Executando verificação de segurança...
2

preciso parar de fazer código repetido

Todo projeto tem partes da sua estrutura que são reutilizáveis.
Seja autenticação de usuários, sistema de cobranças ou até mesmo estruturas mais simples, como conexão com bancos de dados e APIs — isso depende muito do projeto. Mas, de uma forma ou de outra, a maioria dos projetos possui pequenos pedaços que podem funcionar como um template reutilizável.

Dessa forma, um projeto é composto por partes que podem ser reaproveitadas e outras que são únicas, como features específicas, design e interatividade.

Normalmente, quando construo um projeto, acabo misturando essas duas partes de forma inconsciente, pois estou focado apenas em concluir o projeto.
Não penso: "E se amanhã eu quiser fazer um projeto similar? O que eu preciso?"
O resultado é que acabo perdendo tempo revisando o projeto anterior, iniciando um novo do zero, copiando trechos de código ou recriando funcionalidades já feitas. E se, depois de amanhã, eu quiser fazer outro projeto parecido? Tudo de novo.

Recentemente, percebi que talvez a melhor maneira de iniciar um projeto seja, antes de tudo, identificar as partes reutilizáveis e estruturar um modelo base.
Ou seja, antes de começar o projeto em si, criar um projeto template organizado com as tecnologias e conexões básicas necessárias. Assim, quando precisar desenvolver algo similar no futuro, já terei um ponto de partida bem estruturado, evitando repetir trabalho e perder tempo refazendo as mesmas coisas.

E vocês, como organizam seus projetos?

Carregando publicação patrocinada...
4

Acho que fica mais fácil a partir do segundo projeto, porque tu pode identificar o mínimo comum entre os 2 primeiros projetos e a partir daí desenvolver um framework in-house. Ao menos foi o que eu fiz em uma empresa onde trabalhei. Chamamos o framework de última milha, porque o desenvolvimento utilizava vários frameworks Java. Mas ainda assim tinha uma camada por cima de todos os frameworks com código utilizável.

Com o tempo os desenvolvedores iam adicionando código ao framework quando percebiam que seria útil em novos projetos. Se tornou algo institucional porque criamos uma cultura sobre o framework. E qualquer um podia melhorar, não era aquela josta quando só os "arquitetos sêniores" da empresa podem mexer no framework corporativo.

1

sim, to ainda engatilhando em algumas coisas, mas aos poucos entendendo como me organizar melhor.
entender melhor sobre esse tipo de organização tá sendo fundamental.
valeu pela ajuda :)

2

Meus 2 cents:

Voce acabou de definir: frameworks e boilerplate.

Praticamente todo dev depois de um tempo ja tem um conjunto "pronto" (as vezes nem tanto devido as necessidades de atualizacao tecnologica) de funcionalidades basicas que costuma usar em seus projetos.

Alias, nao eh incomum empresas criarem seus proprios "esqueletos" a partir de boilerplate de prateleira, justamente para agilizar e padronizar o desenvolvimento.

Produtividade eh por ai mesmo.

1

valeu pelas clarificações.
faz um ano e meio que to programando e ainda nao comecei a trampar ainda na area, entao ainda to perdido em algumas coisas e apenas começando a perceber novas maneiras de me organizar.