Executando verificação de segurança...
-1

O melhor framework é não usar um.

Acabei de ler o artigo "The Best Go framework: no framework?" (NOV 29, 2022 de Robert Laszczak, disponível em https://threedots.tech/post/best-go-framework/) que faz uma análise específica sobre qual o melhor framework usar para Golang, mas creio que as questões abordadas podem, e devem, ser aplicadas a qualquer linguagem/framework.

Eu sempre fui contra o uso de framework porque entendo que afasta o DEV da linguagem nativa e, portanto, limita seu campo de visão acerca do potencial dela. Só para citar uma coisa que falo muito (e isso será apenas um exemplo, existem os mesmos exemplos para outras linguagens): o Laravel se tornou tão gigante e complexo que hoje cabe colocar no curriculum “Desenvolvedor Laravel” ao invés de “Desenvolvedor PHP”. E esse desenvolvedor Laravel pode acabar facilmente não sabendo como conectar a um banco de dados usando as funções nativas do PHP, por exemplo.

Não estou aqui querendo demonizar os frameworks pois sei bem da importância deles para o mercado de maneira ampla: eles ajudam a própria linguagem a melhorar, já que coloca mais pessoas focadas em entregar mais desempenho, segurança e praticidade do que a linguagem nativa, por exemplo. Não se trata disso.

O que argumento é essa desconexão que ocorre do que é a linguagem nativa do que, de fato, é framework. Qual a linha que separa? Quando é arriscado passar essa linha e em qual situação não é? Sei que isso é muito relativo: depende muito do ambiente, do dev, do sistema, da linguagem e do framework.

Só sei que essa linha existe e creio que poucos olham, enxergam ou consideram.

E você?

Carregando publicação patrocinada...
4

Acho que pior do que afastar um desenvolver do linguagem nativa é afastar o desenvolvedor do seu principal objetivo que é resolver problemas da melhor maneira possível.

Concordo que, aprender um framework antes de possuir conhecimento da stack em que o mesmo foi criado é totalmente prejudicial a quem está aprendendo porém, para quem ja possui conhecimento, utilizar um framework pode economizar o tempo que você perderia tendo que criar funcionalidades que foram criadas e o tempo que você gastaria corrigindo dessas funcionalidades, bugs que foram corrigidos.

Frameworks são ferramentas que um desenvolver tem para resolver problemas que já foram resolvidos por alguém ou por algum grupo, não vejo motivos para demonizar o mesmo que não sejam por vieses de ego ou incapacidade.

2

Concordo em partes. Acredito muito na importância de conhecer a base, a plataforma. Mas quando se trata de um projeto comercial (principalmente se for um produto onde você presta serviço mas não é "dono" dele), velocidade é importante para colocarmos na rua e gerar receita.

No mais, acho muito interessante o conceito do use the platform. Vou deixar um post que gosto muito sobre:

1

Concordo contigo na questão de ser perdido aquela "essência" raiz da linguagem a qual origina aquele framework, é muito importante o Dev ter um conhecimento "amplo" da linguagem pura.
Entretanto, falando de negócios e mercado de trabalho isso é bem contrário, se você não ter domínio de frameworks de qualquer que seja a linguagem ao qual você usa, você está ficando pra trás.
Não querendo comparar porque não tem nem cabimento... Mas o low code é bem mais triste viu 😂

1
1

Não se pode esquecer que todas as linguagens de programação são frameworks de linguagem de maquina que ninguem se atreve a usar para uso diario. Tudo depende do tempo que se tem para produzir uma solução para o problema em questão. Da mesma forma, tem agora a onde do lowcode, ou nocode, que é como um framework levado ao extremo, sem falar do famoso WordPress que é amplamente usado no mundo todo.