Milhares de pessoas já seguiram esse caminho. Algumas se deram muito bem, outras quebraram a cara, algumas fizeram isso várias vezes.
Vale a pena para quem se dá bem. Tem que achar um produto que as pessoas desejam, entregar um resultado bom, conseguir comercializar bem, gerir tudo o que é necessário, conseguir fazer crescer de forma ordenada.
Quem põe todas as economias, muito do seu tempo e não consegue resultado não vale a pena.
Se valesse a pena para todo mundo não haveria uma só pessoa não fazendo isso.
Qualquer coisa que parece muito boa costuma ficar congestionado, e para conseguir alguma coisa precisa ter diferencial, tem que entregar algo muito bom.
Algumas pessoas ganham mal porque não conseguem entregar um resultado tão bom quanto elas acham que entregam, e se tentar fazer isso por conta própria provavelmente o resultado não será muito diferente. Outras podem conseguir mudar o destino empreendendo, mesmo continuando a entregar algo ruim, porque tem caso que o mercado aceita produto ruim. E tem aquelas que na verdade estavam subvalorizadas e só estão mudando de ares para conseguir a remuneração que merecem.
Empreender é risco. Nunca se sabe qual é o resultado. É quase uma loteria, onde você tem um pouco mais de controle. è uma que você joga em muitos números, então a chance de acertar é maior, e com algum estudo aumenta a chance demais, mas nada garante o que vai acontecer. Muitas vezes um detalhe muito pequeno faz a diferença. Tem caso que a engenharia fraca e o marketing forte é só o que determina o sucesso ou fracasso.
Eu te garanto que a maioria das pessoas já pensaram em fazer isso. Tem vários casos de sucesso. E tem muito mais de fracasso. Na verdade, se contar que se a pessoa pensou e não fez, é fracasso, praticamente só tem fracasso.
Eu poderia incentivar você a meter a cara e tentar. Mas seria irresponsabilidade minha, porque se der errado eu não terei consequência alguma, só você perderá muito. Também não posso dizer para não fazer, porque posso estar contribuindo para você perder uma ótima oportunidade.
Se tiver em mente tudo isso, se achar que está preparado para a empreitada, se tem algo que o mercado quer realmente, que vai conseguir fazer dinheiro com isso, se tem capacidade de lidar com as dificuldades que aparecerão e que talvez nunca tenha lidado antes, pode ser uma boa. Dependendo da idade e da condição financeira, e forma de fazer, pode ser um risco aceitável. Tem gente que errou tantas vezes antes de acertar. Alguns passaram a vida toda tentando e deu errado todas elas. Essas histórias não costumam ser contadas, mas são prevalentes.
Sempre aparecerá algo para atrapalhar o processo. Alguns casos a pessoa consegue passar por cima, outros não consegue.
Faz sentido?
Eu desejo o melhor para você, mas terá que assumir a responsabilidade por sua decisão, até porque se não for assim, já começa mal.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).