Post sensacional, com respostas muito relevantes.
Tentando contribuir também:
Um exercício que costuma me ajudar no lado da timidez é demonstrar que me importo com outras pessoas. Você pode começar com sua família, perguntando como foi o dia e ir aprendendo a responder sem ficar só em "hmm, complicado".
Comecei a estudar conteúdos de venda, e curiosamente, diz muito sobre criar vínculos na conversa.
Eu busco fortalecer minha criatividade diariamente, para facilitar a criação de assuntos diferentes:
-
Observando as coisas e narrando o que está ocorrendo, transformando em um caos no final. Ex: "Veja bem, o homem com o cadarço solto se mantém parado do lado esquerdo da escada rolante, achando que está na Disney, em pleno horário de pico. Impressionantemente as pessoas não estão demonstrando raiva, mas sei o que se passa na cabeça de cada um: era só segurar 4 minutos contra a Croácia. Que joguinho em meus amigos, maldito Alisson que estava jogando queimada ao invés de futebol.". (Começo em um assunto e vou emendando vários outros, até não me lembrar o motivo de eu começar a pensar sobre o aumento do preço do arroz agulhinha baseado no curso de corte e costura do SENAI).
-
Escutando músicas que ainda não conheço. (Costumo buscar playlists no Spotify, sugestões: Easy Jazz e Western Rock).
-
Buscando imagens em azulejos ou piso. (Precisa de 5 minutos sem celular).
-
Pensando em trocadilhos e piadinhas. (Esse é o tópico que me convence a puxar assunto. Simplesmente viro pra alguém e falo alguma atrocidade que a pessoa adoraria "desouvir").