Executando verificação de segurança...
3

[Dúvida] Usar tecnologia da empresa ou as que conheço?

Percebi um problema na empresa que trabalho, já validei esse problema com alguns dos meus colegas, e estou planejando realizar um programa para isso, pensando em usar como motivo para me darem uma promoção.

Atualmente estou trabalhando dentro da área de tecnologia, mas não como desenvolvedor.

A empresa que trabalho já tem alguns sistemas e tecnologias/ linguagens que usam para todos eles, não conheço de maneira aprofundada essas linguagens.

Então minha dúvida é se construo esse projeto com as tecnologias que já tenho familiriadade ou com as que a empresa usa?

Carregando publicação patrocinada...
3

eu já passei por isso

2016

starponto - ribeirão preto

trabalhei lá por tres meses

e programei com php um software similar ao legado (delphi)

terminei o fui demitido

eles usaram em php por anos (talvez inda usem, nao sei)

eu faria tudo de novo igualzinho

3

Essa é uam situação um pouco difícil e para fazer bem pode demorar.

Sabe essa coisa que o pessoal falaa "use semrpe a melhor ferramenta para a tarefa"? Então ela é mal interpretada, por isso é quase mentirosa. É verdade, mas você precisa considerar vários pontos, alguns nem técnicos. Um dos critérios é se você domina bem a tecnologia, e eventualmente até um pouco se gosta dela. O peso desse critério depende de contexto.

Se você fizer em algo que não domina tem chance razoável e não sair tão bem feito assim, especialmente se te falta os fundamrntos de forma muito sólida, ou seja, se você é refém da ferramenta. E se não gostar você fará desmotivado. Se apresentar algo ruim, a promoção pode não sair e até acontecer o contrário no pior caso.

Mas para você mostrar valor para a empresa é melhor você mostrar que pode se adaptar, que está vestindo a camisa dela, está comprometido com o que ela já faz, não quer dar uma de "estrelinha" e fazer do jeito que bem entende, e vai usar o que eles já usam. Vai dominar oque usam para fazer bem feito e agregar valor.

Clar oque você pode fazer em outra ferramenta se conseguir prover uma excelente justificava para isto.

Vai fazer isso em casa? Está tudo bem para empresa? Vai fazer no horário de trabalho? A empresa aprova? Já falou com les, pediu a opinião deles do que preferem ou o que eles aceitariam? Pode descobrir que eles nem querem que você faça isso e por melhor que seja, para eles ser só um desperdício de tempo.

Quem ganha promoção é quem agrega valor e colabora com o que eles desejam, mesmo que eles façam tudo errado. Tem um pouco de arte em acertar o ponto. Cada lugar vai receber isso de uma forma diferente e só você poderá avaliar isso melhor.

Também pode ajudar: https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

2

Do meu ponto de vista, você deveria construir com as ferramentas que você conhece, se você está bem no começo, pode ser interessante já começar baseado nas tecnologias da empresa.
O primeiro projeto que eu fiz envolvia condensar uma lista de notas de atendimento de telemarketing dos meus colegas em NPS (existe o conceito de NPS na internet), fiz com windows forms (acho que, basicamente C# pra construir coisas parecidas com excel) pois era o que eu estava aprendendo na época.
No final das contas, mostrei pro meu chefe e ele respondeu com "eu já faço isso no excell", mas valeu de experiência kkk.

2

Um outro ponto de vista: talvez você não precise construir colocando a mão no código. Você pode “desenhar” a solução e apresentá-la para seu chefe e sua equipe, mostrando os ganhos reais que essa solução pode trazer (Você terá que “vender” a ideia). Por fim, você pode liderar a equipe que fará o desenvolvimento.