Executando verificação de segurança...
1

O cliente quer o dinheiro dele de volta ! Não ou Sim ?

Olá a todos!

Tenho dois projetos em andamento com o cliente. Um deles é um site, e o outro é um aplicativo. O último foi o primeiro projeto que iniciamos cerca de 4 meses atrás. Comecei a trabalhar no design do aplicativo no Figma. Essa é a minha abordagem de desenvolvimento: primeiro crio o design no Figma e, somente após a aprovação do cliente, partimos para a codificação(isso está nas minhas cláusulas ) No entanto, aproximadamente 2 meses atrás, o cliente me solicitou a criação de um site, que é o segundo projeto.

Ele desejava um encurtador de links com um sistema de gerenciamento de usuários e manipulação de dados/status dos usuários e mais, o que envolve o uso do back-end. Na época, concordei com um valor de pagamento relativamente baixo, mas posteriormente o cliente solicitou uma conclusão mais rápida mediante um aumento (o que não fez diferença pois o valor inicial era baixo que, o aumento só serviu como valor razoável para o escopo do projeto), reduzindo o prazo em 50%. Acabei cedendo a esse pedido - por ganância minha mesmo!, no entanto, a cada dia que passava, o cliente adicionava mais itens ao escopo do projeto:

Escopo ++

Quando comentava sobre isso, o cliente respondia que "não é possível pensar em tudo de uma única vez!" Após aproximadamente um mês, decidi conversar com o cliente e mostrar que a conclusão do projeto sob essas condições seria inviável principalmente devido ao Backend que eu teria que aprender e tal…Falei que devolveria a metade, que era o adiantamento que ele havia me enviado.

No entanto, agora o cliente quer juntam com a metade do primeiro projeto, o aplicativo. Eu recusei essa solicitação, uma vez que minha devolução estava relacionada ao site. Não foi minha decisão suspender o desenvolvimento do app, por isso não tenho que restituir o valor do mesmo! Pois trabalhei na fase de design (por mais que não tenha terminado - isso porque ele veio com esse segundo projeto por cima e ele mesmo ordenando a pausa da prototipagem do app em detrimento do site . Não posso simplesmente descartar mais de 2 meses de trabalho. Além disso, o problema ocorre no contexto do site e não interfere no aplicativo. Portanto, a analogia é que, cancelar o aplicativo agora seria semelhante a cancelar o projeto sem justificativa e ainda esperar a devolução do valor!.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre essa situação. Obrigado!"

Carregando publicação patrocinada...
3

Isso é uma questão jurídica, então procure um advogado. Ele vai analisar o conctrato que você estabeleceu com o cliente e te ajudar nisso. Se ele ver que não tem um conctrato provavelmente ele vai mandar você devolver o dinheiro. O advogado dele vai falar para ver o que consegue porque sem contrato complica receber o dinheiro de volta.

O contrato deve estabelecer o que acontece em um caso assim. Não tendo regras quem consome sempre está em vantagem em relação a quem fornece.

Tem empresa em ordem? Se não tem, pode se dar bem por isso, azar de quem "contratou" algo tão precário. Fica uma zona mais nebulosa, vai precisar discutir melhor na justiça, vai depedner do juíz, da qualidade do advogado, pode até respingar em questões fiscais.

Então se pergunte, não tendo regras estabelecidas, você pode ser o espertão o o cara mais honesto. E aí na próxima procure um advogado antes para não ter que assumir prejuízo ou ter que passar por mau-caráter, sendo ou não, porque sem regras cada um pensa como quiser.

Não tendo regras eu devolveria, eu prefiro perder dinheiro do que minha honra. Com as regras fica fácil decidir, ainda assim daria para negociar, em alguns casos sai uma solução melhor.

Eu não sou advogado, portanto isso não é uma consultoria jurídica de forma alguma, é só minha visão de leigo.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

A gente está em países diferentes e o projeto é um daqueles 'de amigo', e não uma grande coisa!

Porém, vou me esforçar em fazer o que você disse:

'Então se pergunte, não tendo regras estabelecidas, você pode ser o espertão ou o cara mais honesto.'

E vou ser o mais justo que puder