Após usar a ChatGPT e algumas ferramentas da OpenAi, digo com certeza que estas ferramentas de IA podem sim substituir "pessoas", mas acredito que será a substiuição de pessoas "preguiçosas", principalmente na área de desenvolvimento.
Aí alguns de vocês podem me perguntar: "Como assim preguiçosas?", simples assim, a ferramente vai cada vez mais ajudar as pessoas em suas tarefas de programação, e quando muito bem elaboradas as questões e modelos solicitados, a ferramenta poderá ajudar retornar respostas que poderiam levar algumas horas para serem realizadas, tornando a produção mais rápida e eficiente.
É nesse ponto que pessoas "preguiçosas" serão eliminadas, para não dizer substituídas, pois estas não vão querer ou mesmo saber o que solicitar, pois não tem a capacidade de elaborar um modelo eficaz de solicitação e consequentemente a resposta não será eficiente.
Pense desta forma, as IAs estão aí, chegando para ficar, e as tarefas delas serão nos ajudar a expandir nosso conhecimento, aumentar a nossa produtividade, e muito além disso, nos permitir quebrar fronteiras nunca antes imaginadas, mas como tudo tem um porém, aqui também temos.
Porém, quem não aprender a consumir este tipo de ajuda, ou mesmo o que pedir nos momentos que forem necessários, será substituído pelo próprio mercado de desenvolvedores, nenhuma empresa com o mínimo de senso competivivo empresarial, vai abrir mão de ter colaboradores na equipe que saibam solicitar e consumir os conteúdos corretos de uma IA, seja ela quem for.
Essa semana mesmo, precisava popular uma base de dados, para efetuar testes para um ramo de atividade, criei um modelo de dados, fiz a solicitação correta, demorou um pouco para configurar isso tudo, mas foi surpreendente quando a chatGPT me retornou muitos scripts em SQL que geravam inserts em minhas tabelas, deixando-as coerentes com dados perfeitos para podermos usar.
Salvo o caso do "vagalume 1", "vagalume 2" e assim por diante, mas isso vou contar em um vídeo que vai estreiar em meu novo canal de vídeo que vai para o ar nos próximos dias.
Lógico que todo dia temos novas informações, novos feitos a cerca destas IAs, então isso tudo que falo aqui pode não ser válido amanhã, quando uma "SkyNet" ou um "Cybertron" nascer entre nós (foi só para descontrair), vamos todos trocarmos idéias e ver para onde estamos indo.