Executando verificação de segurança...
3

A resposta está na pergunta.

Usuários médios só querem usar. Eles usarão o que derem para eles, o que disserem que é bom. O que for bom é suficiente para quase todo mundo. As pessoas não querem o melhor, mesmo que digam isso, e dizem o tempo todo. Toda vez que tem uma pergunta aqui e em ou outros lugares do tipo "qual é o melhor" é quase certo que é um problema psicológico, ela quer se sentir bem consigo mesma de estar com o melhor. Se você der o pior para ela, desde que não cause problemas, e ninguém contar que é o pior e não o melhor, se ela acreditar que é o melhor, ela vai adorar. Por isso esse tipo de pergunta é ruim (sem entrar em maiores detalhes).

Em determinado momento o Internet Explorer passou entregar coisas muito interessantes que o Netscape Navigator não entregava, junto com o fato de todo Windows ter um IE e muita propaganda, ele passou dominar o mercado. Com o tempo ele foi apresentando problemas. Primeiro veio o Mozilla Firefox que foi tirando mercado dele, depois o Google Chrome, que trouxe reais inovações, que o IE não conseguiu acompanhar. As pessoas gostaram daquilo, estavam com problemas no IE, tinha muita propaganda cada vez que você fazia uma busca (curiosamente alguns poderiam dizer que tanto Microsoft como Google abusaram do poder econômico, mas não aconteceu, as coisas mudam, mesmo sem mudar lei alguma). Entrou em espiral positiva, todo mundo começou recomendar como o melhor, e qualquer mané em cada esquina começou usar o Chrome.

Ele começou a ter problemas especialmente de privacidade. Mas nada aparecia para ser bem melhor. O Firefox conseguiu dar algumas coisas melhores, mais para um público nichado, o resto que não faz muita diferença para o usuário médio, ele passou ter alguns problemas (curiosamente quando passou usar Rust, embora não por culpa de Rust), o IE afundou de vez, mudaram o nome para Edge, mas não resolvia a questão, o tempo foi passando e ele foi se consolidando. Surge o novo Edge que é igual ao Chrome no que interessa, e melhor no entorno, mas foi tarde demais, e ele sofre do mesmo problema que qualquer concorrente do líder, como é o caso do Windows. As pessoas tem algo bom o suficiente.

Ninguém sequer quer dar uma chance para o Edge. Ou até para o FF. Se está bom, pra que a pessoa vai se mexer e começar tudo de novo? Não tem influenciadores mandando as pessoas trocarem e dando um bom motivo, como acontecia antes.

Além disso, hoje boa parte do acesso à internet é feita por celular, ou seja, quase "tudo" pelo Android, que na prática quase só roda o Chrome. Você tem os fanáticos por Apple que que rodam Safari, isso é uma outra questão que explica porque a dominância de mercado não é maior.

Browsers nichados, que podem ser melhores sob certo ponto de vista, ou quem sabe todos, não conseguem fazer propaganda, ou oferecer algo absurdamente importante para as pessoas. Não fazem propaganda, não tem influenciadores falando deles e que você deve trocar, você está satisfeito, não tem como as pessoas mudarem.

Alguém terá que entregar algo realmente inovador e importante. Esses que resolverem usar o Chrome(ium) como base tem até mais dificuldade porque a inovação só pode ocorrer na casca. E foi a casca que mais deu vantagem para o Chrome, já que a base era o Webkit o Safari. Hoje está mais difícil fazer a casca ser muito melhor. A Microsoft tem colocado muita coisa nele. muita mesmo, pra ver se atinge o coração das pessoas com alguma delas. Mas até agora nada. Aí só quem faz uma análise mais profunda e isenta vai usá-lo. Mesmo assim, em muitos casos não será suficiente para a pessoa se dar ao trabalho, se o Chrome não estiver dando problemas mais fortes, que uns chips de memória a mais não resolva.

Curiosamente o IE começou afundar porque ele era bloated. Hoje quase tudo é muito mais e as pessoas não reclamam. O Windows sempre foi acusado disso. Hoje um browser, e até sites são extremamente bloated e tá tudo certo.

Eu sempre digo, as pessoas não costumam decidir com racionalidade. E em muitos casos isso não faz diferença. Popularidade não vem de qualidade. É raro as duas coisas coincidirem.

Você pode usar os serviços a Google nos outros navegadores sem problemas. Isso não é desculpa. Novamente, as pessoas não vão se dar ao trabalho de mudar.

Tudo se resume a corações e mentes.

https://pt.quora.com/Por-que-ningu%C3%A9m-quer-usar-o-Microsoft-Edge-mesmo-que-este-seja-melhor-que-muitos-outros-navegadores/answer/Antonio-Maniero

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...