Executando verificação de segurança...
1

Uma dúvida enquanto a engenharia da computação (estou em dúvida entre ela e ciência da computação) eu gosto muito de sistemas embarcados e já ate mexo e fiz projetos de pesquisa usando embarcados no meu ensino médio (no IFs), vale a pena fazer a Engenharia e trabalhar como dev back-end e embarcados? Eu pretendo trabalhar com back-end como principal (já arranho um pouco) mas eu amo embarcados, eu devo seguir com back e trabalhar com embarcados por hobby? Não vejo muito profissional na internet que conta se vale a pena

Carregando publicação patrocinada...
1

Opa, tudo bem? Acho que vale sim, é um mercado bem inchado e talvez leve um tempo pra conseguir ingressar, enquanto isso, pode ir evoluindo como backend, criando projetos de IOT e similares por fora, até que comece a trabalhar profissionalmente com isso. É o que eu faria, engenharia, de todas é a mais fascinante e desafiadora ao meu ver.

1

Existem cursos de engenharias em universidades públicas voltadas/ênfase para Sistemas Embarcados. Porém, a linha da ênfase pode pender para engenharia da computação ou engenharia elétrica.
Faço na UFPR, e o curso é muito voltado para engenharia elétrica/eletrônica, e a ênfase para embarcados (programação, iot, s.o, hardware e firmware etc) não chega a dar 10%, e isso chega a ser frustrante. Já na USP são carlos, pelo que sei, o curso é uma vertente da engenharia da computação, e pode ser que a grade de cursos seja de fato voltada para embarcados.
Como trabalho como desenvolvedor de embarcados atualmente posso te falar que é bem diferente e quase nunca vai aplicar back-end junto ao desenvolvimento de hardware e firmware. É meio difícil você se especializar e fazer mais de uma tarefa. Porém, se você é novo e está na fase de escolher um curso, ambos vão te alinhar em áreas prósperas e moldar tua capacidade de estudo e autodidatismo, e tudo bem migrar pra outro curso ao longo do tempo se estiver decidido.