Executando verificação de segurança...
Em resposta a WSL ou DualBoot?
2

Programar em .NET no Windows eu chuto ser até mais fácil do que no Linux, mas desde o .NET Core trazendo o multiplataforma isso permitiu uma experiência semelhante, se não igual ao Windows.

Eu programo em .NET no Windows e utilizo Docker para os serviços e aplicações sem nenhum problema, mas a minha máquina tem 24GB de RAM então praticamente não há limitação. Sobre a experiência do SO eu acho que ambos vão te atender. Sugiro que comece com Dual Boot por não ser uma mudança brusca, mas acredite, experimentar e usar qualquer distro Linux vai te ajudar, comece pelo Ubuntu básico e vá testando outros (lembre-se das máquinas virtuais).

Sobre a IDE, o VS Code recentemente recebeu melhor suporte para desenvolvimento com .NET através de algumas extensões, mas ela nunca de longe foi a opção para essa stack, mas sempre é bom aprender alguns comandos do CLI. Como você mencionou ser estudante, sugiro dar uma olhada no GitHub Student Pack que fornece vários serviços e ferramentas de forma gratuita enquanto você é estudante, se for de uma universidade pública é praticamente garantido que você vai conseguir o acesso. Esse acesso inclui as IDEs da Jetbrains que desenvolve o Rider, uma IDE para .NET, eu particularmente prefiro esta ao Visual Studio, mais rápido, bonito e funcional (e está disponível para Linux!).


Teste como funciona o desenvolvimento no Windows com Visual Studio e WSL com Docker, se pesar muito faça um Dual Boot :)

Carregando publicação patrocinada...
2

Muito obrigado pelo seu comentário!

Programar em .NET no Windows é algo bem integrado, pois o objetivo do ecossistema sempre foi funcionar nos serviços da Microsoft. Além disso, a Microsoft distribuiu apenas o Visual Studio Code para Linux e não quis compartilhar o Visual Studio completo.

Ter 24 GB de RAM é excelente. Ao iniciar o Visual Studio, ele já consome cerca de 2 GB, deixando apenas 4 GB disponíveis (com o Edge aberto). Se você adicionar o WSL, o consumo pode subir para cerca de 2 a 3 GB. A maioria das pessoas começa com o Ubuntu, mas vou optar pelo Linux Mint, que oferece uma interface mais semelhante ao Windows.

As IDEs da JetBrains são muito boas; eu costumava usar o IntelliJ. Vou verificar se consigo acesso como estudante, caso contrário, vou usar o Visual Studio.

Também pretendo utilizar o Docker para aprender mais sobre containers e as habilidades demandadas pelo mercado de trabalho. Caso contrário, posso desenvolver minhas APIs web com SQLite, que é um banco de dados bastante utilizado em aplicativos móveis e pequenas aplicações.