Executando verificação de segurança...
1

Ferramentas com uso de Inteligência Artificial... O ChatGPT vai substituir alguém, de fato?

Comecei a utilizar os serviços da OpenAI pouco antes de o ChatGPT ser a ferramenta do momento. Eu havia ingressado em fila de espera para poder utilizar alguns serviços da empresa e em determinado momento, o convite chegou.

Comecei usando o Playground deles, onde podemos escolher qual modelo iremos usar e setar alguns parâmetros para tentar obter uma resposta mais próxima do que realmente queremos/precisamos.

Hoje (eu acho que) todo mundo consegue acesso ao Playground, ChatGPT, o Javascript Sandbox..., mas algo que percebi desde o começo é que, apesar de todo esse ferramental ser incrível, você precisa ser sagaz para utilizar ele da melhor forma possível. Digo, se você pretende usar ele no dia a dia profissional ou estudantil.

Atualmente sou estagiário de desenvolvimento e tenho atuado tanto no front-end quando no back-end e uso com certa frequência o ChatGPT para tirar dúvidas e ver exemplos de como usar determinadas funções e afins (além de fazer uma graça e pesquisar coisas bestas haha). Mas algo que percebi é que, muitas vezes, meus colegas não conseguem obter resultados melhores para suas dúvidas.

Já falei algumas boas vezes sobre que precisamos saber usar a ferramenta a nosso favor. Eu não sei se é por eu já ter entendido como usar o ChatGPT de uma maneira que ela me devolva algo mais próximo do que quero, mas acho que realmente essa forma de pensar e usar as ferramentas não é tão fácil ou que é padrão na maioria das pessoas. Mesmo elas sendo da área de desenvolvimento/TI e afins.

Acredito que uma clareza mental e uma capacidade de se comunicar e se fazer entender é imprescindível para um bom uso dessas ferramentas e cada dia que passa, vejo que isso não é algo que está por default nas pessoas. E pensando sobre isso, percebi que talvez as IAs não tomem emprego de todos, mas daquelas que não possuem esse tipo de habilidade pessoal (que eu acredito ser uma Soft Skill bem importante).

Este tipo de capacidade pessoal é importante não só no ambiente de desenvolvimento e afins, mas para toda a vida. Se fazer entender, com clareza é algo que pode ser útil em qualquer coisa que seja. Eu me considero uma pessoa com um pouco disso, mas, não sei dizer onde ou quando adquiri essa habilidade. Mas se tem algo que eu tenho visto que tem um impacto real na vida, é isso.

Esse texto foi apenas para (além de tentar contribuir com o TabNews) expor esse meu ponto de vista e ler o de vocês. Também para reforçar a importância de uma boa comunicação em todas as áreas de nossas vidas.

Carregando publicação patrocinada...
1

Após usar a ChatGPT e algumas ferramentas da OpenAi, digo com certeza que estas ferramentas de IA podem sim substituir "pessoas", mas acredito que será a substiuição de pessoas "preguiçosas", principalmente na área de desenvolvimento.

Aí alguns de vocês podem me perguntar: "Como assim preguiçosas?", simples assim, a ferramente vai cada vez mais ajudar as pessoas em suas tarefas de programação, e quando muito bem elaboradas as questões e modelos solicitados, a ferramenta poderá ajudar retornar respostas que poderiam levar algumas horas para serem realizadas, tornando a produção mais rápida e eficiente.

É nesse ponto que pessoas "preguiçosas" serão eliminadas, para não dizer substituídas, pois estas não vão querer ou mesmo saber o que solicitar, pois não tem a capacidade de elaborar um modelo eficaz de solicitação e consequentemente a resposta não será eficiente.

Pense desta forma, as IAs estão aí, chegando para ficar, e as tarefas delas serão nos ajudar a expandir nosso conhecimento, aumentar a nossa produtividade, e muito além disso, nos permitir quebrar fronteiras nunca antes imaginadas, mas como tudo tem um porém, aqui também temos.

Porém, quem não aprender a consumir este tipo de ajuda, ou mesmo o que pedir nos momentos que forem necessários, será substituído pelo próprio mercado de desenvolvedores, nenhuma empresa com o mínimo de senso competivivo empresarial, vai abrir mão de ter colaboradores na equipe que saibam solicitar e consumir os conteúdos corretos de uma IA, seja ela quem for.

Essa semana mesmo, precisava popular uma base de dados, para efetuar testes para um ramo de atividade, criei um modelo de dados, fiz a solicitação correta, demorou um pouco para configurar isso tudo, mas foi surpreendente quando a chatGPT me retornou muitos scripts em SQL que geravam inserts em minhas tabelas, deixando-as coerentes com dados perfeitos para podermos usar.

Salvo o caso do "vagalume 1", "vagalume 2" e assim por diante, mas isso vou contar em um vídeo que vai estreiar em meu novo canal de vídeo que vai para o ar nos próximos dias.

Lógico que todo dia temos novas informações, novos feitos a cerca destas IAs, então isso tudo que falo aqui pode não ser válido amanhã, quando uma "SkyNet" ou um "Cybertron" nascer entre nós (foi só para descontrair), vamos todos trocarmos idéias e ver para onde estamos indo.