Executando verificação de segurança...
1

Por que eu odeio a área de programação.

Sei que receberei muito "hate" aqui. Mas o primeiro ponto que direi é, eu odeio a área de programação, eu não disse ser uma área ruim, pois para quem é do Brasil, é algo bem atrativo, pois "ainda" temos vagas para júnior que pagam entre 2k e 3k que já acima do salário mínimo médio, então imagina você com 18 até uns 20 anos ganhando isso, para mim seria maravilha, pois comecei ganhando incríveis R$ 467,00 como atendente de telemarketing (ZERO SAUDADES DESSA ÉPOCA).

Mostrarei alguns pontos do por quê odeio, lembrando não é uma área ruim, conquistei e continuo conquistando muitas coisas boas para minha vida por conta da programação. Mais uma vez esses são os motivos do porque odeio a área de programação.

1 Nunca estar no prazo.

Eu nunca participei de um projeto na área de tech que o gerente, PO ou pessoas que tomavam conta do time de desenvolvimento falar o seguinte: "Façam as tasks de vocês com o máximo de qualidade, pois tempo não é um problema o projeto está dentro do tempo planejado"

2 Culpa sempre foi, e será sua.

Não importa o quanto você e seu time entregue, não importa o quanto o seu time tem disciplina, tem velocidade e entrega com qualidade, quando acontecer um problema, seja de velocidade, qualidade, comunicação ou de prazo, o problema será sempre seu, nunca do seu diretor ou gerente.

3 Cobram de você mas não ajudam em nada.

Isso depende um pouco da sua posição, se você for júnior, isso não acontece tanto no primeiro ano de trabalho, porém daí para frente o cenário muda muito, as empresas começam a cobrar mais e mais de você, porém não contribuem com o mínimo para que você possa aprender algo, não pagam um curso, mas querem você melhor, não te ajudam com o outro idioma, mas querem uma documentação em dois ou três idiomas, querem que você seja uma pessoa comunicativa, mas quando fala algo você é repreendido ou não é ouvido.

Um grande parenteses nesse ponto, quem é dono da sua carreira é você, então se quer ser um desenvolvedor melhor, aprenda sozinho, se quer falar outro idioma, aprenda sozinho, busque sempre estar melhor sozinho, pois isso faz você decolar na carreira.

4 Projetos ruins.

Com raras, de fato são exceções mesmo, você trabalhará em um projeto bom, moderno e atual, de resto não importa quanto tempo você tenha de área você trabalhará em monólitos mal feitos que vão te gerar mais estresse do qualquer outra coisa. Você passará mais tempo lendo código do que codando.

5 Muitas entrevistas, muita conversa técnica e zero no dia-a-dia.

Já participei de entrevistas em cinco etapas, primeiro fit cultural, depois papo com os devs do time, terceira teste técnico, quarta retorno do teste técnico, com o time dev te entrevistando de novo, questionando sobre suas escolhas no teste técnico, quinta entrevista com a gerência de tech, se tudo der certo tem a proposta do RH. Qual o porém, era para trabalhar com uma stack totalmente diferente da que fiz todos os testes e em nenhuma delas foi dito que trabalharia com uma stack totalmente diferente. Isso é um problema, depende se você é alguém que está disposto a aprender não tem problema, caso contrário fica difícil.

6 Nunca parar de estudar

Esse com certeza, é um dos motivos mais odiados, pois você como dev, tem a “obrigação” de sempre estar aprendendo, nunca é o suficiente para vaga X ou Y. De fato eu não ligo de aprender coisas novas ocasionalmente e estar sempre me especializando em algo, porém quanto mais a sua experiência mais você será cobrado por isso, e diferente de outra área, não basta você "só saber se virar com Excel, por exemplo" você precisa se aprofundar em muitas coisas para poder se manter bem no mercado.

7 Você nunca merece aquele salário

Já participei de diversos processos seletivos, dos que passei, apenas em um ou dois deles, recebi o que de fato foi a proposta, porque na maioria das vezes você irá receber um sempre “você é bom, mas não para essa faixa salarial, quem sabe daqui a seis meses”. Isso é algo bem comum.

8 workaholic é algo maravilhoso

Esse é o famoso "vestir a camisa da empresa" enquanto você trabalhar igual um maluco se enchendo de cafeína para tentar entregar cada vez mais e mais rápido, você será muito bem-visto pela empresa. Esqueça a família, esqueça a saúde, esqueça tudo, a sua vida é a empresa que trabalha.

Bom sei que serei cancelado após dizer tudo isso, mas isso são alguns dos fatos pelos quais odeio a área de programação, mais uma vez reforçando, não é uma área ruim, você pode ganhar um salário bem alto, sem necessidade de uma faculdade ou qualquer bootcamp, diferente de qualquer outra área. Mas se após falar tão mal de tudo isso aprendi a lhe dar melhor com a programação da seguinte maneira: "Trabalho muito hoje, se possível faço horas extras, para ganhar o máximo que consigo para me aposentar o quanto antes"

Carregando publicação patrocinada...
5

Eu vejo isso como um grande desabafo e uma opnião totalmente sua com base nas suas experiências negativas, não vejo motivos para ter hate 🤝

Saindo da programação e repetindo os mesmos tópicos:


"Nunca estar no prazo"

Quando trabalhei como auxiliar administrativo, tudo era "pra ontem", toda vez reuniões com a equipe para acelerar as metas que quando batidas, só aumentavam.


"Culpa sempre foi, e será sua" + "Cobram de você mas não ajudam em nada"

Em um trabalho como digitador (meu primeiro emprego), quando alguém errava algo, todos os digitadores eram punidos juntos. Não só isso, outra pessoa era obrigada a resolver o problema do que errou enquanto o que errou pegava um trabalho mais fácil.

Por eu bater a meta frequentemente, os líderes subiram a meta da equipe toda. Ao invés de algum tipo de reconhecimento, o trabalho sempre foi punido com mais trabalho.


"Projetos ruins"

Meu sonho era trabalhar com produção musical e viver disso, mas nunca consegui fazer uma produção que saísse como eu gostaria, pois quem mandava era o cliente e a música final seria dele, não minha.

Só fiquei feliz na música quando transformei a produção musical em hobby.


"Muitas entrevistas, muita conversa técnica e zero no dia-a-dia"

Me lembro de pegar ônibus + trens múltiplas vezes no mesmo dia pra ir de uma entrevista à outra, para a área da portaria, onde as perguntas e avaliações eram totalmente acima do cargo proposto. Era como se eu fosse desmerecedor e fosse um grande favor me contratarem.


"Nunca parar de estudar"

Aqui só consigo me perguntar qual seria a grande área de trabalho que oferece uma alta qualidade de vida, um alto retorno financeiro e que você não precise estudar mais nada da área e continuar evoluindo sem estudos constantes.


"Você nunca merece aquele salário"

Quando eu fui porteiro, digitador e qualquer outra função, mas ainda operacional, sempre pensava no quão eu me esforçava e ninguém dava o devido valor. Pior, outras pessoas levavam méritos pelo meu esforço, independente da área que eu atuava nas empresas.


"workaholic é algo maravilhoso" + "vestir a camisa da empresa"

Meu último trabalho como CLT foi em uma contabilidade e eu acreditava vestir a camisa da empresa, me chamavam pra vários almoços com os donos, até algumas reuniões com clientes importantes eu ficava por perto para dar auxílio. Era praticamente uma amizade real acima do trabalho.

Resultado: Fui demitido para abrir vaga para um amigo do dono.


Fiz questão de trazer uma área diferente para cada tópico para tentar mostrar que não se trata de uma área em específico. Talvez esses pontos sejam mais relacionados ao mundo corporativo em si, do que uma área técnica.

Dito isso, eu amo trabalhar com programação. Lido com clientes quase todos os dias e me encontrei ao trabalhar como meu próprio chefe.

Atualmente estou numa fase onde meu maior prazer na área é contribuir em projetos abertos e no meu tempo livre, produzo músicas que eu gosto e posto nas redes sociais.

  • Espero que você tenha experiências melhores, independente da área que você se encontrar 🙋🏻‍♂️
1

Opa maninho, ótimos pontos vistos, eu só não concordo muito com alguns pontos que você deixou aqui, por exemplo quando falamos de "projetos ruins" são na área mesmo, já peguei muita bomba, hoje depois de mais de 7 anos de experiência, ainda trabalho com esse tipo projeto, mas sim nossa área como eu disse não é ruim, eu só não gosto mais, quanto antes.

3

Caro maiconbalves,

Gostaria de compartilhar algo que ouvi há alguns anos no quadro, acho que Mundo Corporativo, que o Max Gehringer tinha na Rádio CBN. Alguém também preservou o áudio e o deixou no Youtube e este perfil no Linkedin o transcreveu.

A busca incessante de riquezas com único objetivo garantir tranquilidade para o fim da vida não é bom, pois não podemos acrescentar um dia sequer à nossa idade. Logo, é melhor viver sabiamente o hoje (nosso presente diário), aprendendo com as falhas e sucessos que deixamos no passado. Mantê-las em um diário público é o mesmo que deixar marcos pelo caminho para quem vem atrás seguindo nossos passos: os gênios, os sábios e os tolos. O Criador foi muito sábio em não nos permitir ver o futuro, entretanto nos deu capacidade para planejá-lo :).

1

Bons pensamentos mano, acho super válido viver o hoje, eu faço bastante isso, mas penso muito no meu futuro também o mundo corporativo suga muito sua alma. Muito obrigado, vou ouvir esses "mini podcastas"

3

cara, não sei o que dizer...posso estar errado mas me parece que vc nao está querendo encontrar uma saida e sim externar o seu descontentamento.

a area de TI tem muitos problemas sim, tambem tem empresas e empresas...não são todas assim essa desgraça...e vou alem, esses problemas nao existem só na area de programação, mas na TI como um todo...dev, produto, projeto, qa, estratégia...tudo

1

Fala ai meu brother, beleza ? Sim eu comentei que sei que não é só em TI esses problemas, assim como eu disse que não é uma área ruim, só uma área que eu não gosto mais, por esses e outros fatores.