Um papo de estudante para estudante
Cara, passei por uma fase recentemente em que já tinha assistido a muitas aulas de cursos de programação, feito anotações, praticado com exercícios, mas quando chegava a hora de aplicar em um projeto real, eu travava. Eu tinha medo de iniciar projetos por já pressupor que haveria alguma funcionalidade que eu não saberia como construir.
Ordem do meu raciocínio:
- Aprender um conteúdo de uma forma genérica e superficial
- Iniciar um projeto
- Me deparar com algo que não estava incluso no conteúdo genérico que estudei
- Ansiedade e síndrome do impostor
- Desistência
Assim se passaram semanas, com vários projetos iniciados e não concluídos. Isso afetou minha motivação e me fez desistir da programação por algum tempo, já que não fazia sentido estudar tanto sem conseguir criar projetos reais. No entanto, depois de um período de reflexão, voltei com uma mentalidade mais aberta e mudei minha forma de pensar, ou melhor, a ordem de pensar:
Nova ordem do meu raciocínio:
- Iniciar um projeto
- Me deparar com algo que não estava incluso no conteúdo genérico que estudei
- Pesquisar a fundo uma solução para o problema
- Satisfação absurda de ter conseguido resolver o problema
- Conclusão do projeto
Desde então, venho evoluindo muito. Um mundo de ideias e possibilidades se abriu para mim, como se eu pudesse criar qualquer coisa. Eu sei que minha conclusão pode ser óbvia para alguns, mas tenho certeza que para outros não é. Eu gastei muito tempo e esforço para chegar a essa conclusão. Se você se identifica com o primeiro caso, tente mudar a forma como você pensa. Isso pode não ser a solução para todos, pois cada pessoa está inserida em um contexto diferente. Mas senti a necessidade de compartilhar minha experiência.
Consegui concluir um projeto para um restaurante local, com um sistema complexo de reservas, criei um Blog simples inspirado no TabNews. Foi tudo maravilhoso? Claro que não, gastei muito tempo e quebrei a cabeça diversas vezes. Mas aprendi muito com isso e acho que independentemente da fase em que você está na programação, superar desafios é parte do nosso trabalho.