me parece então que vc está questionando resultados de uma empresa que está fornecendo gestão de tráfego pago, e que o seu tráfego orgânico supostamente está melhor que o resultado de origem paga.
isso sim pode ocorrer mas não é garantia.
as vezes seu cliente te conheceu pelo tráfego pago, mas não interagiu com o anúncio ou resultado de pesquisa, e depois lembrando do seu nome buscou e achou pelo orgânico, é possível que sem o tráfego pago aquele cliente não te acharia, e então vc nesse caso v.sim o orgânico ta atrapalhando o pago na demonstração de resultado, mas se o cliente está te achando, pra empresa isso é benéfico.
o que é comum acontecer é vc fazer uma página isolada para uma campanha e focar o trafego pago por ela, e no organico vc direcionar para outra interface isolada fora da campanha, desse modo vc consegue consegue medir a força do tráfego pago vs seu orgânico.
outra forma é vc congelar o tráfego pago por um período de 1 semana ou 2 e comparar com seu orgânico.
dificilmente vc vai encontrar artigos sobre isso uma vez que o tráfego pago tem muito mais conteúdo e interesse comercial em se vender do que o orgânico, vc vai precisar fazer a sua própria pesquisa e testes.
o que eu já vi é que bons tráfegos orgânicos as vezes dispensam o tráfego pago em estagios iniciais, mas ao longo prazo, sem colocar grana, seu concorrente vai passar por cima, de fato a solução híbrida é a melhor escolha em termos de exposição