As redes sociais perderam seus princípios? O Tabnews consegue substitui-las?
Há um bom tempo eu já venho pensando sobre o quão as redes sociais mudaram seus focos. Eu estava lendo os comentários de outra publicação aqui e lembrei desse assunto.
Lembro-me quando eu tinha minha conta no orkut (talvez muitos aqui não alcançaram o finado Orkut) e algum tempo depois, o facebook (nos primórdios dos tempos dele no Brasil), o foco era compartilhar fotos/vídeos pessoais ou de outras pessoas que vc achasse engraçados. Algum tempo depois, veio o Instagram, onde eram menos texto e mais fotos e vídeos curtos (sim, para quem não alcançou, o Instagram permitia apenas 15 segundos de vídeo), depois houve o aumento do tempo e cada vez mais páginas focadas em conteúdo, cada vez as pessoas publicavam menos. E nos últimos anos, a crescente onda de "digital influencers" tem modificado mais ainda a forma de consumo dessas redes sociais, onde muitos querem ser "influencer".
O Linkedin é outra plataforma do tipo rede social, mas que eu passei a usar há pouco tempo (talvez no máximo há 5 anos), mas também vou deixar minhas observações sobre ela, que é de sempre passar a impressão que todo mundo (exceto vc próprio) está no melhr emprego possível e para conseguir uma vaga de emprego vc tem que ser um mini-influencer lá dentro.
Acho que só não citei o Twitter, mas esse eu só comecei a usar há pouco menos de um ano, então não sei bem qual foi sua evolução. E o youtube tbm, que inicialmente era apenas uma plataforma de vídeo, focada com o hype do tiktok, focou no mesmo segmento, de vídeos curtos.
Não vou fazer nenhuma observaçaõ sobre o Tiktok justamente pelo fato dele já ser dessa nova geração de redes soicias.
Cada dia que passa, tenho menos vontade de usar redes sociais. Desativei o Facebook em 2015, o instagram em 2021, uso o youtube apenas para assitir algum tutorial (com busca ativa, não fico rolando o feed), usei bastante o Linkedin para interação na busca de empregos (para isso ele ainda funciona muito bem, apesar do feed não me agradar), usei o Twitter nos últimos doze meses, mas não me interessou muito.
Por fim, como o bertin203 comentou aqui eu já fiz isso no ano passado, mas percebi que depois de uns cinco meses seguidos até o feed daqui passa a ser repetitivo, muitas perguntas feitas de forma diferente mas por novas pessoas. Não estou dizendo q isso é errado, mas acabou diminuindo meu interesse e acabo acessando apenas os posts mais relevantes e só leio/participo das discussões (comentários) se for um assunto que eu já não tenha feito antes.