Executando verificação de segurança...
16

Pitch: Criei uma integração para criar posts no Twitter e Bluesky via Whatsapp

Com as mudanças no Twitter (me recuso a chamar de X), já vinha pensando em migrar para alguma das soluções semelhantes, BlueSky, Threads ou Mastodon. O problema é que até abandonar o passarinho azul, eu queria manter uma atualização síncrona dele com a outra rede social escolhida, no caso o Bluesky.

Com uma noite livre, pensei: porque não criar uma integração com o Whatsapp que me permite postar nas duas redes sociais ao mesmo tempo? Algumas horas de código, deploy feito e integração finalizada. Ainda vou fazer umas melhorias no código, já que fiz em um primeiro momento apenas para validar a idea. O projeto ficará open source e quem quiser pode contribuir e usar também.

PS: sim uso comic sans no celular e isso não vem ao caso 🤣

Repo no github: https://github.com/nathsouzadev/whats4social
Twitter: https://twitter.com/nathsouzadev
Bluesky: https://bsky.app/profile/nathsouzadev.bsky.social

Post enviado pelo Whatsapp Post publicado no Twitter Post publicado no Bluesky
Carregando publicação patrocinada...
3

Antes de qualquer coisa, parabéns pelo projeto.
Dei uma olhada no projeto e parece que vc fez a integração utilizando a API Oficial do WhatsApp. Nesse caso, tem custo para vc (ou que for usar)? Ou existe alguma cota fremium?
Vejo muitos "toy projects" por aí utilizando APIs não oficial (sei q não é recomendado) para evitar custos.

3

Sim, uso a API oficial. A princial limitação dela é que se aplica somente para contas do WhatsApp Business e você tem uma restrição de 5 contatos para interagir com o número de testes que eles fornecem pra você. No caso esse número e todas as interações iniciadas pelas clientes são gratuitas. Caso você queira abrir para uso geral precisa cadastrar um número seu e ficar atento a política de custos, já que nesse caso o período gratuito é de 1000 janelas de conversas abertas pela cliente. Depois disso, todas as janelas são pagas.

Janela nesse caso é o período de 24h a partir do momento que a cliente manda uma mensagem.

1

Meus parabens, projeto simples, e funcional... muito legal!

Pergunta, e me desculpe a ignorancia no assunto:

Vc decidiu "pagar" pela a API por algum motivo especial?

3

Na real o uso da API veio da necessidade de um outro projeto que atuo e quando começamos já havia um parceiro inicial que forneceria essa integração. O problema é que a gente notou algumas instabilidades e eu sugeri migrar pra API oficial da Meta do WB. Aí foi quando comecei a explorá-la mais para pensarmos essa migração. Nesse processo vi que também podia explorar a API pra outros projetos pessoais e é o que tenho feito desde então.

Mas para além disso tudo, eu admito que não usaria outro serviço, que não fosse um oficial ou parceiro autenticado, para fazer essas integrações.