Perfeito Luca, você esta no caminho certo, com 17 anos e já com essa mentalidade está de parabéns.
Mas gostaria de complementar seus tópicos na visão de quem já está a anos na carreira e hoje do outro lado passa por um perrengue ao ter que contratar bons profissionais! Então vão aqui algumas dicas importantes.
- Fuja dos grupos que dizem que as empresas esperam demais dos Juniores! Se elas esperam mais é porque há oportunidade ali, se você não estiver satisfeito com a oferta, pule fora, assim funciona o mercado.
- Agarre com todas as forças a oportunidade de resolver um problema, de encontrar uma solução. Se isto foi lhe dado é porque estão apostando ou ja acreditando que você é capaz.
- Empresas não são escolas, nao é dever dela te ensinar algo, mas aproveite aquelas que te dão a oportunidade de aprendizagem enquanto cresce. Isto é ouro!
- Não confunda oportunidade com responsabilidade, se você é um estagiário, isso é uma oportunidade, se você é um empregado, isso é uma responsabilidade.
- O mercado esta aquecido, mas não espere ser chamado de Senior depois de 1 ano de experiência só porque esta comparando seu salário ou título que deram em seu registro trabalhista. Você precisa conquistar este status.
- Se você esta começando, não se reduza as suas 8h de trabalho. Você nem precisa e alias nem deveria trabalhar fora do seu expediente sem ser remunerado por isso, mas saiba aproveitar o rico acesso que tem para estudar e traçar planos de como ser um profissional melhor.
- Empresas nao esperam milagres de novos contratados, elas esperam constância, fluidez, melhorias gradativas. Se você não entrar nessa esteira, alguém tomará seu lugar em breve.
- Tenha atenção ao que te explicam, se você se distrai fácil ou a memória curta, isto não é um problema, anote! anote! anote! Use um caderno, aprenda a ser organizado.
- Procure estar sempre atualizado, siga roadmaps de aprendizado (roadmap.sh) e mesmo que não domine, entenda onde as coisas se encaixam.
- Não caia no conto de que remoto é vida, e que o mundo é assim, não se constrói algo sólido sem relacionamento, aproveite as oportunidades de se relacionar pessoalmente.
- Entenda como funciona o GIT e nem precisa se aprofundar, fazer tudo por codigo. Se dominar uma ferramenta visual de GIT e o Github já estará anos luz.
- Nunca, nunca suba uma Pull Request sem ter conferido o básico do que se é esperado. Revise seus códigos, faça testes, testes e mais testes.
- Procure por problemas, alias issues que podem ser trabalhadas, isso vai melhorar dua dinâmica e já contribuir com todo o time.
- Não seja o chato Fanboy de uma tecnologia, experimente ambientes e linguagens diferentes. Não há problema algum em ser evangelizador de alguma tecnologia, só não menospreze os mundos diferentes.
Acho que é isso!
Se você se sentir incomodado por alguma coisa que eu não me expressei como deveria ou fui muito vago, me da um alô! O importante é termos um diálogo rico e contribuir com todos. Contém comigo 😉