trouxe as informações sobre ponteiros de forma simples e deixando claro todo seu uso e potencial de uso. Quando entendi o uso de ponteiros, desenvolver em C passou a se tornar prazeroso, no caso para criar projetinhos de terminal mesmo.

Até que passei a estudar Java e conheci o mundo da POO... me assustei hehehehe Procura ponteiros, structs, enfim, mas era diferente... então me adaptei e passei a gostar de Java, até criei alguns joguinhos e tudo mais!

Mas depois que obtive uma bolsa para outra faculdade no mesmo curso (Ciência da Computação) então o foco mudou, passou a ser python. E cara, mudou totalmente da água para o vinho.

O conhecimento consolidado dos fundamentos em C, o conhecimento consolidado dos fundamentos em Java, se tornaram principais fatores para eu ter aprendido Python de forma rápida e tranquila e potencializar essa linguagem para ser minha linguagem do coração, que agora posso criar praticamente tudo desde automações até a jogos, aplicativos mobile, sites, apis, ias, etc.

Mas todo este processo levou tempo, esforço e recursos, por isso é necessário se conhecer para não se desgastar nessa jornada.

Mas esses são os caminhos que só nós podemos fazer por nós mesmos, né?

Total mister! Cada caminho é exclusívo, por isso a área de tecnologia é demais!

Valeuuu mais uma vezzz 😆

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É verdade, saber ensinar também é uma das maneiras de aprender a aprender, pois você tem que saber se ensinar primeiro e depois repassar o conhecimento pra frente.

Aqueles que são conhecidos como "professores ruins" são os que não se ensinam bem, apenas leêm os slides ou são ríspidos falando pra gente ir por um caminho que ele não sabe explicar o porquê não ir...

Agora os bons professores são memoráveis, guardamos bem os conselhos deles e os levamos pra vida toda, pois eles souberam repassar o conhecimento aprendido com grande maestria!

Que fique registrado que sou grato a todos os meus professores, aos bons que me ensinaram o prazer de aprender e aos ruins, que me ensinaram o caminho que não seguir. 😄

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Isso me lembra o melhor professor que já tive.
Foi na graduação em Sistemas de Informação, nas disciplina Estruturas De Dados.
Ele buscava respeitar que pessoas tem formas diferentes de aprender.

  • A primeira nota era baseado em prova escrita, onde tinha algumas questões teóricas e outras práticas para aplicar as estruturas de dados estudadas.
  • A segunda nota era um seminário em grupo onde cada grupo estudava determinado tema e apresentava.
  • E a terceira um projeto prático aplicando uma das estruturas de dados solicitada.

O resultado é que as notas da turma foram bem equilibradas, teve gente com 9 na primeira e 5 na segunda por ser muito bom em sentar a bunda e estudar, mas ruim é apresentar um seminário.
Enquanto o contrário também aconteceu.

É preciso se conhecer para escolher as melhores estratégias de aprendizado.

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É indiscutível que existem pessoas que aprendem mais fácilmente de maneiras diferentes.

Eu por exemplo anoto tudo no celular e aprendo assim, porém conheço pessoas que só aprendem escrevendo em caderno.

Cada pessoa difere no jeito de aprender e é importando cada professor diferir também no jeito de ensinar.

Lembro que tinha professores que gostava de fazer recortes de revistas e fazia colagens para fazer desenhos de diversas formas como a aula dela (e não era aula de artes rsrsrs), porém tinha outros professores que preferiam escrever na lousa textos enormes e ainda outros que só traziam aulas com perguntas e respostas (o que eu acho sensacional e mais gosto).

Então esta é nossa missão de agora, de organizar nosso saber de alguma forma (confira aqui o que eu disse sobre o efeito organização) e passar ser gênios no aprender!