Executando verificação de segurança...
6

Notebook Open Source Briefer

Estava assistindo a um vídeo do Augusto Galego (Vídeo), onde ele apresentou uma ferramenta bem interessante para trabalhar com notebooks chamada Briefer. Fiz alguns testes e achei a proposta muito prática. O Briefer combinou a funcionalidade de notebooks com uma UI bem mais amigável para o usuário.

Ele resolveu alguns problemas que sentia usando notebooks, como a dificuldade de gerenciar notebooks muito grandes e a falta de agrupamento de células para facilitar a vizualização. Além disso, facilita a geração de gráficos (que antes me obrigava a consultar a documentação toda hora), conexão com bancos de dados, e até a criação de pipelines que mantêm o notebook atualizado de forma automática e recorrente.

Um ponto que me chamou atenção foi a possibilidade de usar SQL diretamente nas consultas em vez de dataframes. Pessoalmente, acho o SQL mais intuitivo do que trabalhar com dataframes porque eu passo mais tempo fazendo queries noSQL, mas isso depende do gosto de cada um. De qualquer forma, vi que o Briefer parece oferece suporte para ambos.

Para quem se interessar, deixo o link do GitHub do projeto como referência Briefer. Acho que vale a pena dar uma olhada.

Carregando publicação patrocinada...
1

Opa achei muito legal esse projeto e o vídeo, só que não tenho muito conhecimento em Jupyter Notebook teria algum curso ou material que você usou para aprender ou também para usar o Briefer?

1

Olá CristianoMafraJunior. A verdade é que eu aprendi mais quando eu precisava resolver algum problema, como fazer um trabalho na faculdade, testar alguma lógica ou usar algo novo, resolver alguns problemas de algoritmos... Com o tempo eu fui aprendendo a usar os notebooks, então no meu caso o aprendizado foi realizando pesquisas na internet e vendo exemplos.

Acho que o que posso recomendar é ler a documentação das libs que tiver usando no Jupyter ou ver alguns de exemplo, daí ir explorando.

Existem vários notebooks na internet para aprender. Um lugar que tem bastante deles é no Kaggle. Lá notebooks disponíveis para vizualização e dá para aprender bastante com eles.

Usa o Google Colab também. Dessa forma você consegue mexer nos notebooks mais rápido também sem ter que configurar nada.

Agora sobre o Briefer, eu fui mexendo e vendo o exemplo que ele disponibiliza quando você entra lá. O exemplo tem um overview bem completo do que dá para fazer.