Executando verificação de segurança...
1

Olá! Fico feliz com o seu relato. A gente vê tanta gente perdida por aí que anima ver alguém no caminho certo. Vou deixar alguns comentários caso ajude outra pessoa:

nenhum ano de estudo, nem mesmo com muito foco, me proporcionaria o aprendizado que tive nesse período

Pois é! E já vi gente que nunca trabalhou na área negando uma oportunidade de emprego porque não era "a vaga ideal". No primeiro trabalho o objetivo não é ganhar bem ou estar na melhor empresa do mundo. O objetivo é ganhar experiência. Com experiência você consegue vagas melhores depois. Curso nenhum vai dar a experiência que o trabalho dá.

Durante esse tempo, aprendi coisas que, provavelmente, nenhum curso me ensinaria. Entre elas, destaco: lidar com prazos, pedir ajuda na hora e na medida certa, comunicar-se de forma assertiva com colegas e, principalmente, lidar com frustrações.

Sim. Mais uma vez, é o tipo de coisa que só o trabalho do dia a dia ensina.

Porém, além de programar, você precisa lidar com performance, entender regras de negócio, avaliar os impactos que sua implementação pode causar no sistema e enfrentar uma série de outros desafios.

Além disso, tem que ter bom senso e jogo de cintura pra lidar com opiniões e vontades diferentes da sua dentro da empresa. Às vezes é quase um jogo político. É a vida. Aliás, cursos também não ensinam isso.

E, além de ser difícil, nosso trabalho pode ser monótono às vezes. É necessário aprender a lidar com isso. Caso você ainda não tenha passado por essa experiência, imagine ficar dias tentando resolver o mesmo problema sem nenhum avanço.

Sim, ser um programador profissional é difícil. Alguns gurus por aí dizem que é só fazer o curso deles por 6 meses e sair empregado. Papo furado! Ser programador é uma profissão como qualquer outra. Ser um bom encanador, faxineiro, engenheiro, professor, cozinheiro ou vendedor também é difícil! Todo trabalho tem seus problemas e os melhores profissionais sabem lidar com isso.

Comparar-se a elas é quase inevitável, mas meu conselho é: use essas comparações como motivação.

Boa! A ideia é essa mesmo: olhe para desenvolvedores mais experientes como inspiração. Se eles conseguem, você também consegue! Precisa estudar e ter mais tempo de experiência, mas você chega lá.

Só pra ficar claro, não me oponho a fazer cursos. Acho até que é o primeiro passo mais lógico para iniciar a carreira. Mas assim que conseguir, entre num estágio ou trabalho!

Carregando publicação patrocinada...