Executando verificação de segurança...
1

Cara, permita-me discordar.

Penso que é bem falacioso essa de que "faculdade não ensina a programar". Boas faculdades ensinam sim, e em 90% dos casos, ou mais, elas serão públicas.

Estive em duas delas — UFSCAR e FATEC/SP — e o ensino daquilo que é básico em computação é milhas de distância das eads de 100 reais.

Eu falo de arquitetura de computação, estrutura de dados, matemática, C, engenharia de software e afins.

Realmente, essas faculdades não ensinam React pra ninguém, mas ensinam o que importa de vdd.

Por infelicidades da vida, não consegui terminar nenhuma das duas faculdades que citei. Só agora, com quase 40 anos, consegui meu primeiro emprego na área. E pra subir na empresa, estou em uma EAD mesmo, pelo diploma. É bypass em cima de bypass, mas pelo menos o que importa, eu já aprendi onde se ensina de vdd.

Carregando publicação patrocinada...
1

Também acredito que as faculdades, universidades são centros em que você tem a oportunidade de conviver e aprender junto com mais pessoas que buscam o mesmo propósito de aprender algo. Não têm como te ensinar tudo que você gostaria, mas, se estiver perdido, podem te mostrar um dos muitos caminhos. Além disso, desta convivência, você estabele laços com os futuros profissionais que sairão da instituição.

Se eu pudesse, te daria uma sugestão: procure usar os recursos acadêmicos que te oferecem para seu crescimento profissional, como se fosse o usuário de uma caixa de ferramentas emprestada. Não se deixe dominam por questões paralelas que minam determinadas instituições, tomando o bem intangível mais precioso que possui: o seu tempo de aprender. Se você tem a habilidade de aprender tudo sozinho, vai entender. Enfrentar qualquer nova linguagem de programação não será difícil para você, principalmente nos dias de hoje face a diversidade de materiais que estão disponíveis gratuitamente.

Quem faz a fama (boa ou ruim) de determinada instituição são as atitudes seus membros.

1

Tudo certo descordar, cada um tem a visão de acordo com as experiências passadas.

Eu moro no interior, e aqui ou você vai para uma universidade pública na cidade vizinha (que possuia bacharelado em sistemas da informação e o mec suspendeu, não podem mais ofertar o curso) ou alguma UNIesquina ead.

Pra quem não sabe muita coisa, ou possui dificuldade de aprender sozinho, uma faculdade vai sim te dar o norte e ensinar fundamentos. Mas nada que você não aprenderia se fosse por conta. O conhecimento não está guardado restrito lá na universidade.

Eu conheço varias pessoas formadas em algum curso na área de ciências tecnológicas que sequer trabalham na área. Alguns não aprenderam nada e não buscaram por fora. Outros não tinham interesse na área, só terminaram passando na média para não perder o tempo que estiver lá.

Eu acredito que é importante sim, mas não é preponderante. Conheço muitos devs que nem faculdade tem.

1