Executando verificação de segurança...
27

⚠Como se destacar em meio a outros programadores.

Olá, me chamo Luca, tenho 17 anos e por mais de ser iniciante na área de programação creio que tenho um conteúdo saudável e até mesmo importante que deveria ser passado.

Não que isso impeça outros leitores a lerem este conteúdo, mas ele fará muito mais efeito em programadores tão jovens quanto ou ainda mais novos que eu na área ( menos de 1 ano). Programadores mais experientes e que já trabalham com programação talvez já tenham descoberto isto a anos, se não descobriram, esse conteúdo sera edificante para você também!

Estou em busca do meu primeiro emprego como programador júnior, os meus exemplos de concorrência, "adversários", serão meus colegas do curso de programação (Desenvolvimentos de sistema SENAI) que faço desde o ínicio de 2022. São pessoas extremamente competentes e a turma inteira é focada em ser melhor e fazer projetos de finalização de semestre completos e bem feitos. Toda a turma é bem unida, nos damos muito bem e nos tratamos com muito respeito, porém, isso nunca me impediu de ver todo o cenário como um campo de guerra onde é cada um por si tentando ter algum destaque para algum olheiro te empregar ou um professor te mencionar para algum amigo com necessidade de um programador.

Como já disse, todos são muito competentes e admiro muito eles. A forma que consegui me destacar e permaneço me destacando sempre foi fazendo mais que todos, e aqui vai algumas dicas de como eu consegui:

BUSQUEM CONHECIMENTO - Et.bilu

  • Isso vale tanto para quem já está trabalhando, cursando ou até mesmo fazendo os dois. É sim mais trabalhoso e as vezes da uma preguiça de fazer isso porém buscar mais conhecimento do que lhe foi ensinado não só te deixa a frente do conhecimento alheio como também mostra que você é uma pessoa esforçada e com muito empenho, isso com certeza te renderá um salário acima da média. Não espere tentarem te ensinar, vá atrás antes!

  • Alguns canais que me ajudaram foram o do Guanabara e, óbviamente, o do Filipe.

SEJA INOVADOR

  • Não estou dizendo para criar algo do zero como assim foi feito o Google, facebook, etc. Estou falando para sempre que puder, tentar fazer algo diferente (e claro, melhor) do que aqueles que estão ao seu redor estão fazendo. Isso te destaca, muitos olhos serão direcionados a você por causa dessa vontade por inovação.

APRENDA APRENDER

  • Essa dica está longe de ser apenas para quem faz algum curso, aprender é algo diário na vida de um programador e se você não souber como, meu amigo, você ta perdido. Não seja arrogante quando alguêm mais experiente (ou até mesmo menos experiente do que você) for tentar te ensinar algo, você não é um rei e deve sempre estar disposto á aprender algo novo.

REPASSE SEUS CONHECIMENTOS

  • Você não precisa se tornar um super professor, apenas tente repassar o conhecimento que você adiquiriu e notou que pode ser útil para alguém. Com certeza você será notado pelo seu supervisor, ensinar é um aspecto de líder e atrai muita atenção quando bem efetuado. Ensinar também é a melhor forma de aprender, você também sai ganhando nessa.

Essas foram as dicas que eu formulei e segui para me destacar diante de outras pessoas muito boas também. Isso não é uma fórmula do sucesso, mas um direcionamento para ele. Espero ter pelo menos ajudado alguém com este tópico, pois gostaria de ter lido quando ainda não sabia sobre estas dicas.

Um forte abraço, Luca.

Carregando publicação patrocinada...
17

Perfeito Luca, você esta no caminho certo, com 17 anos e já com essa mentalidade está de parabéns.

Mas gostaria de complementar seus tópicos na visão de quem já está a anos na carreira e hoje do outro lado passa por um perrengue ao ter que contratar bons profissionais! Então vão aqui algumas dicas importantes.

  • Fuja dos grupos que dizem que as empresas esperam demais dos Juniores! Se elas esperam mais é porque há oportunidade ali, se você não estiver satisfeito com a oferta, pule fora, assim funciona o mercado.
  • Agarre com todas as forças a oportunidade de resolver um problema, de encontrar uma solução. Se isto foi lhe dado é porque estão apostando ou ja acreditando que você é capaz.
  • Empresas não são escolas, nao é dever dela te ensinar algo, mas aproveite aquelas que te dão a oportunidade de aprendizagem enquanto cresce. Isto é ouro!
  • Não confunda oportunidade com responsabilidade, se você é um estagiário, isso é uma oportunidade, se você é um empregado, isso é uma responsabilidade.
  • O mercado esta aquecido, mas não espere ser chamado de Senior depois de 1 ano de experiência só porque esta comparando seu salário ou título que deram em seu registro trabalhista. Você precisa conquistar este status.
  • Se você esta começando, não se reduza as suas 8h de trabalho. Você nem precisa e alias nem deveria trabalhar fora do seu expediente sem ser remunerado por isso, mas saiba aproveitar o rico acesso que tem para estudar e traçar planos de como ser um profissional melhor.
  • Empresas nao esperam milagres de novos contratados, elas esperam constância, fluidez, melhorias gradativas. Se você não entrar nessa esteira, alguém tomará seu lugar em breve.
  • Tenha atenção ao que te explicam, se você se distrai fácil ou a memória curta, isto não é um problema, anote! anote! anote! Use um caderno, aprenda a ser organizado.
  • Procure estar sempre atualizado, siga roadmaps de aprendizado (roadmap.sh) e mesmo que não domine, entenda onde as coisas se encaixam.
  • Não caia no conto de que remoto é vida, e que o mundo é assim, não se constrói algo sólido sem relacionamento, aproveite as oportunidades de se relacionar pessoalmente.
  • Entenda como funciona o GIT e nem precisa se aprofundar, fazer tudo por codigo. Se dominar uma ferramenta visual de GIT e o Github já estará anos luz.
  • Nunca, nunca suba uma Pull Request sem ter conferido o básico do que se é esperado. Revise seus códigos, faça testes, testes e mais testes.
  • Procure por problemas, alias issues que podem ser trabalhadas, isso vai melhorar dua dinâmica e já contribuir com todo o time.
  • Não seja o chato Fanboy de uma tecnologia, experimente ambientes e linguagens diferentes. Não há problema algum em ser evangelizador de alguma tecnologia, só não menospreze os mundos diferentes.

Acho que é isso!
Se você se sentir incomodado por alguma coisa que eu não me expressei como deveria ou fui muito vago, me da um alô! O importante é termos um diálogo rico e contribuir com todos. Contém comigo 😉

3
1
1

Bom, levando em consideração idade, temos comunidades e comunidades de desenvolvedores mirins, ex, eu tenho meus 14 anos, e tenho amigos de 16, 15 anos programando também ( isso que somos melhores que muitos mais velhos. )

  • caso queira dps dar uma olhada no meu perfil só clicar aqui, recomendo ver a FIreray ( constantemente atualizada ) e também, a Fsdb que está em desenvolvimento.

att: Lucas f. sil

1
1
4
3

Não seja arrogante quando alguêm mais experiente (ou até mesmo menos experiente do que você) for tentar te ensinar algo

Infelizmente muita gente não percebe isso, eu já fui desrespeitado e até me xingaram só por ensinar alguma coisa sendo menos experiente :(

1

Acontece nas duas vias! Muitos, sejam experientes ou não, interpretam seu colega como o chato e arrogante por apontar ou mostrar um caminho melnor. Estamos vivendo uma geração que se doi a cada dificuldade e se você é um desses, pode ter certeza que não vai ter um futuro promissor. Veja, não quero aqui incentivar abusos, assédios de trabalho etc. Quero te mostrar que enquanto se lamenta, perde oportunidade de aprender algo novo, de ser um profissional melhor.
Aguarre as oportunidades, não desista até resolver

2
2
2
1
1

tenho 27 anos e estou cursando uma faculdade de analise e desenvolvimento de sistemas, conpletamente EAD e com dicas assim, fica um pouco mais facil de vizualizar como posso ter mais facilidade de entrar no mercado. ainda estou a procura de estagio, mas ta dificil

1

Algo que ainda me ajuda:

Oraganizar as ideias
Entender o todo
Fazer de forma simples e reaproveitável
Desenvolver todos os dias

1

É muito legal observar que alguém que está iniciando na programação tem a mentalidade que levei algum tempo para compreender na prática.
Quem está na frente sabe manter os fluxos de conhecimento constantes. Tanto o conhecimento que flui de nós ao ensinarmos outras pessoas, como o que flui para nós quando aprendemos e praticamos algo novo. Ao longo dos anos observei que essas são as pessoas que estarão preparadas para as mudanças.

1

De todas essas dicas, acho que o que mais me pega é "aprender a aprender" eu particularmente não consigo aprender muito de um assunto se ficar mais de 20 minutos vendo apenas a teoria de algo... depois de alguns minutos vendo algo, eu preciso pelo menos tentar fazer algo na pratica com aquilo que vi até agora! só assim consigo aprender, caso contrário eu perco a atenção total.

1

Acho que não é só você não @othon, pelo menos a melhor forma de fixar e consolidar e aprender a aprender algum conhecimento, é sempre aplicando ele de alguma forma, muitas vezes resolvendo algum bug, explicando para outra pessoa ou se deparando com algum erro ao executar, que você realmente entende como funciona haha

1

Outro ponto que acho muito importante destacar aqui, é não desistir de suas metas. Só porque existem muitas pessoas melhores do que você nessa área. ( e se você pensa diferente, vai cair e se ralar bastante no caminho ) foque em fazer o que você faz com gosto, tente sempre fazer ao máximo da melhor forma possível, pois de uma forma ou de outra você está ganhando e muito com este processo.

Digo isso com base em algumas pessoas que conheci que queriam ingressar na área de TI, mas ao se comparar com outras pessoas que tinham um certo conhecimento na área, desistiam de maneira quase que instantânea, sem ao menos tentar.

Caso alguém não concorde com isso, me responde ai e me deixa seu ponto de vista também :)

Belo post Luca, falou tudo!

1

Concordo.
Acho que isso se relaciona com a Sindrome do Impostor. A qual muitos levam na brincadeira, mas é uma questão a ser tratada no campo da saúde mental.

1

Outro ponto importante:

  • Não tenha vergonha de reconhcer o que você não sabe ou tem dificuldade, tenha vergonha se o seu ego o impede de perceber que é imperfeito
  • Evolua mesmo quando tiver cansado e sem vontade
1
1
1
1
1

muito bom luca, eu também sou iniciante, tenho 16 anos, mesmo as vezes passando raiva, nunca passou pela minha cabeça em desistir, esse e meu sonho 😉💪

1

O tópico APRENDA A APRENDER é muito importante, não só para progamação, mas para a vida toda em si. As vezes pensamos que não faz sentido quando falam que temos que aprender a estudar ou estudar que estudar da forma que outras pessoas nos dizem para tal, por que realmente, cada um tem seu ritmo, e método de aprendizado, e descobrir o seu é essencial. Desenvolva seus próprios métodos de estudo e vá no seu ritmo, o importante é persistir. :)

1
1

Acredito que é por esse caminho mesmo. Pela minha jornada até a primeira vaga, acredito que o que mais tenha me ajudado foi repassar conhecimentos e lidar com problemas reais.