Executando verificação de segurança...
4

WSL ou DualBoot?

Existe alguma diferença entre usar o Visual Studio e o Visual Studio Code para programar em .NET? Primeiramente, devo mencionar as configurações do meu notebook: i7 4ª geração, 8 GB de RAM e uma placa de vídeo AMD de 2 GB. Além disso, vale a pena estudar Docker no início do aprendizado?

Sou estudante de Engenharia de Software, tenho experiência com Java e estou indeciso sobre o que fazer. Tenho as seguintes opções: WSL, dual boot ou usar apenas um sistema operacional.

Sobre o WSL, minha preocupação é a quantidade limitada de memória RAM disponível para executar a máquina virtual, especialmente se eu precisar usar o SQL Server, que requer mais de 2 GB de RAM.

No caso do dual boot, não seria problemático ter dois sistemas operacionais no mesmo HD. Poderia usar o Windows para jogos e para a produtividade com o Visual Studio e o Linux para desenvolvimento e outras tarefas.

Usar apenas um sistema operacional seria optar pelo Linux. Isso abriria um novo mundo, mas a questão seria a utilização do Visual Studio Code, que demanda uso de CLI e a necessidade de aprender novos comandos, além da gestão do Docker, o que pode consumir muita memória RAM no WSL.

Com as opções apresentadas, minha dúvida é: é mais produtivo usar o Visual Studio para um desenvolvimento mais eficiente ou o Visual Studio Code, que exigirá uso intenso de CLI e aprendizado de novos comandos, além da necessidade de gerenciar o Docker sem consumir muita memória RAM, como no WSL?

Aceito sugestões e dicas.

Carregando publicação patrocinada...
2

Programar em .NET no Windows eu chuto ser até mais fácil do que no Linux, mas desde o .NET Core trazendo o multiplataforma isso permitiu uma experiência semelhante, se não igual ao Windows.

Eu programo em .NET no Windows e utilizo Docker para os serviços e aplicações sem nenhum problema, mas a minha máquina tem 24GB de RAM então praticamente não há limitação. Sobre a experiência do SO eu acho que ambos vão te atender. Sugiro que comece com Dual Boot por não ser uma mudança brusca, mas acredite, experimentar e usar qualquer distro Linux vai te ajudar, comece pelo Ubuntu básico e vá testando outros (lembre-se das máquinas virtuais).

Sobre a IDE, o VS Code recentemente recebeu melhor suporte para desenvolvimento com .NET através de algumas extensões, mas ela nunca de longe foi a opção para essa stack, mas sempre é bom aprender alguns comandos do CLI. Como você mencionou ser estudante, sugiro dar uma olhada no GitHub Student Pack que fornece vários serviços e ferramentas de forma gratuita enquanto você é estudante, se for de uma universidade pública é praticamente garantido que você vai conseguir o acesso. Esse acesso inclui as IDEs da Jetbrains que desenvolve o Rider, uma IDE para .NET, eu particularmente prefiro esta ao Visual Studio, mais rápido, bonito e funcional (e está disponível para Linux!).


Teste como funciona o desenvolvimento no Windows com Visual Studio e WSL com Docker, se pesar muito faça um Dual Boot :)

2

Muito obrigado pelo seu comentário!

Programar em .NET no Windows é algo bem integrado, pois o objetivo do ecossistema sempre foi funcionar nos serviços da Microsoft. Além disso, a Microsoft distribuiu apenas o Visual Studio Code para Linux e não quis compartilhar o Visual Studio completo.

Ter 24 GB de RAM é excelente. Ao iniciar o Visual Studio, ele já consome cerca de 2 GB, deixando apenas 4 GB disponíveis (com o Edge aberto). Se você adicionar o WSL, o consumo pode subir para cerca de 2 a 3 GB. A maioria das pessoas começa com o Ubuntu, mas vou optar pelo Linux Mint, que oferece uma interface mais semelhante ao Windows.

As IDEs da JetBrains são muito boas; eu costumava usar o IntelliJ. Vou verificar se consigo acesso como estudante, caso contrário, vou usar o Visual Studio.

Também pretendo utilizar o Docker para aprender mais sobre containers e as habilidades demandadas pelo mercado de trabalho. Caso contrário, posso desenvolver minhas APIs web com SQLite, que é um banco de dados bastante utilizado em aplicativos móveis e pequenas aplicações.

1

Finalmente encontrei outra pessoa que possuísse um i7 de quarta, uma placa de vídeo mirradinha de 2GB e 8 gigabytes de RAM. Não entendo muito do assunto que você está tratando acima, mas acho muito interessante ver que alguém com uma configuração parecida está conseguindo tirar um caldo. Sucesso!

1
1
1
1

no meu ponto de vista se você gosta de jogar jogos faz dual boot, se não vai pro linux, vi também que você vai optar pelo Linux Mint, eu super recomendo ele para iniciantes que migraram do windows

Não posso dá minha opinião sobre a utilização do Visual Studio ou do Visual Studio Code porque nunca usei o VS, sempre usei VSC

E sobre aprender CLI, sempre recomendo aprender depois que a pessoa pelo menos entende o básico da programação, se vc for pro linux, vc vai ter muito mais poder se aprender os comandos que o linux oferece

E aprender sobre a CLI do Docker é bem simples, chato é aprender a criar os dockerfiles, mas nada que dedicação não resolva, o VSC tem uma extensão que ajuda a gerênciar as imagens docker

Se você tiver muito espaço de armazenamento pode tentar criar mais swap eu tenho um HD e SSD de 500, ai criei 30GB de swap, sim sei que a primeira vista parece exagerado, mas é que eu faço trabalhos bastante pessados para o meu pc, ai por precaução eu coloquei essa quantidade

2
1

8 GB de RAM

ESQUECE WSL com 8GB de RAM. Nos meus setups mais conservadores vai de 4 a 6GB só pra WSL.

Existe alguma diferença entre usar o Visual Studio e o Visual Studio Code para programar em .NET?

Sim, Visual Studio é muito mais completo e tem muito mais facilidades. Para tecnologias da Microsoft vale mais a pena usar o Visual Studio.

1