Executando verificação de segurança...
6

Como eu me dei mal sendo produtivo demais..

CALMA!! Povo, eu sei que ser produtivo é algo ótimo para desenvolvimento pessoal, redução de estresse, etc. Mas - como nem tudo são flores - o excesso de produtividade pode resultar em problemas físicos e mentais gravíssimos. Hoje falaremos um pouco sobre isso.

Produtividade compulsiva

Sim.. eu era um desses que sofria com isso. E, talvez até mesmo você esteja passando por isso neste exato momento, mesmo sem perceber.
As pessoas que sofrem com essa compulsão acreditam que precisam se esforçar ao máximo para atingir metas e objetivos, quando na verdade precisamos ter mais controle sobre o nosso tempo e ações. O que eu quero dizer é que, quanto mais produtivo você for, mais vulnerável você pode ficar (falo por experiência própria hauahauhau).

Vulnerável a que?

Aqui estão alguns - de muitos - pontos negativos que a produtividade em excesso pode proporcionar para um indivíduo:

Saúde mental

  • Ansiedade: esse foi o primeiro ponto negativo que "notei" em mim mesmo quando caiu minha ficha. O foco excessivo prejudica a interação social, uma vez que resulta no distanciamento de amigos e familiares. Sem contar a mudança de humor que ocorre constantemente, seja no trabalho ou até mesmo em casa. Fontes: Workhuman Calendar
  • O famoso burnout: é óbvio que o burnout não ficaria de fora dessa lista! De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review realizada em 2019, o excesso de produtividade pode levar ao burnout, causando exaustão física e mental.

Como eu me livrei dessa compulsão.

  • Definir horários específicos para realizar seus trabalhos/estudos é a principal tarefa a se fazer. Essa foi a principal "contribuição" que me ajudou nessa tarefa. Uma vez que os horários foram definidos, consegui ter um maior controle sobre minhas ações e "desejos".
  • A autoavaliação vai te ajudar com isso, eu juro! Ela te ajudará a se "automonitorar" (não faço ideia se esse termo existe hauahauahau), isso é, vai ajudar você a ajustar seus projetos conforme o necessário naquele momento, mantendo um equilíbrio saudável para si.
  • Fazer um "roadmap" sobre as melhores decisões a se tomar em relação a produtividade excessiva. Ou seja, defina limites - se possível.. - e horários para a realização de projetos e trabalhos.
  • Usar a técnica de pomodoro te ajudará a manter o foco e estabelecer limites de tempo, além de permitir pausas (que vão de 5 a 25min, fica a sua escolha..) regulares, ajudando a prevenir o burnout!

Finalmente o fim :)

Sei que isso pode estar simplesmente horrível, mas leve em conta que é minha primeira vez fazendo um textão desse hauhauah. Caso algo esteja errado (com certeza tem algo errado hauahah), sinta-se livre para comentar, estarei aceitando críticas.

Carregando publicação patrocinada...
1
0
1

Cara, muito bom!

Fazer um "roadmap"

Sinto que em todas as vezes que um crio um caminho ideal para realizar uma tarefa, quando tenho êxito, é extremamente satisfatório! Porém, nem sempre conseguimos concluir com 100% de aproveitamento, e na verdade, o mais comum não sair como o esperado. Então gostaria de dar uma dica adicional às pessoas que pretendem aplicar a prática de roterizar os comportamentos. Seja flexível! Se não conseguiu concluir uma tarefa hoje, amanhã é um recomeço. Faça de novo e nunca desista!

0
1

Sinto que tenho esses problemas.

O que me ajuda é apertar no freio quando eu noto que estou exagerando.

Eu me coloquei um horário fixo para trabalhar, mas nas outras coisas, como exercícios, alimentação e descanço eu ainda tenho problemas.

0