Executando verificação de segurança...
8

🏂 Não decore, o Google está ai para fazer isso por você.

Pare de decorar, e aprenda onde e quando usar determinado recurso.

Muitas pessoas desistem de aprender a programar, e um dos principais motivos é que elas tentam decorar o que aprenderam, e acabam sufocadas pela quantidade de conteúdo. E essa é uma das dicas que eu ouvi no começo dos meus estudos nessa área, e com certeza me ajudou muito: Você não precisa decorar, apenas saiba que aquilo existe e quando utilizar, e saiba pesquisar para implementar.

Seu cérebro precisa se preocupar apenas com o aprendizado em si, ou seja, qual o problema este recurso que estou aprendendo resolve, onde ele pode ser útil. Sobre como implementar este recurso, como escreve-lo em formato de código, o Google possui milhares de computadores espalhados pelo mundo que armazenam isso para você. Você pode também escrever o que foi aprendido com suas palavras, em um bloco de notas, ou no Notion, e colocar um exemplo de código, mas você não precisa decorar isto.

Isso é muito frequente quando você está aprendendo CSS por exemplo. Não tente decorar todos os tipos de estilizações possíveis, apenas saiba que elas existam, exemplo:

Não seja essa pessoa:

Eu preciso deixar esse botão arredondado, mas não me lembro como faz, eu não aprendo nada, sou muito burro, isso não é para mim, etc..

Pense diferente:

Eu preciso deixar esse botão arredondado, eu sei que é possível fazer isso com o CSS, mas não me recordo qual o nome da propriedade. Vou pesquisar no Google.

Deixe o trabalho pesado para as máquinas.

Quando você praticar bastante, você vai decorar muitas coisas naturalmente, não tente fazer isso quando estiver aprendendo algo.

Alguém pensa diferente?

Carregando publicação patrocinada...
2

Tento fazer assim.... quando aprendo algo novo e não quero esquece-lo faço a prática constante do tema até fixar, aquilo que usarei com menos constância deixo anotado pra uma eventual pesquisa.

1
2

Amigo, isso é algo libertador principalmente para a escola. Não lembro nem o que é um prefixo, o que é um conotativo e nem o que eu fazia com fórmula de baskhara nas aulas de matematica, e mesmo levando a vida assim, sou sempre aquele com a maior nota em cursos e nas minhas provas atuais.

Confie em mim, algumas coisas que ensinam na escola é mentira: Você sempre vai ter uma calculadora contigo, se chama celular. Você vai poder pesquisar no google se você trabalhar com tecnologia e não, você não é burro se não passar em um processo de padronização criado para gerar trabalhadores na revolução industrial.

Invista em adaptação, gestão e conhecimento, e lembre-se que viver é bom demais. Caso não funciona para ti, pense em procurar sobre Estoicismo

1

Falou tudo. É bem assim mesmo, acho que a escola como você mencionou é o maior exemplo dessa coisa de decorar fórmulas e mais um monte de coisa que não são aplicadas em lugar algum. A escola força o aluno a se preocupar com nota de prova, e utiliza isso como único parâmetro para saber se você é um bom aluno ou não, se irá se dar bem na vida ou não (Apesar que se dar bem na vida é algo muito relativo).

1

Obrigado, amigo. Apenas um parênteses.
A minha definição de dar certo na vida seria de alguém que conseguiu construir um objetivo e alcança-lo. Quanto mais sábio for uma pessoa, "Melhor" será o seu objetivo, porém dar certo será completar o tal objetivo.
Para essa definição, acredito que a escola não ajuda muito

1
2

Concordo em partes. Decorar as vezes funciona por Anos e aprender assim pode acabar influenciando as suas decisões a fazerem da mesma forma por anos.

o ideal é praticar sempre, mas em cada novo projeto tem que se atualizar com o que há de melhor naquele tempo.

1

Sim, realmente funciona, e há casos onde é necessário decorar mesmo, porém eu acho que isso deixa a pessoa menos flexível, ou seja, se você decora algo, e na hora de implementar sai um pouco diferente do que você está acostumado, você já não sabe como lidar com a situação.

Eu entendi o que você quis dizer, e concordo, as vezes pela necessidade de aplicar algo você acaba decorando para ser mais rápido, mas acho que é importante saber que isso não é o ideal, e ao longo do tempo tentar entender de fato o que você está fazendo, e não apenas ficar lembrando.

2
1
1

Exatamente. Se você decora, fica estático, e se o problema foge um pouco daquilo que você decorou, o desespero toma conta. Aprender de fato leva mais tempo, porém te recompensa muito ao longo do tempo.

2

Acredito de verdade que mais importa saber onde pesquisar e achar a resposta do que ter decorado.

Não sou advogado, porém acredito que um bom advogado tenha todas as leis decoradas, mas sabe onde encontrar qualquer coisa que precise.

Ter muito do que precisa decorado vai te fazer ser um melhor profissional, mas isso vai vir com o tempo e com a prática. Se preocupe com isso apenas no longo prazo.

3

Um disclaimer importante!

É bom também tomar cuidado com ciladas. Falo isso por que já caí nesse problema e estou tentando sair.

Se confiar demais no google

Muitas vezes eu acabo não decorando algo por que penso que sempre estará lá à minha disposição para pesquisar e encontrar. Isso não é verdade pra tudo.

Por um lado é verdade que a gente não precisa decorar tudo, mas não vá em direção ao oposto, de que não precisa decorar nada.

1

Sim, acho que ambas extremidades são perigosas - Querer decorar cada vírgula ou não decorar nada, simplesmente entender o conceito sem ver como funciona na prática. Esse equilíbrio vai te trazer o conhecimento, sem ficar dependente do Google, e ao mesmo tempo sem precisar lotar a cabeça de conteúdo. Excelente ponto de vista !!

1

Perfeito. Você decorar conforme for aplicando na prática vai te dar uma produtividade maior no longo prazo, e isso é ótimo, mas você não pode levar essa responsabilidade para seu cérebro no início de um aprendizado. Deixe ele livre para aquilo que realmente importa, que ao longo do tempo ele vai te recompensar, e falar: Olha, não precisa mais pesquisar, de tanto você fazer isso, eu já guardei.

1
2

Eu concordo mas enquanto se está aprendendo acho bom frisar sempre digitar todos os comandos pois isso ajuda a fixar o conteúdo melhor no cérebro.

2

Boa, isso ajuda mesmo. Eu escrevo tanto no Notion, com minhas próprias palavras do que entendi, e já aplico em código também. Quando eu aprendo algo, eu fico dias refletindo sobre aquilo, quando vou no mercado para minha esposa, ou quando estou caminhando, pois fazendo isso meu cérebro entende que aquilo é importante, e ele guarda isso. Eu demoro um pouco mais para avançar no conteúdo de um curso por exemplo, mas eu não vou para o próximo enquanto não tiver aprendido o anterior.