Acho que o aumento também se deve ao ganho de performance dos últimos modelos de processador M, pelo menos nos modelos mais básicos (Air) não tem concorrentes à altura com Windows, fora que já traz um bom conjunto para videoconferência (câmera, microfone e falantes).
pois é, estou com o meu Lenovo, e não vejo a hora de trocar por um mac, comecei a fazer teste atumatizado e bixinho sofre pra rodar.
Varia do teu modelo, eu tenho um Lenovo Gaming 3i, aquele que foi por muito tempo o "gamer baratinho", nunca me deixou na mão em questão de desenvolvimento. Um Mac para trabalho precisa ser no mínimo o modelo Pro, eu moro perto do Paraguai e tá saindo perto dos 10-12k, não tem como comparar com o que paguei 3,5k.
Cara eu uso um AVELL aqui, top em! Pouca gente conhece, porque é uma montadora brasileira, as peças são tudo gringa claro, mas a carcaça dele é brasileira, e a marca também, cara que máquina, vale muito apena dar uma olhada, eles trabalham sob encomenda, e os preços não são nada abusivos, pela potência que a máquina tem...
Recentemente peguei um Macbook Pro M3 Pro (24 GB RAM / 1TB SSD), na cor Space Black! Confesso que fiquei recioso da cor, mas depois que começei a usar no dia-a-dia, fiquei encantado! O design da máquina na cor preta desfocada dá um ar diferenciado ao setup!
Paguei 13.9K lules pela brincadeira. Máquina foi "importada" por um contrabandista empresário da fronteira.
Coloquei lado a lado com um Avell "pic@ das galáxias", o modelo equipado com um i9, RTX 4090 e 32 RAM DDR5. No site a máquina sai por 21K lules!
É, tirando os games que rodam absurdamente lisos com tudo no talo, o Macbook meio que deixou o Avell pra trás. Não sou youtuber de ficar colocando render, exportação de vídeo 4K, blá blá blá. Como eu disse, tirando games (o Mac definitivamente não foi feito pra jogos, apesar de estar aparecendo muitos agora por conta da interface Metal) o resto, enquanto que o Avell tinha que necessariamente estar na tomada para fazer as tarefas com vários app's rodando e 4 navegadores abertos com cerca de 20 abas com processos rodando, além de 4 VM's sendo executadas, formando todo um ecossistema. O Avell parecia que ia levantar voô. Rodou, dava umas engasgadas ali, outra acolá, mas ia bem! O Mac, bem, o Mac parecia que não tava acontecendo nada. Sem barulho algum na ventoinha (parece que ele tem uma, mas nunca ouvi barulho), tudo rodando fluidamente. Mesmo com tudo isso aberto, o MacOS Sequoia continuava fluído como ele é, sem engasgo algum. Como eu disse, não trabalho com imagem ou vídeo. Trabalho com desenvolvimento e o máximo que preciso é uma IDE, um gerenciador de banco de dados local, 2 ou 3 navegadores abertos e 2 VM's rodando para simulações! O teste foi feito apenas com fins comparativos entre eu e um amigo. Apesar do Mac ter se saído melhor, esse amigo disse que não abria mão dos seus jogos e, portanto, a sua escolha seria sempre o Avell e estou com ele nisso. Tudo depende da necessidade! Eu já prefiro jogar no Series X, na minha LG OLED de 60" junto com um super setup Dolby Atmos para fazer um barulho. Ah, e não pode faltar uma gelada acompanhando a jogatina! :)
Não estou querendo dizer que o Mac ou o Avell é melhor ou pior. Apenas comentando em relação ao custo x benefício. O Mac pode ser um pouco (e às vezes bem pouco) mais caro, mas no final acredito que vale a pena. Estou com o Macbook a 2 meses e acredito que tenho computador para uns 8 anos ou mais!
Obs: Só a título de comparação, o M4-PRO cna mesma config do meu (e não muda muito em relação a performance) oficialmente no site da Apple tá saindo por 25K lules. O Avell com uma boa configuração chega parto desse valor!
Ótimo relato e como você disse, funciona melhor pra ti enquanto o Avell funciona pro teu amigo, eu por exemplo gosto da performance do MacOS mas odeio me sentir preso pelo o que a Apple me permite, mas infelizmente Windows por questões de compatibilidade sempre vai penar em performance enquanto no Linux, pelo menos pro meu notebook me deixou na mão algumas vezes.
Eu acho que é mais por questão realmente de performance, na empresa aqui os Devs podem escolher se querem usar MacOS ou Linux, mas a maioria prefere usar o mac justamente por conta dos processadores apple.
Além do que a maioria da empresas maiores tem vários treinamento e ferramentas pra ajudar na questão de segurança, o sistema operacional só ajuda a complementar esse ecossistema de iniciativas de prevenção.