[Regulamentação da área de TI]
Bom dia!/Boa Tarde!/Boa noite!
Olá Pessoal tudo bem com vocês?! Sou Estudante de Engenharia de Software Da UFG e este é meu primeiro post, já li muitos tópicos interessantes por aqui, tenho 18 anos e resolvi criar esse tópico na ideia de constatar na prática a opinião de vocês sobre a regulamentação da área de TI. Uma das minhas matéria se chama “Computação e sociedade” nela discutimos os impactos da tecnologia para a sociedade e suas relações. A ideia é debatermos, lermos a respeito e desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe com os demais colegas etc.
Pensando nisso A PL 1979/2022 resumidamente diz o seguinte:
O Projeto de Lei nº 1.979/2022, de autoria do Deputado Luis Miranda, tem como objetivo regulamentar o exercício da profissão de Informata, abrangendo todos os profissionais da área de Informática. O projeto propõe que o termo "Informata" seja utilizado para se referir a todas as especialidades exercidas pelos profissionais de Informática.
De acordo com o projeto, poderão exercer a profissão de Informata e suas especialidades no país os indivíduos que possuam diploma de nível superior em cursos relacionados à Informática, como Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, entre outros. Além disso, também poderão exercer a profissão aqueles que possuam certificações em tecnologias específicas relacionadas à Informática ou que tenham experiência mínima de um ano na área, mesmo que não possuam diploma ou certificados.
As atividades e atribuições da profissão de Informata incluem o planejamento, coordenação e execução de projetos de sistemas de informação, elaboração de orçamentos e definições operacionais, desenvolvimento de softwares, modelagem de dados, suporte técnico, entre outras. O projeto também estabelece a responsabilidade técnica dos Informatas por projetos e sistemas de informação, bem como a limitação da jornada de trabalho a 40 horas semanais.
O projeto de lei está sujeito à apreciação conclusiva pelas Comissões da Câmara dos Deputados e, caso aprovado, entrará em vigor na data de sua publicação.
Vale ressaltar que as informações fornecidas são um resumo geral do projeto de lei e não representam uma análise completa ou atualizada. Recomenda-se consultar o texto original e acompanhar o processo legislativo para obter informações mais detalhadas e atualizadas sobre o projeto em questão.
Confesso que mesmo sendo estudante de uma universidade federal a maioria do conhecimento obtido vem do estudo autodidata, da curiosidade e pesquisa sobre. Atualmente estamos vendo introdução a programação em C (condicionais, laços e afins), mas o que percebo na prática é que a maioria dos meus colegas já sabiam/sabem programar até certo ponto, inclusive eu mesmo tive contato com a programação no ensino médio durante a pandemia. Esse conhecimento veio principalmente de plataformas de vídeos como a Udemy/YouTube. Pesquisando sobre o assunto vi que a ideia de regulamentação da área já é debatida há tempos, na prática, eu não sei, nunca estive envolvido em algum projeto ou num ambiente de trabalho propício ao desenvolvimento, este é mais um dos motivos para essa publicação.
Há uma atividade há ser entregue na qual devemos nos posicionar e argumentar sobre, aifnda não pesquisei o suficiente para ter um posicionamento, no momento está mais para um “depende” saca?
A própria SBC é a favor da regulamentação desde que se observem os seguintes pontos: “O exercício da profissão de Informática deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal”;
Vocês poderiam opinar à respeito?
https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2332227
read://https_www.profissionaisti.com.br/?url=https%3A%2F%2Fwww.profissionaisti.com.br%2Fprofissao-ti-regulamentar-e-preciso%2F