Programação na realidade virtual
Como vocês sabem, programadores gostam de ter bastante monitores, proem nem todo mundo tem dinheiro para isso, mas o VR pode ajudar a resolver isso.
Com alguns apps em VR como BigScreen, Virtual Desktop, Immersed e vSpatial podemos ter vários monitores na nossa frente com a tamanho que quisermos e em qualquer lugar.
Além disso, os "VRs tudo em um" podem te ajudar a ter um setup portátil também, já que você pode usar praticamente em qualquer lugar e ter todos seus monitores lá, basta ter uma conexão de internet.
Agora se você gosta de olhar a vida real, ou precisa prestar atenção ao seu redor enquanto esta programando por qualquer motivo, o novo Quest Pro pode te ajudar nisso.
Como ele vem com câmeras coloridas, funciona muito melhor com a realidade aumentada, comparado com o seu antecessor Quest 2 que mesmo tendo a opção de realidade aumenta, era de qualidade inferior e em preto em branco.
Mas com Quest Pro você pode ter uma percepção que os monitores estão na "vida real"
E a parte ruim ?
Ok, nem tudo é bom no VR, tem alguns problemas que vou listar aqui:
-
Preço
Mesmo que tenha baixado muito de uns anos para cá, ainda sai bem caro. -
Bateria
Supondo que você vai querer usar em vários lugares, vai ter que ser um "VR tudo em um", e o mais famoso hoje em dia é o Quest 2, que tem um tempo médio de bateria de 3 horas, o que é um grande problema se for usar para programar, porem você pode ligar ele em um Power bank, aumentando o tempo disponível para uso. -
Enjoou
Eu pessoalmente não sinto enjoou de usar o VR, mas já vi várias pessoas relatando ter algum tipo de incomodo. -
Teclado e Mouse
Sei que muitos conseguem, mas eu não consigo usar perfeitamente o teclado sem olhar o local das teclas e isso é um problema no VR, no caso do Quest 2 se você usar um dos teclados selecionados por eles, você o verá dentro do VR, porém mesmo assim você não verá o mouse e pode se perder um pouco toda vez que for usar ele.
Conclusão
Eu ainda não tentei usar meu Quest 2 para programar, mas acho que é uma ideia que pode dar certo. Mas e aí, qual a opinião de vocês sobre isso?