Executando verificação de segurança...
5
name
1 min de leitura ·

❓| [ PERGUNTA ] Qual curso escolher relacionado a programação na faculdade?

Bom, venho analisando os cursos que posso escolher em um vestibular e notei que existem vários cursos similares ( como o de Engenharia de Software ) a o que eu mais me interessei, no caso o de Ciência da Computação.

Porém, antes de escolher, eu gostaria de saber as diferenças, já pesquisei porém ainda não consegui ter uma conclusão forte sobre, também notei que existem diversos outros cursos semelhantes a esse, então venho com algumas perguntas:

  • Quais as diferenças entre esses cursos semelhantes ( de preferência C.C e E.S )?
  • As coisas que irei aprender neles serão coisas muito diferentes ou poderão mudar algo na minha carreira?

EXTRA:

  • Na sua opinião, cursar algum desses cursos é de fato relevante hoje em dia na área T.I?
  • Na sua opinião, vale a pena concorrer a um outro curso semelhante de T.I por conta da nota de corte no vestibular que quero fazer?

Qualquer contribuição é de imensa gratidão, tenha um bom dia!

Carregando publicação patrocinada...
3

Primeira pergunta: o curso de ciências da computação é mais focado nas bases da tecnologia e na matemática, feito muito mais para um pesquisador/cientista da computação do que para um programador que trabalhará em uma empresa, já o de engenharia de software é mais parecido como uma das áreas da engenharia, focado mais nos conceitos e bases de um software (muito mais prático que ciências da computação, mas também não muito prático para o mercado).

Sobre a segunda pergunta, depende de você, por exemplo: eu quero ser um pesquisador, então a faculdade de ciências da computação vale muito mais apena para mim, pela história das bases e matemática pautada nas aulas, além do mais, os contatos da mesma área que desejo estar podem ser as pessoas que conhecerei na faculdade, inclusive os professores, então, para mim, ela vale a pena, mas para um programador Júnior de react em uma empresa (sendo um cargo que não necessita de muita matemática no início, mesmo que possa o ajudar) o tecnólogo de análise de sistemas pode valer muito mais, por ser mais prático para seu mundo.

A terceira pergunta depende de cada caso, pois cada pessoa vive uma situação diferente, no sentido de, algumas pessoas possuem mais contatos para conseguir cargos, algumas pessoas possuem mais conhecimento antes da faculdade, mas, mesmo assim, vários locais e empresas, principalmente no Brasil, o obrigam a precisar de um diploma, mesmo que já saiba de todos os conteúdos e tenha todos os contatos da faculdade (o que é uma raridade, diga-se de passagem), então levando em consideração tudo isso, para mim, a faculdade vale a pena, mas tudo depende de seu caso.

E por último, a quarta pergunta, acho que ela ja foi respondida, não? Tudo depende de seu caso.

3

Olá,

Depende muito do que você quer profissionalmente. Se você quer ser um desenvolvedor de Softwares vale muito a pena você olhar o Curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas é Tecnologo com diploma de Gradução/Nível Superior. Esse é um curso mais rapido, em torno de dois anos e meio e que te deixa pronto para o mercado.

Na minha opnião não vale a pena estudar 4 a 5 Anos em Cursos em curso Generalistas e depois concorrer com sobinhos que nem faculdade tem.

Cursando Tecnologo em Analise de Sistema e depois uma pós: em 4 Anos você conseguiria concluir 1 Graduação + 1 Pós-Graduação o que deixaria seu curriculo muito bom.

2

Sim, Ricardo, algo que eu considero que importa muito também é a duração desse curso, principalmente em uma área que você vai concorrer com outras pessoas que nem faculdade tem, como você mesmo disse. Muito obrigado pela recomendação e vou considerar!

1

vale pontuar que não são todas as pós que te deixam emendar logo após concluir a graduação. pessoalmente tambem diria que voce necessita de mais experiência no mercado de trabalho para engatar uma pós.

2

Dica que eu gostaria de ter ouvido:

Esqueça faculdade, gaste 4 ou 5 anos estudando em cursos livres e PRINCIPALMENTE inglês.
Antes que venha algum hater, a verdade é que hoje em dia, o custo beneficio de fazer uma
faculdade de TI é baixo, não vale a pena, você gasta muito tempo por algo que quase ninguem se importa. Não sei sua idade, mas aproveite o tempo livre que você tem.
Tempo é nosso ativo mais precioso, ele NUNCA volta.
Acredito que quem sofre na pele, pode relatar melhor, então relatar minha experiencia.
Eu estudei anos pra passar numa boa faculdade, minha ultima nota do enem foi 910(ou 91% de aproveitamento) mudei do interior da Bahia pra São Paulo capital, ganhei varias bolsas 100%, e estudei na faculdade mais cara de sp na época (hoje eu nem sei se ainda é), comecei com CC, depois troquei pra SI, e por fim ADS, tranquei no ultimo semestre, porque queria trocar pra USP ou qualquer outra facul que prestasse em termos de ensino, visitei varias faculdades, tanto privadas como publicas, conversei com professores, coordenadores e visitei centenas de sites de instituições de ensino superior, mas... oq puder perceber foi que TODAS são ruins, desatualizadas, cheias de teoria, não ensinam nem o básico direito, professores que se acham a ultima bolacha do pacote(mas nao sabem NADA de mercado), materias péssimos e etc.
São verdadeiras empresas mercenárias do ponto de vista financeiro, vão te cobrar o MÁXIMO que puderem, e isso além da mensalidade, mesmo se você for bolsista, vão dar um jeitinho de te cobrar alguma taxa extra. Na facul que estudie eu tive que ficar 13 horas na sescretaria da mesma pra poder fazer minha matricula. E pelo menos umas 3 horas todo semestre pra renovar.
Chegaram a pedir a certidão de nascimento da minha vó uma vez. No fim como disse acima eu tranquei na ultima semana e NUNCA mais voltei ali. Tive conhecidos que mesmo bolsistas 100%, tiveram que pagar pra ter seu diploma, e que demorei 1 ano pra sair. E pra que tudo isso? Pra nada, NUNCA me pediram nada haver como minha faculdade. A verdade é que o mercado não se importa. Tem algumas empresas a conta gotas que exigem porque tem alguem do RH que não bate bem da cabeça. E essas pouquissimas empresas estão cada dia mais sumindo.
Concluindo, eu não recomendo, PERDI muito tempo com algo que me agregou MUITO POUCO e me COBROU MUITO.

2

Olá Cristiano, obrigado pela contribuição na thread e vou levar em conta seu conselho, hoje tenho 15 anos, comecei a estudar programação usando alguns cursos faz 1 ano aproximadamente e já aprendi muita coisa e considero que ja evolui muito e quero evoluir mais, tenho muita vontade de empreender, mas também considero um emprego algo importante, por isso pensei que uma faculdade poderia ser relevante, mas analisando eu penso sim que existem empresas que já aceitem pessoas sem faculdade ( já vi muitas pessoas dizendo isso ), também porque eu acredito que da pra aprender com a mesma qualidade pela internet também, obrigado pelo conselho, de verdade, irei guardar isso!

1
1

Muitos dizem que faculdade não é necessário, e que o conhecimento autoditada é mais interessante nos dias atuais, de certo modo concordo, mas é necessário compreender que a faculdade não tem por objetivo capacitar para o mercado de trabalho, mas sim fornecer meios para que possa no momento oportuno saber o que e onde buscar.

Outro ponto não muito difundido, a mudança da legislação, hoje qualquer um pode ser desenvolvedor, amanhã talvez não, pois o mercado pode ser regulado e assim é necessário que as empresas tenham profissionais com curso superior e pertencentes a conselhos ou ordem, (Ex.: CREA, OAB, CRM, CRP, CREFITO, etc...) Concordo? Não. Mas, é uma possibilidade real, afinal político ama criar imposto e situação para pegar o seu dinheiro.

Entrando na escolha do curso, isso em geral é muito pessoal, mas a nível de recomendação sempre indico aqueles que são mais abrangentes, aquele no qual você possa sair de um ponto e mudar totalmente para outro, se for necessário ou viável; cursos muito focados em nichos correm o risco de ser extintos, ou seja, você se forma e depois de formado a tecnologia se torna obsoleta, e o curso em si se torna sem sentido; o que havendo a situação do parágrafo acima iria lhe causar problemas de recolocação profissional.

Mas escolha a faculdade que quiser, saiba que ali não vai aprender muito mais que o básico do básico, e muitas vezes algumas coisas que nem tem sentido, por isso lembre-se de estudar muito mais do que lhe oferecem, somente assim poderá se destacar.