Executando verificação de segurança...
2

Elias, Cara, é exatamente isso!!

Nova ordem do meu raciocínio:
Iniciar um projeto
Me deparar com algo que não estava incluso no conteúdo genérico que estudei
Pesquisar a fundo uma solução para o problema
Satisfação absurda de ter conseguido resolver o problema
Conclusão do projeto

isso aconteceu comigo, de começo eu desanimava por ter essa crise do impostor. pensava que teria problemas complexos e que daria muito trabalho pra resolver... até que o tempo passou e o meu mindset mudou, agora estudo o que é necessário no começo (quando vou estudar uma tech nova) pego essa base, e a partir disso eu vou aplicando meus conhecimento e construindo em cima, o que eu não souber no caminho vou pesquisando no tão famigerado Google. Hoje em dia tu acha tudo nessa vasta internet haha. Enfim o conselho que eu deixo, complementando o post do elias é:
Comece, apenas comece!
essa frase é poderosa, tire seus projetos da caixa/papel e põe pra jogo. vai acontecer de ter um problema no codigo que tu não vai saber na hora, mas você vai conseguir resolver e o mais importante, vai aprender pacas no processo. Abraços!

Carregando publicação patrocinada...
1

Interessante você falar nisso. No meu caso o que me travava era porque eu não sabia como dar o próximo passo. Eu já tinha estudado muito lógica de programação, estrutura de dados mas e aí? Como eu fazia para conseguir desenvolver um projeto real?

Passei MUITO tempo desanimado porque eu não conseguia sair dessa fase. Me lembro que meu professor era analista de sistemas da na UFPI e lá eles usavam JSF, então ele vendo minha frustração, tentou ensinar pra gente como fazia um CRUD básico usando essa ferramenta. Fiquei animado demais com a possibilidade. Mas adivinha?! O eclipse travou completamente minha máquina.

Passei meses desmotivado. Até que descobri o JavaScript, e participei de um evento da Rocketseat e pela primeira vez eu consegui construir algo completo que funcionava e sem travar minha máquina. Voltei a estudar como doido tudo aquilo. Acho que é por isso que javascript é tão famoso, é pela praticidade em ser possível rodar até mesmo no seu Browser sem ter que instalar mais nada extra, ele já está alí é só usar.

Estudar programação é sobre você saber como as coisas se conectam e para que serve e como usar naquele contexto.