Por que eu odeio a área de programação.
Sei que receberei muito "hate" aqui. Mas o primeiro ponto que direi é, eu odeio a área de programação, eu não disse ser uma área ruim, pois para quem é do Brasil, é algo bem atrativo, pois "ainda" temos vagas para júnior que pagam entre 2k e 3k que já acima do salário mínimo médio, então imagina você com 18 até uns 20 anos ganhando isso, para mim seria maravilha, pois comecei ganhando incríveis R$ 467,00 como atendente de telemarketing (ZERO SAUDADES DESSA ÉPOCA).
Mostrarei alguns pontos do por quê odeio, lembrando não é uma área ruim, conquistei e continuo conquistando muitas coisas boas para minha vida por conta da programação. Mais uma vez esses são os motivos do porque odeio a área de programação.
1 Nunca estar no prazo.
Eu nunca participei de um projeto na área de tech que o gerente, PO ou pessoas que tomavam conta do time de desenvolvimento falar o seguinte: "Façam as tasks de vocês com o máximo de qualidade, pois tempo não é um problema o projeto está dentro do tempo planejado"
2 Culpa sempre foi, e será sua.
Não importa o quanto você e seu time entregue, não importa o quanto o seu time tem disciplina, tem velocidade e entrega com qualidade, quando acontecer um problema, seja de velocidade, qualidade, comunicação ou de prazo, o problema será sempre seu, nunca do seu diretor ou gerente.
3 Cobram de você mas não ajudam em nada.
Isso depende um pouco da sua posição, se você for júnior, isso não acontece tanto no primeiro ano de trabalho, porém daí para frente o cenário muda muito, as empresas começam a cobrar mais e mais de você, porém não contribuem com o mínimo para que você possa aprender algo, não pagam um curso, mas querem você melhor, não te ajudam com o outro idioma, mas querem uma documentação em dois ou três idiomas, querem que você seja uma pessoa comunicativa, mas quando fala algo você é repreendido ou não é ouvido.
Um grande parenteses nesse ponto, quem é dono da sua carreira é você, então se quer ser um desenvolvedor melhor, aprenda sozinho, se quer falar outro idioma, aprenda sozinho, busque sempre estar melhor sozinho, pois isso faz você decolar na carreira.
4 Projetos ruins.
Com raras, de fato são exceções mesmo, você trabalhará em um projeto bom, moderno e atual, de resto não importa quanto tempo você tenha de área você trabalhará em monólitos mal feitos que vão te gerar mais estresse do qualquer outra coisa. Você passará mais tempo lendo código do que codando.
5 Muitas entrevistas, muita conversa técnica e zero no dia-a-dia.
Já participei de entrevistas em cinco etapas, primeiro fit cultural, depois papo com os devs do time, terceira teste técnico, quarta retorno do teste técnico, com o time dev te entrevistando de novo, questionando sobre suas escolhas no teste técnico, quinta entrevista com a gerência de tech, se tudo der certo tem a proposta do RH. Qual o porém, era para trabalhar com uma stack totalmente diferente da que fiz todos os testes e em nenhuma delas foi dito que trabalharia com uma stack totalmente diferente. Isso é um problema, depende se você é alguém que está disposto a aprender não tem problema, caso contrário fica difícil.
6 Nunca parar de estudar
Esse com certeza, é um dos motivos mais odiados, pois você como dev, tem a “obrigação” de sempre estar aprendendo, nunca é o suficiente para vaga X ou Y. De fato eu não ligo de aprender coisas novas ocasionalmente e estar sempre me especializando em algo, porém quanto mais a sua experiência mais você será cobrado por isso, e diferente de outra área, não basta você "só saber se virar com Excel, por exemplo" você precisa se aprofundar em muitas coisas para poder se manter bem no mercado.
7 Você nunca merece aquele salário
Já participei de diversos processos seletivos, dos que passei, apenas em um ou dois deles, recebi o que de fato foi a proposta, porque na maioria das vezes você irá receber um sempre “você é bom, mas não para essa faixa salarial, quem sabe daqui a seis meses”. Isso é algo bem comum.
8 workaholic é algo maravilhoso
Esse é o famoso "vestir a camisa da empresa" enquanto você trabalhar igual um maluco se enchendo de cafeína para tentar entregar cada vez mais e mais rápido, você será muito bem-visto pela empresa. Esqueça a família, esqueça a saúde, esqueça tudo, a sua vida é a empresa que trabalha.
Bom sei que serei cancelado após dizer tudo isso, mas isso são alguns dos fatos pelos quais odeio a área de programação, mais uma vez reforçando, não é uma área ruim, você pode ganhar um salário bem alto, sem necessidade de uma faculdade ou qualquer bootcamp, diferente de qualquer outra área. Mas se após falar tão mal de tudo isso aprendi a lhe dar melhor com a programação da seguinte maneira: "Trabalho muito hoje, se possível faço horas extras, para ganhar o máximo que consigo para me aposentar o quanto antes"