Executando verificação de segurança...
13

🕵️‍♂️ TabNews e o efeito Pokémon GO

Porque a plataforma está cada dia menos ativa ?

O TabNews mudou minha rotina. Desde o momento que eu assisti o vídeo do Filipe explicando sobre o projeto, fiquei muito entusiasmado, pois era o lugar perfeito para eu melhorar minha comunicação, além de postar as coisas que eu ando aprendendo como forma de ter certeza que o conhecimento foi obtido.

Desde o primeiro dia, eu passo bastante tempo aqui na plataforma, vendo e criando posts, comentando, aprendendo e ensinando, porém nos últimos dias tenho notado uma queda muito grande na participação do pessoal. O TabNews começou frenético, e claro que isso traz alguns problemas, como a enorme quantidade de posts/comentários irrelevantes, que com o tempo foram diminuindo. Mas apenas uma pequena parcela desses posts foram diminuindo em razão do entendimento do pessoal sobre o conteúdo que é valorizado aqui. A maior parcela foi em decorrência das pessoas não terem mais o hábito de entrar aqui e interagir.

Eu procurei mas não encontrei o nome científico (se é que existe) deste fenômeno, onde nos primeiros dias existe uma movimentação enorme, mas que de uma hora para outra os usuários somem, então por isso chamei de efeito Pokémon GO (em alusão ao jogo, em que ocorreu situação semelhante).

Acho que esse fenômeno se deve a alguns fatores, e vou listar alguns que eu acredito que tenham causado isso:

  • Adição de novas funcionalidades: Eu entendo o motivo dessas funcionalidades não terem sido implementadas ainda (o Filipe é muito claro sobre isso, e sempre explica os motivos), mas acredito que alguns não tiveram tanta paciência, e decidiram deixar a plataforma de lado.
  • Feitiço contra o feiticeiro: O grande diferencial do TabNews é ser um lugar limpo de qualquer coisa que possa desviar sua atenção, como anúncios por exemplo. Acredito que algumas pessoas ainda não estão preparadas para este tipo de lugar, e preferem outros como as redes sociais em geral para passar seu tempo, pois seu cérebro já está acostumado com aquela loucura de anúncios, e memes, etc.

Acredito que a funcionalidade de Revenue Share pode mudar esse cenário, mas até lá isso não deve mudar.

Com certeza tem outros fatores, mas estes são os que eu consegui identificar. Lembrando que isso é uma opinião minha. Fique a vontade para deixar a sua opinião nos comentários.

Carregando publicação patrocinada...
12

Sensacional, muito boa a escolha do nome do efeito 😂 🤝

Na minha visão, sobre as estatísticas e uso, eu tenho uma grande segurança de que tudo está andando como esperado, isso julgado por todos os projetos que eu já participei no passado, onde cheguei na seguinte conclusão:

Evolução

Desculpe o desenho mal feito, mas queria demonstrar que a linha azul é a evolução natural/original do projeto e a linha vermelha é o hype causado após o lançamento do vídeo, onde depois deste hype, o volume de uso eventualmente atinge a evolução natural do projeto.

Na verdade, em algumas situações pode acelerar e antecipar a curva, como no caso das pesquisas no Google e que deixou o gráfico em outro plateau, mas eu não me assustaria se voltasse a curva original de crescimento:

Pesquisa Google

A mesma coisa com a quantidade de conteúdos novos que estão sendo publicados, que saiu de uma média de ~15 publicações por dia, para ~70 e que novamente, não me assustaria de voltasse para a curva original.

Conteúdos

Fora isso, o crescimento original já estava ótimo e voltar para ele não é algo ruim 🤝 muito pelo contrário, vai nos dar a chance de continuar a desenvolver a plataforma com menos correria.

E por último o mais importante a se entender é que o TabNews é um projeto de longo prazo, com anos e anos de desenvolvimento pela frente, onde de pouco em pouco vamos lapidando tudo o que for preciso, aproximando as pessoas certas e protegendo para que aqui tenha (o máximo possível) conteúdos de valor concreto para quem trabalha com tecnologia.

4

Eu concordo, o ideal é fundamentar bem os recursos da plataforma para que os usuarios tenham ferramentas para criar o ambiente que será o tabnews, o crescimento muito rápido pode captar pessoas que não entendem o conceito e que vão exigir mudanças que implicam com o conceito geral que o tabnews se propõe a criar.

Além de que sabemos que as plataformas que empregam valor em impressões e clicks gerados em publicações não se preocupam com a qualidade e sim com o tempo que essa pessoa passa retida ali, então mesmo que a atividade do site decaia, no caso do tabnews especificamente não quer dizer que a plataforma está necesseriamente esfriando, mas sim que o valor real das publicações exigem que novos posts demandem mais tempo para serem feitos ou para que exista o conteúdo adequado a ser publicado.

Fenômenos como aumento de publicações de forma dinâmica com grandes recursos e novidades vão se tornar bem comuns, quanto a produção diaria vai depender da quantidade de usuários, pois não é de interesse publicar varias vezes ao dia com má qualidade ou sobre temas ruins.

Minha observação também que é a forma que eu encaro pelo menos, é a utilização do tabnews para documentar o conhecimento que está sendo adquirido ao mesmo tempo que permite que outros usuarios possam acessar a documentação e aprender ou contribuir com esse conhecimento que antes ficaria privado.

2

Entendi. Eu não tinha pensado nesse ponto: O TabNews já existia antes de você publicar o vídeo. Eu associava a data que saiu o vídeo com a data de início da plataforma, mas agora eu entendo que o seu vídeo foi para que a plataforma ficasse conhecida, e que no começo atraiu muitas pessoas, onde dessas uma parte permanece aqui, como no meu caso, onde a plataforma se encaixou de forma muito fácil e rápida a minha rotina diária. Parece que faço parte disso há anos.

Eu tinha uma visão em que a plataforma começou frenética, e agora está caindo, mas eu estava errado: Ela começou "devagar", teve um boom devido ao seu vídeo, e graças a ele trouxe muitas pessoas, onde destas uma parte (as que enxergaram o valor que este ambiente possui) permaneceram. Muito obrigado pela explicação.

1

É um dos lugares mais clean que existe, sem distrações e que podemos ter aquele tempinho para aprender e ensinar de uma forma simples e eficaz, gosto muito desse ambiente.

3

Essa queda logo após uma movimentação frenética é algo muito comum, quem gosta de video games está bem acostumado com o fenômeno. Logo a plataforma formará um público fiel e ativo, pelo menos é o que eu imagino e o que normalmente acontece com qualquer tipo de media/site;

1
2

Acredito que é muito cedo para falar algo como "está cada dia menos ativa". Muitos não estão acostumados a terem um certo foco em uma única coisa, são bombardeados de informações o tempo todo, de anúncios e de outros conteúdos rápidos, eu quando estou aqui é para apreciar os conteúdos, com uma certa leveza e muito foco, sem distrações. Acredito que esse seja um dos lugares mais limpo que já vi.

2

Vou falar pela minha experiência, eu tenho visitado aqui diariamente e tiro ao menos 1h do dia para ler as postagens, responder os tópicos onde posso ajudar ou trazer alguma discussão. No caso de quem chegou aqui após o anúncio público, talvez alguns tenham esperado passar esse primeiro momento de efeito manada, como já foi explicado por causa de postagens sem valor concreto, e uma segunda parte já evadiu exatamente depois do hype e porque, talvez nesse momento, aqui não seja o tipo de rede que quer consumir.

Uma coisa que vale só tomar cuidado é: em geral as redes sociais são usadas como momento de distração, há quem trabalhe com elas, mas isso é outro contexto. Se alguém chega aqui com essa mentalidade de "aproveitar o tempo livre", creio que realmente não vai ficar muito tempo, até pelo propósito do TabNews. E tá tudo bem, são públicos distintos.

E como já apontado, esse pico de acessos e depois a estabilização é normal em qualquer projeto com lançamento. Não sei se teria a possibilidade, mas fiquei curiosa por saber qual a taxa de retenção (% dos usuários que fizeram o cadastro e continuam com alguma ação na plataforma.) após os 15 dias do anúncio do TabNews.

2

Concordo com você: de fato, tá ocorrendo o "efeito Pokémon GO" aqui no site. Mas vale lembrar que, depois de um tempo e a adição das novas features, o Pokémon GO voltou a crescer e hoje em dia tá bem melhor do que depois da queda após o lançamento. É tudo questão de esperar não só a plataforma evoluir como também a cabeça das pessoas, porque, de fato, é necessário mudar a forma que pensamos sobre interação na internet pra conseguir permanecer ativo por aqui.

1

Boa, é isso mesmo. Como eu disse no post, acredito que algumas pessoas até tentaram, mas não conseguiram se desvencilhar de vícios como rede sociais ainda. Acredito que o TabNews tenha potencial para ajudar aqueles que querem mas não conseguiram ainda.

2

Foi exatamente isso que aconteceu e já era esperado, inclusive pelos motivos que você falou.

As pessoas começaram muito empolgadas, no dia do lançamento e nos dias seguintes, a média de postagens diárias era de 300 pra cima. Vale lembrar que uma parte considerável dessas postagens eram de apresentação, pedido de features, testes e coisas do tipo.

Agora o espaço está voltando a ser como era antes do lançamento (claro que com bem mais usuários ativos), os que "restaram" já entenderam qual o objetivo da plataforma e os seus usos. Por exemplo, quase todas (se não todas) as postagens de hoje possuem valor concreto, e se não possuem valor concreto, uma discussão interessante se criou nos comentários ou a postagem não foi bem avaliada.

Vejo que daqui pra frente a plataforma vai crescer aos poucos, sem aquela euforia, organicamente. E mesmo aqueles que não acessam a plataforma frequentemente, já conhecem o TabNews e sabem que é uma ótima fonte de conteúdos, quando precisarem, vão recorrer a ele. 😃

Em um servidor de programação no Discord eu perguntei se alguém conhecia o TabNews, quero compartilhar uma das respostas que eu achei muito interessante, aqui está:
Eu conheço e visito, para pesquisar no TabNews basta pesquisar no Google, assunto + tabnews, sacada genial do Filipe Deschamps

1

Sim é verdade. O número de públicações caíram, porém a qualidade aumentou. Como eu disse ali no comentário para o Filipe, eu cometi o equívoco de achar que o início do TabNews foi após o vídeo de lançamento, por isso estava preocupado com a queda de usuários. Eu estava acostumado com aquela loucura de posts a cada segundo (a maioria sem valor concreto), mas agora eu consigo ver que isso é o fluxo normal, e fico feliz por isso.