Executando verificação de segurança...
1

Eu empreendo há quase uma década. Tive uma fábrica de software durante 6 anos e estou empreendendo com software há 1 ano, aproximadamente.

Se a sua vontade de empreender for estritamente pelo baixo salário atual, eu recomendo fortemente que você NÃO EMPREENDA. Existem formas muito mais simples e menos arriscadas de você ganhar uma boa grana sendo programador. Se você se decidar DE VERDADE, você consegue, em uns 3-5 anos, estar ganhando seus R$ 20-30k/mês trabalhando para a gringa.

Eu acredito que empreender é uma atividade muito específica pra pessoas que, ou são muito ambiciosas, ou são inquietas e não conseguem se enquadrar em "estruturas-padrão".

Ao empreender você vai passar muito perrengue, vai arrumar muito problema pra cabeça, vai correr muito risco para, quem sabe, no fim, você conseguir construir um negócio sustentável ou que seja interessante para ser adquirido e você colocar uma bolada no bolso. Estatisticamente, as chances estão contra você.

Certa vez ouvi de uma pessoa que respeito muito a seguinte heurística: Os primeiros 10 anos de carreira servem para aprender. Os próximos 10 servem para ganhar dinheiro.

Meus conselhos finais são: Você ainda é Jr. Foque em aprender muito. Aprenda programação, aprenda sobre produto, aprenda sobre negócios e, principalmente, aprenda a vender. Dedique seus primeiros anos de carreira a aprender. Depois, com bagagem e algum dinheiro guargado, você terá know-how e maturidade para empreender.

Carregando publicação patrocinada...
1

feedback muito bom, eu pensava isso mesmo (sou muito novo e com pouco conhecimento para empreender com saas), mas ainda tenho vontade, e tendo em vista o que você disse sobre aprender e aprender muito, empreender com softwarelimita muito isso?