Executando verificação de segurança...
6

TypeScript - conceitos!

O TypeScript é uma linguagem de programação de adiciona tipagem estática ao JavaScript. Ele oferece todos os recursos do JavaScript e adiciona um sistema de tipo em cima deles. Isso significa que qualquer código JavaScript funcional também é um código TypeScript e ainda ajuda a identificar comportamentos inesperados no código, reduzindo a probabilidade de erros.
Um dos principais benefícios do TypeScript é a capacidade de inferir tipo automaticamente. Por exemplo, se você criar uma variável e atribuir um valor a ela, o TS irá usar o valor para determinar o tipo da variável. No entanto, exeistem alguns padrões de design em JS, como aqueles que usam programação dinâmica, que podem dificultar a inferência automática de tipos, nesses casos, o TS permite que você defina explicitamente os tipos.
Você pode definir tipos no TS usando a declaração de interface. AS interfaces descrevem a forma de um objeto, especificando os nomes e tipos de suas propriedades. Você também pode usar interfaces para anotar parâmetros e valores de retorno de funções. O TS inclui uma variedade de tipos primitivos como boolean, bigint, null, number, string, symbol e undefined. Além disso, ele oferece tipo adicionais como any, unknown, never e void.
O TypeScript permite criar tipo complexos combinando tipos simples usando uniões e genéricos. Uma união permite declarar que um tipo pode ser um de vários tipos. Por exemplo, ao descrever um tipo booleano como sendo verdadeiro ou falso. Os genérios fornecem variáveis para tipos, o que é útil para descrever estuturas de dados como arrays.
O sistema de tipos de TS é estrutural, o que significa que a verificação de tipo se concentra na forma dos valores em vez de em seus tipos declarados. Se dois objetos tiverem a mesma forma, eles serão considerados do mesmo tipo. Além dos conceitos básicos, o TypeScript também oferece recursos como classes, módulos, enums, decorators e muito mais. Ele oferece suporta a uma ampla gama de ferramentas e integrações, tornando-o uma escolha popular para desenvolvimento front-end e back-end. Para mais informações e exemplos específicos, você pode consultar as páginas de documentação listadas na fonte. O TypeScript também tem uma comunidade ativa que pode fornecer suporte e recursos adicionais.

Carregando publicação patrocinada...
3
2

Se você comecar a estudar TS primeiro, vai complicar sua curva de aprendizado, mas você saberá TS e JS no final. Se você começar a estudar JS primeiro, vai ser mais fácil aprender, mas saberá só JS no final e em algum momento vai ter que estudar o TS. Não tem a resposta certa, depende do seu momento...

1

Sim, o jeffersoncbd está muito correto, você pode aprender o JS primeiro, depois implementar o TS, as vezes nesse formato você terá uma curva de aprendizado um pouco mais leve para aprender o JS.

1

Poder você pode, mas o quanto você quer ser bom nisso?
Os devs que conheço que foram direto para TS, em sua maioria tem uma proeficiência menor do que os que dominam JS.

Em resumo, quer ser um programador TS medíocre (e estiver satisfeito com a mediocridade), vá direto para TS. Se quer ser um bom programador TS, aprenda muito bem JS antes (ao ponto de conseguir criar uma aplicação simples com facilidade).

Atenção: não há problema em ser um programador medíocre, na verdade a maioria é, exatamente como a palavra significa: estar na média.

1

Eu não recomendo que você comece pelo Typescript, a não ser que você já domine uma outra linguagem que use tipagem. Você vai ter que aprender muitos conceitos de uma vez só e o processo vai ser bem frustrante, pois o Typescript vai ficar reclamando o tempo todo que você não forneceu as tipagens ou elas estão incorretas.